Voltar

Por Alexandre Monteiro

Todo mundo que já foi a Paris pelo menos uma vez concorda: não existe cidade mais encantadora. E quanto mais visitas você faz à cidade, mais se surpreende. A Cidade Luz, como é conhecida a capital francesa, merece ser explorada muito além dos pontos turísticos que todo mundo já ouviu falar. Afinal, esse destino está carregado de história e é um dos berços da arte e da cultura! Por isso, se você está planejando sua primeira viagem a Paris, já comece a pensar na próxima: conhecer a cidade a fundo leva bastante tempo. Para ajudar você a montar um roteiro completo, o Melhor Câmbio preparou este artigo com algumas das melhores dicas sobre o que fazer em Paris. Planeje com a gente e bon voyage!

Torre Eiffel

Vamos começar nossas dicas com esse monumento que muito provavelmente já está no seu roteiro – e com toda a razão! A torre conhecida no mundo inteiro foi criada por Gustave Eiffel e inaugurada em 1889. Com 300 metros de altura e mais de 7 mil toneladas de ferro, a Torre Eiffel recebe milhões de turistas todos os anos! Para subir lá, prepare-se para esperar na fila por um bom tempo e para gastar alguns euros na entrada. Mas se quer uma dica, a gente recomenda muito mais as vistas ao redor da torre: o Campo de Marte e a Praça do Trocadero possuem uma vista incrível para quem quer ficar admirando o monumento. E tudo isso de graça! Para completar o programa, leve queijos, pães e suco ou vinho e faça um piquenique com uma das melhores vistas que você poderia ter. 😉

o que fazer em paris

Arco do Triunfo

Praticamente ao lado da Torre Eiffel, está outro ponto turístico mundialmente conhecido: o Arco do Triunfo. Com 50 metros de altura, o monumento tem várias esculturas feitas em seus pilares, além dos nomes das batalhas e dos generais de guerra gravados. Aqui também é possível subir até o topo, mas não é barato. Vale muito mais a pena conhecer cada detalhe do monumento!

o que fazer em paris

Avenida Champs Elysées

A Champs-Elysées é considerada a avenida mais bela do mundo, ou “la plus belle avenue du monde”, como se diz em francês. É aqui que você vai encontrar lojas de todas as principais grifes do mundo, além de cinemas, restaurantes e cafés. Caminhar por suas calçadas durante a noite e ver as luzes da cidade é um programa imperdível para quem nunca visitou Paris!

o que fazer em paris

Bairro de Montparnasse

O bairro de Montparnasse é um dos mais famosos de Paris. Para quem gosta de sentar e observar o movimento das pessoas na rua, aqui é um dos melhores lugares: escolha um café e relaxe! O Cemitério de Montparnasse é o local onde abriga os jazigos de personalidades francesas, como Simone de Beauvoir e Jean-Paul Sartre. Se você visitar o bairro num domingo, aproveite para conhecer a Place Fernand Mourlot, uma feira de arte realizada nas ruas da região.

o que fazer em paris

Torre Montparnasse

No mesmo bairro, você encontra uma torre que proporciona uma visão incrível 360º da cidade toda! São 210 metros de altura – e lá do topo você enxerga alguns dos principais pontos de Paris, como a Torre Eiffel, o Museu do Louvre e a Sacre Coeur. Se o tempo estiver bom, a visibilidade chega a até 40 quilômetros!

o que fazer em paris

Bairro de Montmartre

Se você é fã de cinema, Montmartre é o bairro que você não pode deixar de visitar. A região boêmia fica mais ao norte da capital, afastada dos bairros centrais que os turistas sempre ficam, mas a gente garante que vale a pena a visita – até porque é lá que fica um dos grandes pontos da cidade, a Sacre Coeur. Os pontos imperdíveis? O Café Deux Moulins, na Rue Lepic, que foi cenário do filme “O Fabuloso Destino de Amélie Poulain”, e o Moulin Rouge, no Boulevard de Clichy. Não deixe de dar uma volta pelas praças e ruas do bairro para descobrir os cafés e docerias de lá!

o que fazer em paris

Sacre Coeur

Também no bairro de Montmartre, a Basílica do Sagrado Coração, ou Sacre Coeur, foi erguida no ano de 1876 e é dona de uma das construções mais lindas da cidade, no ponto mais alto de Paris. Do alto da sua cúpula (são 234 degraus até lá) você tem uma das mais lindas vistas da capital francesa.

o que fazer em paris

Catedral de Notre Dame

Outra catedral importantíssima para a história da cidade e do país da França é a de Notre Dame. A igreja recebe cerca de 10 milhões de turistas todos os anos e vale muito conhecer – tanto por dentro como por fora, o edifício é muito lindo! Para subir a escada até a torre e ter acesso a uma vista linda dos gárgulas e da cidade, é necessário pagar. Mas preste atenção: entre 1º de novembro e 31 de março, a entrada na torre é gratuita no primeiro domingo de cada mês. Se você estiver lá nesse período, já planeje a visita no dia certo! Se você é católico, aproveite para assistir a uma missa e até procurar um dos padres para se confessar, em português mesmo.

o que fazer em paris

Museu do Louvre

Com obras de arte mega importantes, como a Mona Lisa e a Venus de Milo, o Museu do Louvre é um dos mais famosos do mundo inteiro. Lá, você encontra cerca de 30 mil obras no acervo, de vários tipos: esculturas, gravuras, pinturas, entre muitos outros objetos. Assim como na Catedral de Notre Dame, a entrada no Museu do Louvre é grátis todo primeiro domingo do mês, durante os meses de novembro a março.

o que fazer em paris

Palácio de Versalhes

Antes da Revolução Francesa tomar conta e acabar com a monarquia na França, o Palácio de Versalhes era a morada oficial de três reis. E até hoje, é considerado um dos edifícios mais belos no país! O palácio conta com mais de 2 mil janelas e 700 quartos. Tudo isso em uma área de 51 mil metros quadrados e uma área de 2 mil acres só para os jardins! Prepare o queijo, o vinho e faça um piquenique por lá.

o que fazer em paris

Tour de barco pelo Rio Sena

Se você já conhece a cidade, ou se quer conhecer através de uma ótica diferente, uma alternativa ótima é passear de barco pelo Rio Sena. Seguindo o curso das águas, você pode observar os museus, palácios, monumentos e várias outras atrações turísticas parisienses. Esse tipo de passeio tem uma grande vantagem sobre o tour no ônibus de dois andares: no barco, além da experiência diferente, você foge do trânsito da cidade! Muitas companhias de viagem oferecem este passeio e você pode escolher entre fazer o tour de uma hora ou de almoçar ou jantar no barco. Mas a qualidade da comida não compensa o valor mais caro do passeio!

o que fazer em paris

Roteiro planejado? Agora é hora de pesquisar o melhor momento de garantir seus euros e partir viagem. Na ferramenta Euro Hoje, do Melhor Câmbio, você pode acompanhar a cotação na sua cidade, conferir o histórico da moeda e ter uma ideia de quando é a melhor hora para garantir seu dinheiro. 😉

Referências: Melhores Destinos | 360 Meridianos | Segredos de Viagem

Imagens: Visualhunt