Voltar

Por Alexandre Monteiro

Apesar de estar localizada na Califórnia, São Francisco é uma cidade bem diferente de Los Angeles – além de ser considerada uma das melhores qualidades de vida no país, São Francisco tem um ritmo muito mais tranquilo que qualquer outra metrópole americana. E você sente isso no primeiro contato com uma pessoa local – os moradores de lá são extremamente simpáticos, solícitos e tolerantes. Não é à toa que é uma cidade conhecida pelo respeito às diferenças! Desacelere, conheça cada canto da cidade com muita calma e aproveite cada paisagem encantadora. Curioso para saber o que encontrar por lá? Então confira o artigo do Melhor Câmbio e veja o que fazer em São Francisco.

Golden Gate Bridge

O principal cartão postal de São Francisco impressiona tanto pelo seu tamanho como também pela sua beleza. A Golden Gate foi inaugurada no ano de 1937 para ligar a cidade  Marin County e já foi considerada a maior ponte de todo o mundo: possui nada menos do que 3 km de comprimento e 200 metros de altura. E para conhecer a ponte bem de perto, não existe passeio melhor do que atravessar tudo de bicicleta! O passeio, que vai de Fisherman’s Wharf a Sausalito, cidade vizinha de São Francisco, é considerado um dos mais populares para quem vai conhecer a cidade. Durante o caminho, você encontra um museu e uma loja de souvenires inspirados na famosa ponte. Se você já conhece São Francisco e quer conhecer um ângulo diferente da Golden Gate, que tal um passeio de barco?

o que fazer em são francisco

Ilha de Alcatraz

A “Isla de los Alcatraces” se tornou um forte militar no ano de 1859 para proteger a baía de São Francisco durante a Guerra Civil Americana, que durou até 1865. Em 1934, virou um presídio de segurança máxima. Por ser a morada de ninguém menos do que Al Capone, se tornou uma das prisões mais famosas do mundo. Hoje, a ilha abriga um museu e você pode encontrar várias celas preservadas com alguns objetos da época, entre eles o buraco usado para a única fuga realizada pelos presos de lá. Além disso, também vai conhecer os refeitórios, salas de visita, o pátio onde os prisioneiros tomavam sol e muito mais. No áudio guia, depoimentos de prisioneiros e ex-funcionários ajudam a contar como era o dia-a-dia por lá. O fim da visita é ao ar livre em um belo jardim e com uma vista incrível para a baía. Mas não esqueça o casaco porque o vento lá é forte! Para chegar lá, é necessário fazer um passeio de ferryboat que dura em torno de 10 minutos. E o mais importante: é bom garantir seu ingresso com bastante antecedência. A entrada no museu é tão disputada que as vagas esgotam até um mês antes!

o que fazer em são francisco

Pier 39

Esse é um dos passeios mais “turistões” de São Francisco, mas nem por isso deixa de ser legal. Ao lado da baía, o píer reúne restaurantes, lojas, passeios de barco, shows e um aquário muito legal. Tudo isso com uma vista incrível! No Aquarium of The Bay, por exemplo, você pode fazer um passeio por dentro de um túnel cheio de tubarões, águas-vias, arraias e outras espécies marinhas. Já o 7D Experience é uma mistura de teatro, parque de diversões e cinema. Ao ar livre, as atrações são os artistas circenses e shows de música improvisados ao lado do carrossel. Se o dia estiver sem neblina, a vista vai ser espetacular: de uma vez só você pode contemplar a Golden Gate, a Ilha de Alcatraz e vários barquinhos navegando pelo mar. Imperdível!

o que fazer em são francisco

San Francisco Ferry Building

Se o Pier 39 é super conhecido pelos turistas, o Ferry Building é um local diferente e pouco visitado por quem vai conhecer a cidade, mas que vale muito a pena! Localizado na Market Street com a Embarcadero, pertinho da baía, o prédio foi inaugurado em 1898 e abrigava um terminal ferroviário até os anos 30. Hoje, é um grande mercado chamado Marketplace, repleto de cafés, restaurantes, lojas e mercadinhos, tudo com produtos fresquinhos vindos da Califórnia. Como o prédio fica ao lado da baía, também dá para comer por lá e aproveitar a vista sem todo o movimento do Pier 39. Para quem gosta de conhecer os lugares que os locais visitam, esse é o passeio ideal!

o que fazer em são francisco

Chinatown

Toda grande cidade tem a sua Chinatown, mas a comunidade oriental da cidade de São Francisco é a maior do mundo fora da Ásia e a mais antiga dos Estados Unidos (existe desde 1848)! O bairro começa no Dragon Gate, o tradicional portal chinês, na Bush Street com a Grant Ave. A partir dali, são 24 quarteirões com restaurantes, lojas, casas de chá, massagens e vários outros negócios tipicamente orientais. Se você gosta de comida chinesa, não pode deixar de fazer pelo menos uma refeição em um dos restaurantes com cardápios incompreensíveis de lá!

o que fazer em são francisco

Lombard Street

Quem visita São Francisco não pode deixar de dar aquela passadinha na rua mais conhecida da cidade. Considerada a rua mais sinuosa do mundo, a Lombard Street tem oito curvas para os carros descerem sem derrapar. A pista é de uma mão só e é feita com tijolos vermelhos. De tão estranha e bonita, ficou famosa entre os visitantes! Se você quiser arriscar dirigir por lá, fique atento: a velocidade máxima lá é de apenas 8 km/hora!

o que fazer em são francisco

The Castro

São Francisco é uma cidade conhecida no mundo todo por ser um dos berços da luta pelos direitos dos homossexuais, a partir dos anos 70. Mais especificamente, tudo isso aconteceu no The Castro, hoje uma das maiores comunidades gay no mundo todo. Foi ali que Harvey Milk, político e ativista, começou a defender a causa LGBT. Ao chegar lá, você vai encontrar bandeiras com as cores do arco-íris pelas ruas, além de restaurantes, lojas e casas com vários símbolos da cultura LGBT. A vida noturna é tão divertida quanto: reserve um tempinho para visitar o Twin Peaks Tavern, o primeiro bar gay de São Francisco. Aproveite também para conhecer o Castro Theatre e o GLBT History Museum.

o que fazer em são francisco

São Francisco é uma cidade muito divertida e encantadora – definitivamente vale a pena planejar uma viagem para lá! E para começar isso agora mesmo, conte com a ferramenta Dólar Hoje do Melhor Câmbio para acompanhar a cotação do dólar e saber o melhor momento de comprar o dinheiro para a sua viagem.

Referências: Melhores Destinos | Dicas da Califórnia

Imagens: Visualhunt