Voltar

Por Júlia Clozato

Você com certeza já cometeu algum erro ao comprar moeda quando foi viajar ou mesmo fazendo compras durante a viagem. Algumas falhas são cruéis, outras talvez mais justificáveis, mas como fugir das armadilhas que o mercado apresenta pelo caminho?

É fato que a maioria dos brasileiros não acompanha o mercado de câmbio, ou seja, a flutuação das moedas, principalmente dólar e euro, quiçá as demais moedas (pesos, dólar canadense e por aí vai). Porém deveria acompanhar esse mercado, afinal, só conseguimos mensurar o que está caro ou barato do que efetivamente conhecemos.

Vamos aos erros mais comuns (e cruéis) cometidos pelos brasileiros e que devem ser evitados em qualquer situação, mesmo nas de emergências.

Comprar sem comparar

Pesquisar é um dos hábitos mais saudáveis que existem, leva você a encontrar soluções para problemas de naturezas diversas.

Podemos citar inúmeros problemas, como exemplo gente com (muito) pouco tempo para se deslocar até a casa de câmbio ou quem compra bastante moeda estrangeira e tem medo de andar com tanto dinheiro nos bolsos pela cidade. Esses dois problemas são facilmente resolvidos por duas facilidades que são oferecidas: internet e delivery.

A internet é uma ferramenta muito poderosa para pesquisar soluções. Sem dúvida o MelhorCâmbio contribui muito para você poupar tempo e dinheiro na hora de escolher a melhor taxa.

Comprar tudo em papel moeda

O Brasil não é o país mais seguro do mundo, e com certeza não é o pior neste quesito, portanto, não ande com tanto dinheiro pelas ruas de outras cidades do mundo também.

Mescle a compra da sua moeda entre papel, cartão de travel money e seu cartão de crédito, afinal duvido que todo dia você vá almoçar com um bolo de dinheiro no bolso.

Outro ponto bastante importante que pode ajudá-lo a levar a moeda em cartão travel money é o fato de algumas empresas lançarem promoções específicas para compras através dos cartões.

Se você tiver que levar muito em dinheiro, tenha em mente que você deve deixar uma reserva em algum lugar da sua mala, roupas ou do hotel, ou ainda em lugares inusitados. Podemos ajudá-lo com o vídeo que fizemos sobre “como esconder dinheiro”.

 

pocketmoney

Comprar em cima da hora

Antecipe, sempre! Comprar moedas em cima da hora é um mau negócio sempre! A partir do momento que definiu sua viagem, programe a compra de quanto vai gastar por dia nos passeios, alimentação, transportes e tudo mais que for usufruir durante a viagem.

Há pessoas que compram mais de uma vez, com isso “fazem médias”, ou seja, conseguem suavizar a compra e também diluir o impacto da taxa alta ou baixa que você fechou.

Quanto antes você começar, maior a chance de ganhar alguma vantagem com as taxas e aproveitar as promoções e baixas que podem surgir pelo caminho.

Gostou do post? E você já cometeu algum erro e quer compartilhar conosco? Mande a sua opinião e sua experiência!

Texto por Tarik Lemes – Melhor Embarque

Imagem: VisualHunt