Voltar

Por Alexandre Monteiro

Perder sua carteira ou ser vítima de um furto ou roubo é ruim em qualquer momento, mas, se você está viajando, esse incidente pode arruinar sua esperança de ter um período de descanso feliz e despreocupado. Naquele pequeno objeto estão suas informações pessoais, como cartões de crédito e documentos de identificação, então, se você passar por isso, é uma grande dor de cabeça até recuperar tudo – se conseguir recuperar.

Claro que não dá para prever se você será roubado, mas há alguns jeitos de você se proteger ou minimizar o prejuízo de uma carteira de lugar não sabido. Veja alguns conselhos:

Saiba tudo o que leva na carteira: Antes de sair em viagem, faça uma lista de tudo, absolutamente tudo, que você for carregar na carteira e deixe na sua bagagem (faça também uma versão que você possa acessar do celular ou de qualquer computador, como no e-mail, Google Drive ou Dropbox). Parece bobagem, porque você sabe que ali estão várias coisas importantes, mas pode não saber elencá-las tintim por tintim. Aquele cartão do seguro que você não sabe onde colocou, pode estar perdido nos compartimentos da carteira, em algum cantinho escondido. Sem saber tudo o que você tem lá, será difícil reportar a perda ou o roubo perante a polícia.

wallet-669458_1280

Leve apenas o essencial: A maioria das pessoas leva muitos cartões de crédito e débito na carteira, mas só usa um ou dois deles. Deixe o restante em casa e carregue apenas os que utiliza com mais frequência. Ademais, escolha um documento de identidade para ter sempre com você: não precisa levar a carteira de motorista e a identidade, opte por apenas uma delas. Quanto mais informações pessoais você perder, mais trabalho terá para refazer os documentos.

Tenha cópias dos seus documentos: Faça fotocópias de todos os documentos da sua carteira e deixe-as com algum familiar ou vizinho que não vai viajar. Inclua uma lista com os números para os quais ligar em caso de perda ou roubo da carteira, como os telefones do seu banco e da companhia do seu cartão de crédito, por exemplo. Você também pode guardar essas cópias no seu e-mail. Isso vai ajudá-lo a reportar às autoridades de forma mais rápida.

Vá à embaixada do Brasil: Se está viajando para fora do País e perde sua carteira, sem ter substitutos para seus cartões de créditos ou licença de habilitação, a embaixada do Brasil é seu ponto de referência para colocar sua vida em ordem novamente. A embaixada pode ajudá-lo a conseguir uma identificação temporária e até mesmo um empréstimo. Ligue também para seu seguro-viagem e para sua agência de turismo – eles também podem lhe prestar alguma assistência.


Fonte: New York Times
Imagens: Pixabay