Voltar

Por Alexandre Monteiro

Barcelona é um daqueles lugares que você pode visitar muitas vezes e mesmo assim não conhecê-la por completo: são infinitas possibilidades de viver a capital da Catalunha! E haja disposição na mala para tanta atração: monumentos, museus, igrejas, praias, praças, bares, restaurantes, casas noturnas… curtiu a quantidade de opções? Então Barcelona é o destino perfeito para a sua viagem! Prepare-se para conhecer todos os prédios criados por Gaudí e que, hoje, são patrimônio mundial da UNESCO. Mas além disso, preste atenção na arquitetura da cidade toda. O centro da cidade, principalmente, é cheio das ruas antigas e muito charmosas. Conheça tudo sem pressa para aproveitar cada cantinho da melhor forma. E o melhor: gastando pouco! Apesar de ser uma cidade muito badalada na Europa, Barcelona é um destino barato comparado a outros lugares, como Londres e Paris. Que tal começar a explorar tudo agora mesmo? Então veja as dicas do Melhor Câmbio para saber o que fazer em Barcelona.

La Rambla

Impossível não passar por La Rambla pelo menos uma vez durante sua viagem a Barcelona. Sabe por quê? Porque essa rua é a mais famosa na cidade e está cheia de restaurantes, lojas, pontos turísticos e muito mais. Por isso, também está sempre cheia de pessoas, tanto turistas como locais. A via tem mais de 1 km: começa na Praça da Catalunya e segue até a orla. É lá também que você encontra a estátua do Cristóvão Colombo, que aponta para a América. La Rambla é um lugar incrível para caminhar a qualquer hora: de dia, ela oferece várias lojas abertas para quem quer fazer compras. À noite, são as baladas que tomam conta da região.

o que fazer em barcelona

Basílica de la Sagrada Família

Quem visita Barcelona obrigatoriamente quer visitar este que é o maior símbolo da cidade, quiçá da Espanha (e merece toda a admiração!): o Temple Expiatori de La Sagrada Familia. O projeto do arquiteto Francisco de Paula del Villar teve início em 1882, mas no ano seguinte passou para as mãos do grande arquiteto Antoni Gaudí. Ele morreu sem terminar de construir a igreja, e o prédio está inacabado até hoje por conta do seu tamanho e de tantos detalhes internos e externos. A previsão de término das obras é só em 2025, mas mesmo assim você pode visitar o interior da igreja e a cripta, onde está o túmulo de Gaudí.

o que fazer em barcelona

Casa Milà

Também projetada pelo arquiteto Antoni Gaudí, a Casa Milà, ou La Pedrera, é uma das atrações mais incríveis da cidade de Barcelona. Seu prédio é considerado o mais importante, vindo depois apenas da Basílica da Sagrada Família. Ao todo, o prédio ocupa mais de 100 metros quadrados, é feito inteiramente com pedras naturais e possui uma forma nada comum na arquitetura contemporânea. A pedido de Pedro Milà, um cidadão rico da época, Gaudí projetou o prédio de forma com que todas as salas recebessem luz natural. E deu certo! Visitando o interior do prédio, você consegue ver como tudo foi planejado com muito cuidado.

o que fazer em barcelona

Casa Batlló

Mais uma obra extremamente aclamada de Gaudí em Barcelona, a Casa Batlló foi erguida originalmente em 1877, mas foi comprada em 1900 por Josep Batlló, que contratou Gaudí para a reforma. E foi aí que o arquiteto reforçou seu nome ao criar um prédio que, com o tempo, se tornou atração turística. Linhas retas, por exemplo, não existem neste local: tudo foi projetado em formas ovais e curvas, por fora e por dentro do edifício com fachada repleta de mosaicos coloridos.

o que fazer em barcelona

Parc Guell

Para quem acha que este parque é como qualquer outro na Europa, está muito enganado. No momento em que você passar pelos portões, vai encontrar algo totalmente diferente do que imaginava: obras de Gaudí no meio de uma área repleta de vistas lindas e uma natureza única. O parque originalmente foi arquitetado para ser uma vila no bairro da Gràcia, a pedido do industrialista Eusebi Güell. Mas no fim a ideia não deu certo e a área acabou virando posse da prefeitura de Barcelona Em 1922, se tornou oficialmente um parque público. Lá dentro, não perca a visita à Casa del Guarda, prédio construído por Gaudí; o Teatro Grego, que tem uma vista linda da cidade; e a Casa Museu Gaudí, que foi a residência do arquiteto entre 1906 e 1925; o Jardins d’Áustria e muitas outras atrações! O Parque Güell é patrimônio da Unesco e está dividido em dois “setores”: o primeiro tem acesso gratuito, mas o outro cobra € 8 pelo ingresso.

o que fazer em barcelona

Museu Picasso

Este é o museu principal de Barcelona e, como o próprio nome diz, é dedicado ao trabalho do pintor Pablo Picasso. Fundado em 1963, o acervo permanente do local conta com mais de 4200 obras! A maioria delas é datada do começo da carreira do artista e várias delas mostram como Picasso tinha uma relação especial com a cidade de Barcelona. E quem teve a ideia do museu foi o próprio Picasso! Na época, o local tinha obras de Jaume Sabartés, um grande amigo dele. Quando Sabartés morreu, Picasso resolveu doar seus quadros para lá, que acabou se tornando um museu voltado para a sua própria obra. Pode ser que você encontre uma grande fila para visitar seus quadros, mas a gente garante que vale – e muito – a pena!

o que fazer em barcelona

La Barceloneta

Reserve pelo menos um dia no seu roteiro de viagem para curtir um solzinho mediterrâneo na praia de La Barceloneta, a mais visitada de Barcelona. Por ser bem próxima ao centro da cidade, a região pipoca de restaurantes, bares, vida noturna, lojas e muitas outras atrações. Por isso a praia está sempre cheia de turistas e moradores, adultos e crianças. Para não encarar uma praia muito lotada, o ideal é ir pela manhã, que é quando o movimento está mais fraco.

o que fazer em barcelona

Bairro de Montjuïc

A região mais alta de Barcelona merece uma visita por causa de suas várias atrações. Além de ter uma vista espetacular, é lá que você encontra o Estádio Olímpico, construído para os Jogos de 1992, e o famoso Camp Nou, estádio do Barcelona, um dos maiores clubes de futebol do mundo. Suba até o bairro de teleférico e visite a Fundação Juan Miró, um dos principais museus da cidade. Para terminar com chave de ouro, assista ao show da Fonte Mágica de Montjuïc, um espetáculo de luzes, cores, música e acrobacias aquáticas. A fonte foi criada em 1929 e tem em torno de 3 mil jatos de água. A atração é gratuita e acontece toda quinta, sexta, sábado e domingo depois das 20h.

o que fazer em barcelona

Roteiro para Barcelona pronto? Agora é hora de fazer o planejamento para comprar seus euros pelo melhor preço. E você pode fazer isso aqui no Melhor Câmbio! Com a ferramenta Euro Hoje, você confere como está a cotação da moeda na cidade onde mora. Além disso, também pode acompanhar o histórico e ir se planejando para o melhor momento de realizar a compra.

Referências: Melhores Destinos

Imagens: Visualhunt