Voltar

Por Alexandre Monteiro

Comprou passagem para visitar a capital de Portugal, mas ainda não sabe o que fazer em Lisboa? Então já comece a preparar tudo com as dicas que o Melhor Câmbio preparou para você fazer uma viagem inesquecível. Vamos lá?

Arquitetura, monumentos, museus, paisagens incríveis… Em Lisboa você encontra tudo isso e, acredite, muito mais. Lisboa é uma cidade encantadora, e não apenas graças aos seus pontos turísticos: a cidade inteira exala beleza, história, gastronomia e hospitalidade. Quem visita a cidade só de passagem antes de conhecer o resto da Europa pode se surpreender com o clima charmoso lisbonense – e por preços muito mais em conta comparados a cidades como Londres e Paris. Apesar de ser uma capital nacional, Lisboa ainda mantém um clima de interior, o que dá o charme à cidade. Sem contar no português carregado de sotaque pronunciado pelos locais! Se você ainda não tem época definida para conhecer a terra portuguesa, procure garantir suas passagens para os meses de abril a setembro. Nesse período o tempo é mais firme e seco, o que facilita para conhecer tudo.

Castelo de São Jorge

Um dos pontos turísticos mais famosos de Lisboa, o Castelo de São Jorge foi construído em uma das maiores colinas da cidade. Lá de cima, você vai encontrar uma vista espetacular da capital e do rio Tejo – imperdível para quem vai visitar a cidade pela primeira vez! O castelo, construído como uma forma de proteção contra uma possível invasão dos romanos à cidade, tem 11 torres, um sítio arqueológico, vários mirantes, escadas, muralhas… Vá com um calçado confortável, uma câmera fotográfica e muita disposição para explorar tudo!

o que fazer em lisboa

Torre de Belém

Cartão-postal de Lisboa, a Torre de Belém não tem como não estar inclusa em qualquer roteiro na cidade. Uma das atrações mais visitadas pelos turistas, o local foi erguido faz mais de 500 anos, durante o século XVI, pelo rei Manoel I. Já foi farol, forte, alfândega e até prisão. Mas sua função principal, idealizada pelo rei João II, sempre foi controlar quem entrava no país pelo mar. Explore cada um dos vários andares da torre e já aproveite para curtir a vista do rio Tejo lá de cima. O ingresso para entrar na Torre de Belém custa 6 euros, mas nos domingos e feriados é gratuito até as 14 horas. Também dá para comprar um “combo” para a torre e o Mosteiro dos Jerónimos por 12 euros.

o que fazer em lisboa

Mosteiro dos Jerónimos

O Mosteiro dos Jerónimos é outra atração turística de Lisboa que você não pode deixar de fora no seu roteiro de viagem. Em 1496, no século XVI, o rei Dom Manuel I pediu autorização para a Santa Sé para poder construir o Mosteiro. A construção levou 90 anos para ser finalizada, mas o resultado valeu a pena: o edifício é um dos mais belos do século no país. A fachada de mais de 300 metros abriga túmulos de personalidades como Fernando Pessoa, Vasco da Gama, Luís de Camões e do próprio rei Dom Manuel I. Para entrar, é necessário desembolsar 10 euros, ou garantir o ingresso combinado com a Torre de Belém por 12 euros.

o que fazer em lisboa

Padrão dos Descobrimentos

Às margens do Rio Tejo, no bairro de Belém, um paredão imponente homenageia exploradores portugueses como Pedro Álvares Cabral, Vasco da Gama, Infante Dom Henrique e o escritor Luís Vaz de Camões. O topo do monumento oferece uma das melhores vistas do rio que você pode encontrar na cidade de Lisboa. Quando for planejar seu roteiro, organize esta visita para o fim de tarde – assim você aproveita a vista durante o pôr do sol. A entrada custa 4 euros.

o que fazer em lisboa

Teleférico de Lisboa

Lisboa é uma cidade que, vista do alto, pode tirar seu fôlego. Por que não experimentar ter essa vista através do teleférico? Também conhecido como Teleférico do Parque das Nações, o bondinho oferece um passeio de cerca de 8 minutos, percorrendo 1 km. É curto, mas a gente garante que a experiência vale muito a pena! Lá de cima, você pode ver atrações como o Oceanário de Lisboa, o Rio Tejo e muitos outros locais icônicos na cidade. Reserve um fim de tarde, passeie pelo Parque das Nações e aproveite para pegar o teleférico quando a luz estiver mais bonita. Depois disso, ainda dá para curtir o parque, com lojas, restaurantes e bares.

o que fazer em lisboa

Oceanário de Lisboa

Dentro do Parque das Nações, também está o Oceanário de Lisboa. O local é recente, foi construído em 1998, mas já é uma das principais atrações na cidade para os turistas. O Oceanário conta com mais de trinta aquários, mais de 500 espécies de vida marinha. São peixes, lontras, pinguins, aves, tubarões, raias, plantas e muito mais! Com mais de 22 mil metros quadrados, é o segundo maior oceanário do mundo. Um programa maravilhoso para levar as crianças!

o que fazer em lisboa

Bairro Chiado

O Bairro Chiado, localizado entre o Bairro Alto e a Baixa Pombalina, é uma das regiões mais boêmias da capital do Portugal. Repleto de cafés, bares, restaurantes e prédios históricos, o bairro já foi um grande ponto de concentração da elite intelectual lisbonense – poetas, artistas e escritores faziam parte do público que frequentava o bairro. Hoje, os turistas visitam o local para conhecer atrações como a Livraria Bertrand, o Café à Brasileira (é lá onde fica a estátua do poeta Fernando Pessoa) e a Praça Luís de Camões.

o que fazer em lisboa

Convento do Carmo

O Museu Arqueológico do Carmo, como é conhecido o convento oficialmente, esta atração é o que antes funcionava como a igreja do Convento de Nossa Senhora do Vencimento do Monte do Carmo. Foi fundada em 1389 e na época era uma das mais importantes em Lisboa. Além da estrutura do edifício, você encontra no local um acervo de peças como múmias pré-colombianas, peças romanas, túmulos mediavais, esculturas bem antigas e muitos outros objetos raros.

o que fazer em lisboa

Miradouro da Senhora do Monte

Para encerrar nossas dicas sobre o que fazer em Lisboa, um local para suspirar – literalmente! O Miradouro da Senhora do Monte tem uma fama de romântico, por isso você vai encontrar muitos casais por lá. Mas o que importa mesmo nesse passeio é a vista, que é considerada a mais bonita da cidade pelos locais – e quem conhece melhor a cidade do que eles, não é mesmo? Além da vista, o local também conta com uma capela do século XVIII com a imagem de uma santa. Que tal passar o último pôr do sol de Lisboa aqui?

o que fazer em lisboa

 

Agora que você já tem uma boa ideia sobre o que fazer em Lisboa, foque em garantir seus euros pelo melhor preço. E você pode fazer isso aqui com a gente, no Melhor Câmbio! Com a ferramenta Euro Hoje, você confere como está a cotação da moeda na cidade onde mora. Além disso, também pode acompanhar o histórico e ir se planejando para o melhor momento de realizar a compra.

Referências: Melhores Destinos | Dicas de Lisboa

Imagens: Visualhunt