62 aplicativos para todas as horas da viagem

Foto_apps_12_destaque_morguefile_Dodgerton Skillhouse-reduzida

Não importa se é para encontrar o voo mais barato, que horas o sol vai se por ou qual o banheiro mais próximo, fato é que há aplicativos ao seu dispor para facilitar a viagem. As opções são muitas e é o seu perfil que vai definir qual o melhor para te acompanhar aonde for. Você já viu no Melhor Câmbio dicas e aplicativos para deixar sua viagem mais econômica. Confira a seguir aqueles que te ajudarão em qualquer lugar:

Foto: Cohdra/ morgueFile

Organizador

Orçamento – Em qualquer momento da viagem o cuidado com os gastos é constante. Trip Budget (Android) te ajuda a fazer as contas, assim como o Travel Pocket (iPhone). Neles você coloca qual o seu orçamento e acrescenta os tipos de gastos durante a viagem, da diária do hotel à garrafinha de água. E para quem quer ter uma noção melhor de quanto pagar na gorjeta ou na divisão da conta, utilize o Tipulator (iPhone e Android) e o Splitwise . Mas se todo o custo da viagem é dividido, o Splitrr organiza quem pagou o quê para evitar qualquer discussão.

Fazendo as malas – Você coloca qual o seu destino, tempo de estadia e quantas pessoas estarão nessa viagem e o Packing Pro vai listar tudo o que é preciso e, melhor, divide por categorias, como documentos, moeda, roupas e aparelhos. A lista é sua e tem separadas para quem vai te acompanhar.

Reservas – Para facilitar a vida, o TripIt vasculha os seus e-mails de reservas de voos e hotéis e organiza em uma leitura fácil e ainda traça o itinerário para você não perder tempo. Só é preciso enviar os seus e-mails para o app que eles cuidam do resto. O Worldmate faz o mesmo.

Foto_apps_02-aeroporto-Jillijean-morguefile-reduzido

Aeroporto

Voos – Para comprar passagens pelo preço e no horário mais conveniente, use Skyscanner, Kayak e Momondo. Eles oferecem reservas de hotéis e aluguel de carros também, mas a essência é oferecer o melhor preço. O Momondo é mais recente e descreve em gráfico quando o bilhete escolhido é mais barato para você. Na dúvida, pesquise sempre. Já o FlightTrack5 é um assessor no aeroporto, fornecendo status do voo, portão de acesso e terminal para retirar a bagagem. Dá até para deixar os parentes e amigos informados sobre o voo. Ele foi desenvolvido pela Mobiata, que também tem o FlightBoard, que mostra o painel de voos em tempo real.

Lounge – Se você não quer perder tempo no aeroporto enquanto espera o voo, encontre e reserve o lounge mais próximo no LoungeBuddy. Apenas informe em que aeroporto está e qual seu nível e acesso que ele indica onde ir e se é pago ou não.

Foto_apps_03_segurança_morguefile-pippalou_reduzidoSegurança

Esta categoria é para quem não quer passar por nenhum sufoco em território estrangeiro. Para começar, confira no aplicativo da Receita Federal todos os trâmites para ter certeza de que será recebido em outro país. Já o TravelSafe (iPhone e Android) é como uma agenda de contatos de emergência, de consulados à polícia local a um toque. E para quem não quer correr o risco de esquecer em que país está viajando por diferentes fusos horários, o Perfect World Clock (Android) e o World Clock (iPhone) fornecem as horas de diversas localidades.

Hospedagem

Se é preciso pechinchar, não economize na hora de procurar o melhor pacote ou hospedagem. O Booking.com reúne diversas categorias de hospedagem. O Airbnb ganhou o mundo com a reserva de casas, apartamentos ou simples dormitórios. E o Hostelworld reúne os famosos quartos coletivos para quem quer poupar onde dormir. É nessa linha que o Stayful (iPhone) trabalha, baseando a lista de sugestões no seu orçamento e preferência de acomodação.

Outside

Localização – Nada melhor do que visitar um país e saber se virar nele. O Citymaper parece dar mais detalhes no planejamento de um roteiro do que o Google Maps (iPhone e Android). Ele dá informações em tempo real sobre tempo de trajeto com cada tipo de transporte e alertas de eventuais mudança de rota. Ele também é sincronizado ao Uber e a rotas para ciclistas. Atualmente tem cobertura para mais de 30 cidades. Como complemento aos aplicativos das rotas da cidade, o Waze indica as situação do mapa viário da cidade escolhida para que você evite as vias com trânsito mais lento.

Trilhas – Quem não dispensa uma trilha a pé ou de bike onde quer que esteja, o AllTrails (iPhone e Android) te dá uma mãozinha. Ele lista os percursos e o que esperar de cada um – como vista para a baía e ruínas -, avaliações, distância e altura. Você consegue filtrar as trilhas acessíveis para cadeirantes, crianças e cães e ainda gravar o seu percurso no mapa para não se perder na volta.

Estradas – Para cair na estrada pelos Estados Unidos, o Roadtrippers (iPhone e Android) funciona como um organizador de viagem com sugestão de locais para visitar de acordo com a sua localização, horários, fotos, telefones e avaliação de outros usuários. Dá para traçar um itinerário e pontos para visitar e também sincronizar com dados de outros sites e aplicativos.

Se você é da natureza e a hora de dormir ou acordar não comprometem a qualidade do seu dia, aproveite para ver a lua, o nascer ou o por-do-sol onde estiver. O Sun Surveyor coloca as coordenadas da bússola 3D no seu mapa e indica até quando o sol ou a lua passarão a partir da posição da câmera do seu aparelho.

Ainda para quem gosta de passeios ao ar livre, o Peakfinder Earth é destinado a alpinistas que querem saber o nome de todas as montanhas ao seu redor. O aplicativo mostra as informações em um formato panorâmico e, melhor, offline.

“Salva-vidas”

Imagine se a vontade de ir ao banheiro for no meio daquele tour no labiríntico Grand Bazaar, em Istambul ou na lotada Fifth Avenue, em Nova Iorque? Não passe sufoco, use o Toilet Finder (iPhone e Android), que lista os banheiros públicos mais próximos, inclusive os acessíveis a cadeirantes e portadores de deficiência física e ainda quais os melhores avaliados pelos usuários.

Os desesperados digitais que não querem desperdiçar dinheiro no roaming podem usar o Wi-Fi Finder (Android). É um aplicativo com viés colaborativo, para que quem tenha acesso à senha de uma rede paga e segura compartilhe a mesma para que mais pessoas tenham acesso. O Onavo Extend é ideal para viajantes que precisam da internet a todo instante mas controlam o limite do fluxo de dados para não pagar mais caro ou perder velocidade. O trabalho dele é na retaguarda: comprime os dados do serviço diário, poupa no carregamento de imagens que você nem verá e ainda desconecta automaticamente do plano quando usa wifi.

Está comprando sapatos em uma loja na Espanha e não sabe qual o número europeu? Use o Right Size (iPhone) como conversor de medidas de roupas e calçados em diferentes países. Já o Convert Units (iPhone) adapta medidas e até moedas conforme a sua escolha. O mais famoso na conversão de moedas é o XE Currency, que te dá melhor noção do quanto está gastando. Se precisa de dinheiro em espécie, o buscador Allpoint te diz qual o caixa eletrônico (ATM) mais próximo de você. E o aplicativo da Western Union diz qual o agente autorizado à sua volta e ainda permite enviar dinheiro, pagar contas e acompanhar transferências.

Foto_apps_07_mobilidade_morgueFile-MMAARRSS-reduzidoMobilidade

Os aplicativo de táxi já estão mais do que consolidados pelo mundo com o Easy Taxi e o 99Taxis. Quando se trata de transporte público e toda a malha viária de metrô e ônibus você precisa de uma ajuda extra para se virar como um local. O melhor exemplo é o New York Subway MTA Map, que destrincha o metrô de Nova Iorque, traça a rota e baldeação para chegar ao destino em menos tempo.

Na mesma linha de traçado de rotas que o Google Maps e o City Maps and Walks (iPhone), o MetrO é para quem quer explorar a cidade a pé, pegando ônibus, metrô ou trem. Você pode baixar o mapa da cidade e usá-lo offline enquanto estiver na rua. O HearPlanet (Android) não é top entre os mais baixados, mas a proposta é interessante pois funciona como um guia auditivo para mais de 300 mil destinos.

Foto_apps_08_tempo_morguefile-MaryRNreduzidoTempo

O The Weather Channel e o RadarCast (iPhone) dão a previsão do tempo e temperatura para que você aproveite seu passeio sem morrer de calor ou de frio. Se o dia for de praia ou longas caminhadas debaixo de sol forte, consulte o Wolfram Sun Exposure (iPhone), que indica por quanto tempo você pode ficar no sol até começar a se queimar. Ele se baseia nas informações que você fornece, como o tipo de pele, dia e horário de sol e que grau de filtro solar passou. O aplicativo ainda dá uma previsão de tempo de raios Ultra-Violeta (UV) no local em que você está. O Sunscreen Reminder (iPhone) detecta o nível de raios UV na sua região e inicia uma contagem regressiva até a hora de você renovar a camada de protetor solar sobre a pele.

Foto_apps_09_opinião-morguefile-sullivan-reduzidoOpinião

Na dúvida de onde ir ou o que fazer, melhor pedir ajuda. É para isso que apps como o Tripadvisor e Foursquare tem se destacado como influência na decisão de muitos viajantes. Indicações de hotéis, restaurantes e atrações não passam despercebidas entre os usuários. Já o Yplan é focado em eventos na sua região, com curadoria precisa para atualizar quando ainda há ingressos disponíveis e não te deixar na mão. É possível reservar ingressos para teatro, cinema, shows e esportes, geralmente com desconto. Por enquanto cobre as praças de Londres, Bristol, Dublin, Nova Iorque e São Francisco.

Para quem aprecia uma boa culinária pode buscar referências no Yelp, com avaliações dos usuários e informações sobre locais para comer, beber e comprar. O HappyCow ajuda os vegetarianos em busca de uma opção mais saudável.

Línguas

Quando aprender outro idioma parece uma missão muito difícil, nem por isso deve deixar de ir a um lugar com uma língua que você desconhece. Use a tecnologia a seu favor, com o Google Tradutor (iPhone e Android), que traduz o que você mostra na câmera do celular, além de responder por escrito e em áudio a palavra ou frase que você precisa dizer. O Duolingo e Busuu são bem simples e ideais para quem quer ter noção de algum idioma.

Foto_apps_11_memórias_veggiegretz_morgueFile-reduzidaMemórias

Para qualquer viagem dos sonhos, o que vale é a recordação dela. Você pode registrar o seu roteiro no mapa do Livetrekker e inserir vídeos, fotos e textos de cada lugar, o mesmo pode ser feito no Jauntlet que funciona como um blog de viagem. O iMovie (iPhone) já é para quem gosta de fazer vídeos e registrar a emoção de cada destino. O Flipagram reúne suas fotos na trilha sonora da sua escolha e transforma tudo isso em slideshow.

Quem fica em casa também quer acompanhar a viagem. Para isso, o Touchnote e o Postagram (iPhone e Android) são bem práticos. Você envia a foto escolhida e o endereço de destino que a empresa se encarrega de imprimir e mandar pelo correio para quem você quiser.


Imagem: Dodgerton Skillhause/ morgueFile
Fonte: The Guardian e TimeOut

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...