Voltar

Por Alexandre Monteiro

Planejar uma viagem para outro país é um sonho, mas nunca é fácil para ninguém. Quando se tem uma dieta restritiva, então, nem se fala! Dependendo do país para onde você vai, pode ser mais difícil (ou mais fácil) encontrar alimentos que estejam de acordo com o que você pode comer. Só não dá para esquecer de cuidar o alimento também dentro do avião! Quer saber como se preparar para um voo internacional e pedir comida vegetariana no avião sem stress? Então confira as dicas que o Melhor Câmbio preparou para você começar sua viagem sem nenhum imprevisto.

Quando a viagem é aqui dentro do Brasil, encontrar opções vegetarianas ou veganas a bordo se torna uma missão quase impossível. Das companhias aéreas brasileiras, apenas a Avianca oferece opções para quem segue dietas sem produtos de origem animal. Fora isso, a solução é apelar para a boa e velha barrinha de cereal, ou levar algo na bolsa para não passar fome. Porém, essa tarefa fica um pouquinho mais fácil nos voos internacionais. Praticamente todas as companhias oferecem opções variadas de comida em seu cardápio para quem segue dietas restritivas.

comida vegetariana no avião

Que tipos de refeições especiais eu posso receber durante uma viagem de avião?

Existem várias dietas com restrições alimentares diferentes, e cada companhia aérea oferece uma combinação diferente. Listamos aqui as refeições mais comuns dentro das dietas vegetariana e vegana. Confira se a companhia aérea com a qual você vai viajar oferece alguma destas opções:

Vegetarian Meal (VGML): Esta é a opção considerada vegana aqui no Brasil, pois não contém nenhum produto de origem animal, incluindo ovos ou leite.

Vegetarian Lacto-Ovo Meal (VLML): Esta é a opção vegetariana: não contém nenhum tipo de carne, porém pode ter ovos, leite ou seus derivados.

Vegetarian Oriental Meal (VOML): Esta opção de refeição também é vegana como a VGML, mas é feita no estilo da culinária oriental. Geralmente, vem comida chinesa.

Asian Vegetarian Meal (AVML): Esta é a opção mais recomendada para quem é ovo lacto vegetariano. Pedindo um Asian Vegetarian Meal, você provavelmente receberá um prato feito com mais condimentos e um toque a mais de pimenta. Mas também pode receber muitas frutas, leite e vegetais frescos.

Vegetarian Jain Meal (VJML): Esta refeição é feita para membros da comunidade Jainista. Neste caso, são oferecidos apenas vegetais que são formados acima do solo. Por isso, não se usa cebola, batata ou alho nessa dieta, por exemplo.

Raw Vegetable Meal (RVML): Esta é uma refeição criada apenas com alimentos crus.


O que preciso fazer para ter acesso a uma dessas refeições especiais?

Esse tipo de comida vem em quantidades bem menores e é produzido seguindo a demanda dos passageiros. Ou seja, para receber uma refeição especial, não importa em que classe você vai viajar, só precisa avisar com antecedência! Geralmente, todas as companhias aéreas pedem que essas refeições sejam solicitadas até 48 horas antes do voo, sem qualquer custo extra. Assim, eles terão tempo de preparar algo especialmente do jeito que você precisa. E o melhor de tudo: o seu prato vem antes de todo mundo! Assim que o serviço de bordo começar, algum membro da tripulação procurará por você para entregar seu “special request”. Se o serviço começou e você ainda não recebeu seu prato, fale com algum comissário e peça para verificar seu special request. Caso não consiga realizar o pedido com antecedência, pode ser que você fique sem muitas opções – o máximo que eles costumam oferecer, além de uma opção com carne, é macarrão com queijo (para os veganos, essa também não é uma alternativa).

comida vegetariana no avião

Como posso pedir minha refeição especial com antecedência?

Geralmente, você pode fazer essa solicitação no momento da reserva do voo. Ao comprar ou fazer o check in pela internet, selecione a opção “Assistência especial” ou “Serviços especiais”. Lá, você especifica o tipo de refeição que deseja receber no serviço de bordo. Se não houver essa opção no momento da compra, procure a Central de Atendimento da companhia aérea para fazer a solicitação por telefone. Caso você seja vegano e sua companhia aérea não ofereceu uma opção vegana entre as refeições especiais, ligue ou mande um e-mail pedindo que eles façam um prato para a sua necessidade. Não se preocupe que isso não é cobrado: caso cobrem taxa extra, exija seus direitos de consumidor. Se você está planejando sua viagem com um agente, não deixe de pedir para ele garantir sua refeição especial com a companhia aérea assim que fizer a reserva. Além disso, também reforce seu pedido na hora do check in!


Agora que você já sabe como pedir serviço especial de bordo e pode escolher melhor qual companhia aérea considerar, continue a planejar sua viagem para o exterior da melhor forma. Acesse o Dólar Hoje, do Melhor Câmbio, para acompanhar o histórico da cotação na sua cidade e as perspectivas para os próximos dias. Assim, você se programa para comprar moeda estrangeira no melhor dia e economiza mais na sua viagem.


Referências: Catraca Livre | Veg Por Aí | Vegan 4 You

Imagens: Visualhunt