13 lugares para amantes da música clássica estarem no verão europeu

Foto_concerto_destaque_Sam-Stephenson_Glyndebourne

Música suave para os ouvidos em teatros com visual requintado ou em ambientes a céu aberto. A cada ano, a primavera e o verão na Europa – nosso outono e inverno daqui – são marcados pelos festivais de música clássica em países culturalmente caracterizados por algum gênero, como as óperas italianas e os trabalhos de pianistas e compositores na Áustria e Polônia. Em alguns países o festival ganha amplitude com peças teatrais, apresentações de dança e atividades interativas, como na Alemanha. Cada evento tem seu calendário próprio com duração variável também, mas que se concentram mais nos meses entre junho e agosto. Os ingressos podem ir de € 15 a € 288, sendo estes mais caros para assistir às óperas. Reserve seu lugar na melhor cadeira, arquibancada ou banco e bom espetáculo!

Itália

Foto: Meich Chua/ Creative Commons

1.Temporada de ópera de verão Arena di Verona

Onde: Verona,

Quando: 24 de junho a 28 de agosto.

A cidade romana de Verona já é em si um grande atrativo. Já começamos pelo romantismo da peça Romeu e Julieta, na qual Skakespeare escolheu o local como um dos pontos onde se passa a história. O teatro, a arena e até os portões da cidade destacam Verona entre as cidades com monumentos mais preservados dos tempos do Império Romano no norte da Itália. A temporada de ópera ocorre a céu aberto, na Arena di Verona, construída no ano 30 d.C. A grande abertura acontece com Carmen, ópera francesa composta por Georges Bizet. Passada na Espanha, ela acompanha a história de uma mulher de espírito livre e seu amor obsessivo, um soldado espanhol. Cada apresentação conta com a participação de centenas de pessoas. O festival traz ainda Aida, La traviata, Turandot, entre outros.

Foto: Agnete/Wikimedia Commons

2.Ópera nas Termas de Caracalla

Onde: Roma.

Quando: dois meses de verão.

A temporada na capital italiana dura dois meses entre as ruínas do antigo complexo termal de Caracalla. Além dos concertos há apresentações da orquestra, do coral e da companhia de balé do Teatro dell’Opera di Roma, além de artistas internacionais, como o cantor americano Lionel Richie. Entre os espetáculos estão a ópera Nabucco, composta por Giuseppe Verdi, que acompanha a história bíblica do rei Nabucodonossor; Il barbiere di Siviglia e Madama Butterfly. As termas foram construídas em 206 d.C. e acomodava 1,6 mil banhistas de uma vez. Além de uma piscina de tamanho olímpico e as salas de banho, o complexo contava com ginásio para prática de levantamento de peso, boxe e luta livre, biblioteca, lojas, restaurantes e jardins. O local fica próximo de outra atração turística, a arena Circo Máximo, usada para entretenimento e jogos pelos reis etruscos da Roma antiga.

Foto_concerto_festival-puccini_foto-Cespa_puccinifestival.it
Foto: Cespa/ Puccini Festival

3.Festival Puccini

Onde: Torre del Lago.

Quando: 15 de julho a 13 de agosto.

O evento acontece na cidade de Torre del Lago, de 11 mil habitantes, pertencente à comuna de Viareggio, na província de Lucca, na região da Toscana. Cerca de 40 mil espectadores visitam o local para apreciar as obras de um de seus moradores, o compositor Giacomo Puccini e que, por isso, dá nome ao festival. Ele inclusive foi enterrado em uma capela na região. Seus trabalhos estão entre os principais na programação, com as óperas Madama Butterfly, La boheme, Turandot e Tosca.

Foto: Must See Places

4.Festival de Ópera Rossini

Onde: Pesaro.

Quando: de 8 a 20 de agosto.

Criado em 1980, o festival resume os principais trabalhos de Gioachino Antonio Rossini, que compôs ao todo 39 óperas. Entre as apresentações deste verão estão La donna del lago, que se passa na Escócia na primeira metade do século 16; Il turco in Italia, com história na região de Nápoles durante o século 18; e Ciro in Babilonia, que conta uma passagem do rei da Pérsia. Estando em Pesaro aproveite para conhecer a cidade medieval de Urbino, que fica próximo.

França

Foto: Decar66/ Creative Commons

5.Festival Internacional de Arte Lírica

Onde: Aix-en-Provence.

Quando: 30 de junho a 20 de julho.

Aqui o público prestigia óperas e concertos de orquestra, câmara, vocal e de música solo instrumental. Apresentações dos quartetos Van Kujik, Arcanto e Tana, das orquestras Filarmônica, Barroca Freiburger e Juventude Mediterrânea, além do saxofonista e compositor Raphaël Imbert. Entre as óperas estão Così fan tutte, Kalîla wan Dimna e Pelléas et Mélisande. Aix-en-Provence está entre os dez distritos mais ricos da França, com belas fontes pelas ruas e construções que recebem o festival, entre elas a catedral Saint Saviour, o auditório do Conservatório e os teatros de Provence, da Arquidiocese e Jeu de Paume.

Holanda

Foto_concerto_festivalholandes_Anna-Calvi-Metropole-Orkest-©-Ada-Nieuwendijk_REDUZIDA
Foto: Ada Nieuwendijk/ Hollandfestival.nl

6.Festival holandês

Onde: Amsterdã.

Quando: de 4 a 26 de junho.

É o mais antigo festival artístico no país, com performances de teatro, música, ópera, dança moderna, artes visuais e cinematográfica. A programação reúne o Dutch National Ballet, o Quarteto Kronos, de São Francisco e a Orquestra Nacional Holandesa, que apresenta a ópera Pique Dame, de Tchaikovsky. Já a Orquestra barroca B’Rock, Collegium Vocale Gent e cantores renomados fazem a performance da peça The Creation. E a Safar Nord-Sud é a mistura da cultura árabe-andaluza do violisita marroquino Abderrahim Semlali com a Orquestra Adaluza de Amsterdã. O evento acontece em diferentes locais pela cidade, como as salas de concertos Concertgebouw e Muziekgebouw e a fábrica Westergas.

Inglaterra

Foto: Bath Music Fest

7.Festival Musical Internacional de Bath

Onde: Bath.

Quando: 20 a 30 de maio.

Orquestra, músicas de câmara e clássica contemporânea, jazz contemporâneo e world music. O festival é feito em distintos pontos da cidade a céu aberto. O Quarteto de Cordas Navarra esteve na edição de 2011 do festival e retorna este ano como uma das referências no Reino Unido. Já o crítico de restaurante e pianista de jazz Jay Rayner traz aos palcos em quarteto o cantor Pat Gordon Smith, o baixista Robert Rickenberg e o saxofonista Dave Lewis. O melhor da ópera no festival tem a performance da Filarmônica de Bath com o trio de cantores liderado pelo tenor mexicano Hector Sandoval, que já se apresenta em casas de ópera por toda a Europa. A programação inclui excertos de Forza del destin, de Verdi, Carmen, de Bizet, Andrea Chenier, de Giordano e Nessun Dorma, e Puccini.

Foto-concerto_Glyndebourne_peça Cunnin -little-vixen_crédito-Bill Cooper-REDUZIDA
Foto: Bill Cooper/ Glyndebourne.com

8.Festival de Glyndebourne

Onde: East Sussex.

Quando: de 21 de maio a 28 de agosto.

Glyndebourne é o nome da casa de ópera no condado de East Sussex, que tem apresentações e projetos musicais durante o ano todo. Mas não há como negar que o festival é a principal atividade do local, que vai de maio a agosto. Ao todo são seis produções na casa com capacidade para 1,2 pessoas. O repertório do festival reúne trabalhos de compositores como Monteverdi, Handel, Rossini, , Tchaikovsky, Janáček, Strauss, Stravinsky, Verdi e Wagner. Entre as apresentações estão Il barbiere di Siviglia e The Cunning LittleVixen. O condado está na rota de jardins particulares que podem ser visitados durante a primavera. Os jardins do Parque Sheffield também satisfaz os admiradores das belezas naturais.

Alemanha

Foto: Markus Spiske/ Creative Commons

9.Festival Wagner Bayreuth

Onde: Bayreuth.

Quando: 25 de julho a 28 de agosto.

As óperas de Richard Wagner são apresentadas no teatro Festspielhaus, construído sob supervisão do próprio compositor. Apesar do festival acontecer por iniciativa de Wagner, que tem seu próprio museu no local, a cidade muda de ares com apresentações de artistas jovens pelas ruas e turistas admiradores do gênero sedentos para explorar a cidade. Além da culinária, há espaços para quem quer relaxar nas piscinas das Termas Lohengrin, onde também há aulas de golf, e ainda conhecer a fábrica da cerveja Maisel’s Weisse.

Foto_concerto_Dresden_Israel_Philharmonic_Orchestra__c__Shai_Skiff_REDUZIDA
Foto: Shai Skiff/ Musik Fest Piele

10.Festival de Música de Dresden

Onde: Dresden.

Quando: 5 de maio a 5 de junho.

Museus e igrejas abrem as portas para as apresentações, assim como a sala de concertos Semperoper e a igreja luterana de Frauenkirche. O tema da 39ª edição do festival é o “tempo”, expresso principalmente através da música e em diferentes vertentes. O primeiro a representar a temática do evento será o pianista e compositor Michael Nyman, conhecido por sua música minimalista. Ele se apresentará no Museu Alemão da Higiene, onde haverá eventos seguidos para os espectadores. O destaque na programação serão os concertos da mundialmente famosa Orquestra Filarmônica de Israel e do Quarteto Jerusalém.

Áustria

Foto_concerto_Salzburg_Ruth Walz_REDUZIDA
Foto: Ruth Walz/ Salzburger Festspiele

11.Festival de Salzburg

Onde: Salzburg.

Quando: 22 de julho a 31 de agosto.

A fim de divulgar o festival entre os brasileiros amantes da ópera e música clássica, a Orquestra Filarmônica de Viena se apresentou na primeira quinzena de março na cidade de São Paulo. Helga Rabl-Stadler, presidente do evento na Áustria também participou da quinta edição do festival Música em Trancoso, na Bahia. A iniciativa é de elevar o número de espectadores não-europeus em Salzburg. Na edição de 2015 foram 263 mil espectadores de 74 países, dos quais 35 são de fora do continente. O evento na cidade de Mozart terá na programação Cosi fan tutte, Don Giovanni, Norma, Le nozze de Figaro e The exterminating angel. Haverá também peças e concertos da Filarmônica de Viena e da Orquestra West-Eastern Divan, entre outros.

Foto_concerto_Viena_ Katrin Ribbe
Foto: Katrin Ribbe/ Festwochen

12.Festival de Viena

Onde: Viena.

Quando: 13 de maio a 19 de junho.

Entre concertos e demais apresentações culturais, a cidade preserva o festival iniciado em 1951, com o objetivo de mostrar ao mundo a capacidade da cidade de sobreviver e triunfar no pós-guerra. Hoje é o principal evento no calendário cultura da cidade, que abre as portas de museus e casas de espetáculos, como o State Opera House, Burgtheater, Akademietheater, Raimundtheater, Volksoper e Volkstheater.

Polônia

Foto_concerto_Varsóvia_Żelazowa Wola - aldeia de Chopin
Foto: Chopin Museum

13.Festival Internacional Chopin

Onde: Varsóvia.

Quando: de 15 a 30 de agosto.

Músicos ao redor do mundo se apresentam no festival com instrumentos contemporâneos e de época. Será a 12ª edição do evento, que tem como base os trabalhos do pianista e compositor polonês radicado na França, Frédéric Chopin. O tema deste ano é “Chopin e sua Europa – da Itália à Polônia, de Mozart a Bellini”. As apresentações atendem aos principais gêneros musicais de Chopin: ópera, concerto e música de câmara junto aos compositores mais próximos dele, como Bach, Mozart, Haydn, Bellini e Jírovec. Pianistas, quartetos e orquestras e vencedores da Competição Internacional de Piano Chopin levam o melhor da música clássica, somada aos recitais e às óperas I Capuleti e i Montecchi, Il barbieri di Siviglia e Requiem que compõem a programação. Os concertos acontecem na casa de concertos da Filarmônica de Varsóvia, no Witold Lutosławski Concert Studio da Rádio Polonesa e, pela primeira vez no festival, em Żelazowa Wola, uma pequena aldeia de 65 habitantes onde nasceu Chopin.


Imagem: Sam Stephenson/ Glyndebourne.com

Fonte: Inspired Diversions, Opera Festivals e Fodor’s Travel

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...