5 motivos para curtir o verão na América do Sul

Foto_americadosul-destaque_CC_Danielle Pereira

Difícil igualar melhor cenário para passar a temporada mais quente do ano do que as praias brasileiras. Para quem anda cansado do visual praia e mar pode optar por destinos nos países vizinhos, onde sombra e água fresca não são as principais atrações das férias de verão. Há muito mais para ver e desfrutar com a vantagem de serem países com moedas mais em conta do que os tão cotados dólar e euro. Confira:

1. Teleféricos

Foto_americadosul-la-paz_CC_Ramon Ramon_reduzidaO “Mi Teleferico” não teria melhor utilidade do que em La Paz, capital da Bolívia. Isso porque o veículo liga a cidade de El Alto a La Paz, a cidade vertical, atravessando cerca de 3.600 metros de altitude. Considerado um dos principais atrativos para os turistas na capital, o bondinho possui três linhas em operação, que liga 90 regiões entre as duas cidades e movimenta cerca de 18 mil passageiros por hora. Cada gôndola tem capacidade para dez pessoas e cada bilhete custa 3 bolivianos, cerca de R$ 1,75.

Foto_americadosul-medellin_CC_Daniel Latorre_reduzidaEm Medellín, na Colômbia, o teleférico une o metrô às regiões mais altas e periféricas da cidade. Com nove estações em ativiadde, o sistema produzido por uma empresa francesa é o mesmo implantado em Caracas, na Venezuela e no Rio de Janeiro. O Metrocable atravessa a favela no morro de Santo Domingo. O ponto final fica no Parque Arvi, que possui trilhas e opções de artesanato e comida. Cada bilhete custa 1,8 mil pesos colombianos, o equivalente a R$ 2,22.

2. Extremos

Foto_americadosul-Patagonia-CC_McKay Savage_reduzidaBem ao sul do continente americano está a Patagônia, região que ocupa o sul da Argentina e do Chile, com paisagens marcadas pelas montanhas e lagos de águas cristalinas. O ideal é viajar entre março e junho, evitando o verão seco e o maior fluxo de turistas. Esta época traz um clima mais favorável às caminhadas, assim como a tirolesa pelos Andes, andar de jetski pelos lagos azulados e até ver pinguins pela região. As áreas mais visitadas na Patagônia são a Terra do Fogo, no Chile e Ushuaia, na Argentina, a cidade mais ao sul do mundo, de onde saem cruzeiros para a Antártida.

Foto_americadosul-atacama-CC_Carlos VarelaDa neve para o deserto, San Pedro de Atacama, no Chile, pode ser visitado nas estações de temperatura mais amena: entre março e maio (outono) e entre setembro e novembro (primavera). Para quem vai ao deserto mais seco do mundo, também conhece suas salinas, termas e gêiseres. San Pedro de Atacama é uma das paradas dos turistas, que desfrutam da culinária local e ainda visitam museus e sítios arqueológicos com registros dos povos indígenas.

3. Natureza

Foto_americadosul-machu-pichu-CC_YoTuT_reduzidaA chamada cidade perdida dos Incas, no Peru, entrou para o mapa contemporâneo quando foi redescoberta pelo pesquisador Hiram Bingham em 1911. A arquitetura e o relevo onde a cidade foi construída surpreendem os visitantes. São cerca de 200 casas, muros, terraços para o cultivo do próprio alimento feitos de pedra e erguidos a uma altitude de 2400 metros. Dizem que a cidade possui localização estratégica, pois os moradores tinham uma visão privilegiada dos arredores, mas quem estava ao pé do vale não avistava Machu Picchu. Não foi à toa que o local permaneceu intocado por tantos anos – construída por volta de 1450 –, sem ter sido encontrado pelos próprios conquistadores espanhóis, que chegaram à região no século 16.

Foto_americadosul-iquitos-CC_Paul Hessell_reduzidaEm uma mistura de natureza com resquícios do período áureo de produção da borracha, Iquitos é conhecida como a capital da Amazônia peruana. O acesso é feito apenas por avião ou barco. Há excursões pela Amazônia e para a Reserva Nacional Pacaya-Sumiria, onde se pode avistar animais em seu habitat natural. Também há o Centro de Resgate Amazônico, onde espécies, como o peixe-boi, são protegidas de caçadores ou recuperadas para voltarem à vida selvagem. O distrito de Belém tem uma comparação distante como “Veneza da Amazônia” por ter as casas flutuantes sobre o rio Amazonas no período de cheia, entre dezembro e maio, onde rendem boas fotos.

4. Vinho

Foto_americadosul-mendoza-CC_Tony Bailey_reduzidaQuando se pensa em vinho e Argentina, Mendoza é referência no setor. As uvas Malbec colocaram a cidade no mercado internacional, sendo um dos melhores vinho produzidos na Argentina. Foi lá que esta casta teve melhor adaptação ao clima e geografia para proporcionar seu melhor sabor. Por isso, os melhores passeios são as visitas às vinícolas, onde dá para conhecer os parreirais, ver tonéis de carvalho, degustar e até comer nos restaurantes que algumas delas oferecem. Entre as vinícolas mais recomendadas estão as bodegas Tápiz, López, Família Zuccardi, Norton, Catena Zapata e La Azul. Atualmente há voos diretos do Brasil para Mendoza. Aos pés da cordilheira dos Andes, aproveite o cenário para praticar esportes, como cavalgada, trekking, rafting, bike tour, escalada, parapente e alpinismo entre outros. Visite também o Parque Provincial Aconcágua, do qual o “Teto das Américas” faz parte. Trata-se do Monte Aconcágua, com pico a 6.962 metros de altitude.

Foto_americadosul-santiago-Pedro Paulo Boaventura Grein_reduzidaA melhor época para visitar as vinícolas da região de Santiago, no Chile, é entre outubro e fevereiro, quando as parreiras estão já bem carregadas, ou entre março e maio, durante a colheita. Uma das mais conhecidas e acessíveis é a Concha Y Toro, criada em 1873, que fica a 20 minutos do metrô, no Vale do Maipo. Na mesma área fica a Santa Carolina, declarada Monumento Histórico do Chile. Lá é possível ver as caves subterrâneas e três mil barricas usadas para armazenar o vinho. Quem quiser se hospedar pode ficar na Santa Rita que, além do hotel, tem restaurante, loja e museu.

5. Aventura

Foto_americadosul-mérida-CC_Erik Cleves Kristensen_reduzidaLocal de descanso para turistas locais e ainda pouco procurado por estrangeiros, a cidade de Mérida, na Venezuela, concentra opções de interação com a natureza, como florestas tropicais e cachoeiras. Com quatro parques nacionais e outros estaduais, Mérida tem um clima ameno, que pode esfriar um pouco mais em direção às montanhas andinas. É possível fazer excursões a comunidades andinas e podem ser acessadas utilizando burros ou teleféricos. Em Los Nevados, próximo de Mérica, fica Pico Toro, a montanha mais alta da Venezuela.

Foto_americadosul-Equador-CC_Rinaldo Wurglitsch_reduzidaJardins, montanhas e vulcões fazem parte do cenário de Baños, no Equador. A principal atração são as fontes termais, que dá nome à cidade. Além dos banhos, os locais também oferecem saunas, academias, spas e até toboáguas. E para os aventureiros, há caminhadas nos arredores dos vulcões, cavalgadas, passeio pela Amazônia equatoriana e o inusitado “balanço para o fim do mundo”, na Casa da Árvore, à beira de um precipício a 2.600 metros de altura.


Imagem: Creative Commons/Danielle-Pereira

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...