Entenda as propostas de mudança na aviação brasileira

Foto_mudanças-aviação

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) propôs a revisão das Condições Gerais de Tráfego (CGT) com o objetivo final de promover a atividade do setor com a otimização de serviços e custos. É fato que a aviação brasileira não está em boa fase. Basta acompanhar nos noticiários os ajustes de corte no orçamento, elevação dos custos, cancelamento de expansão das empresas e consequente perda de competitividade em voos internacionais. Hoje o setor lida com a baixa demanda em um cenário instável politicamente. Ainda não é possível determinar quais respingos cairão sobre nossa economia já sensível à desvalorização do real e desemprego elevado. Para quem viaja, fica a dúvida se as propostas serão favoráveis ou mais um peso na conta de qualquer viagem. Veja a seguir quais as principais mudanças cogitadas. Os pontos em análise seguiram para a fase de discussão em audiência pública, uma em São Paulo e outra em Brasília. O público também pode participar pela internet.

Bom ou ruim? Cedo para saber

Hoje em dia o sistema de cobrança por volume e peso da bagagem despachada e de mão seguem alguns parâmetros da Anac. A revisão propõe que os padrões sejam alterados e então desregulamentados. Assim cada empresa vai criar seu próprio método de cobrança e deverá ser alinhado ao critério adotado por outros países. A impressão que fica é que comprar passagem aérea vai ser mais confuso do que já é e as contas na ponta do lápis do que compensa ou não deverá ser mais criteriosa.
No entanto, ainda é cedo para saber porque o serviço e a cobrança poderão facilitar a nossa vida e o preço não fugir muito do atual. A proposta é que o limite de peso para bagagem de mão mude de 5 para 10 quilos, o que é ótimo para quem quer viajar sem despachar nenhuma mala e sair rapidinho do aeroporto de destino. Essa nova delimitação vai de acordo com o porte de cada aeronave e volume.

Já nos voos internacionais a mudança é gradativa. Dos atuais 32 quilos que podem ser despachados, a revisão propõe que sejam dois volumes de 23 quilos cada um somente a partir da vigência da publicação. Ok, parece interessante porque dizem que nós brasileiros temos leis mais abrangentes quanto ao volume aceitável do que em outros países, mas a tendência é que a gente “entre no eixo” e aprenda a fazer malas mais enxutas ou abrir a carteira para pagar pelos excessos. Dentro de um ano, ou seja, no final de 2017, será reduzido para um volume de 23 quilos e, após mais um ano, fica a critério das empresas cobrarem por isso. “Acredito que a novidade não trará tanta mudança ao bolso do consumidor, mas pode haver algum repasse nesse custo e é preciso estar preparado”, afirma o educador financeiro Pedro Braggio.

Foto_mudanças-aviação_mautempo

Bom para a companhia

Outra revisão prevista é a isenção de assistência material depois de 24 horas quando o motivo de atraso ou cancelamento de voos for de “força maior imprevisível”, como fatores climáticos. Essa assistência é a acomodação, alimentação e acesso à comunicação quando você não consegue chegar ao seu aeroporto de destino. A empresa dá o auxílio e tem 24 horas para solucionar isso. Passado esse período e o impedimento continuar, já não será mais responsabilidade dela. O mau tempo é o principal fator para essa revisão, que foge da alçada da empresa em resolver e ainda ter que arcar com tais custos por muito tempo.

Melhor para o passageiro

– Se você compra a passagem e por conta de alguma eventualidade não pode mais viajar poderá ter o direito à desistência. Mas atenção às normas: é possível ser reembolsado no valor da passagem caso esta tenha sido comprada pelo menos sete dias antes da data do voo. E o pedido de desistência deve ocorrer em até 24 horas depois de feita a compra para assim receber 100% do valor.

– De acordo com a companhia, os bilhetes podem ser transferíveis a outra pessoa. E caso o nome ou sobrenome esteja errado, poderá ser corrigido pela empresa, sem custos, antes da emissão do cartão de embarque.

– Se houver cancelamento ou alteração, a companhia deverá oferecer uma opção de bilhete com multa de até 5% do valor pago.

– Quando o voo for alterado e esta mudança for maior do que 15 minutos, você pode discordar. Caberá à empresa remarcar o voo com data e hora mais convenientes.

– Se você cancela o voo, o reembolso ou estorno deve ser feito em até 7 dias depois da solicitação, conforme as normas da companhia. Já o reembolso por atraso, cancelamento, interrupção e preterição deve ser imediato.

– Para o extravio de bagagem em voo doméstico ou com destino para o Brasil, há uma ajuda imediata de 100 DES. Trata-se do Direito Especial de Saque que tem cotação pelo Banco Central e funciona como outra moeda: 1DES equivale a cerca de R$ 5. Se a mala for extraviada em voo com destino internacional o reembolso deve ser feito no valor limite de 1.131 DES em até 14 dias.

Próximo passo

A proposta de revisão já foi aprovada pela Anac e está em fase de realização de audiência pública. Elas serão realizadas no dia 5 de abril em Brasília e 8 de abril em São Paulo e pela internet, por envio de e-mail à Anac. A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), que representa as companhias Gol, TAM, Azul e Avianca, é favorável às mudanças do ponto de vista de possibilidade de melhoria de serviços e custos e até de competitividade no mercado. A expectativa da Anac é de que as normas atraiam o ingresso de empresas de baixo custo (low-cost) no mercado nacional.

O Ministério Público Federal em São Paulo resolveu cobrar mais informações à Anac sobre a consulta pública que poderá mudar normas como a da cobrança de bagagem. Outra questão em vista pelo órgão público é a limitação da assistência prestada em voos atrasados e cancelados. A agência recebeu prazo de 15 dias para enviar as informações, até o fim do mês de março.

Também está em trâmite a Medida Provisória 714, que permite a participação de 49% de capital estrangeiro nas companhias brasileiras. A ideia é que a ampliação de 20% ara 49% facilite o acesso ao crédito no exterior e amplie a possibilidade de parcerias e associações. A MP ainda precisa passar pelo Legislativo e pelo Congresso até 30 de junho.


Imagem: Msthurnell/ morgueFile e MaryRN/ morgueFile

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...