Voltar

Por Camila Almeida

Em tempos de crise, o turismo nacional vem para ajudar a recuperar a economia brasileira. Com a alta do dólar e, em consequência, do euro, coube ao turista refazer os planos e desfrutar as férias em família em território nacional. De acordo com declaração recente do ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves, atualmente há 62 milhões de brasileiros que consomem o turismo doméstico e há uma expectativa de que outros 70 milhões podem ser inseridos no mercado.

Já que o destino nacional deve ser a preferência de muitos brasileiros neste fim de ano e início de 2016, o Melhor Câmbio reuniu sugestões de locais para conhecer em família e agradar diferentes idades de filhos. A proprietária da Equipe de Viagem, Lúcia Sígolo, alia o perfil do grupo, tanto em faixa etária quanto personalidade, ao que o lugar oferece.

Tem família que quer relaxar e tem outras que procuram muitas atividades.

Crianças

Piscinas de todos os estilos e tamanhos com águas hidrotermais e brinquedos esperam pelos pequenos em uma parte dedicada só às crianças no Rio Quente Resorts. Localizado no município de Rio Quente, no interior de Goiás, o complexo tem a turma do Cerrado e a equipe Boto de Lazer para entreter os mais novos. Eles também podem conhecer a Terra dos Pássaros (Bird Land), um viveiro para abordar o contexto ambiental. E para toda a família há ainda a Praia do Cerrado, a maior em águas quentes correntes do mundo, e o Hot Park, com diferentes estruturas e equipamentos para os adultos se divertirem, fazendo tirolesa ou mergulho ecológico, por exemplo.

Há opção de se hospedar em outros hotéis, no município vizinho de Caldas Novas – alguns deles com atividades aquáticas -, e adquirir ingressos para o complexo de um ou mais dias. Os preços recebem descontos conforme a quantidade de dias que escolhe ir, além de ser mais em conta para as crianças. Quem for ao resort poderá conferir a atração mais recente, inaugurada em novembro: o Hotibum, um conjunto de toboáguas e brinquedos importados do Canadá. O investimento para a novidade foi de R$ 12,5 milhões.

Adolescentes

Se a família tem adolescentes que gostam de participar das atividades que cada destino oferece, então é hora de ir para Brotas. O município do interior de São Paulo é conhecido pelas diversas cachoeiras e corredeiras cercadas de grande parcela de mata nativa. A geografia tornou o local atrativo para a prática de esportes de aventura, como rafting, tirolesa, boia-cross, cannoying e arborismo, entre outros.

Lúcia Sígolo sugere uma estadia de quatro a seis noites para quem quer aliar passeio e descanso.

As agências locais oferecem uma programação que você escolhe o que quer fazer e tem que seguir estes horários. Também é interessante dormir sem ter hora para acordar ou conhecer o centro de Brotas.

Se os adolescentes são mais tranquilos, podem também relaxar nas praias de Bombinhas, em Santa Catarina. A cerca de 78 quilômetros de distância da capital Florianópolis, o município possui mais de 18 praias, algumas desertas e outras semi desertas. É conhecido pelas histórias de naufrágios e até navios piratas.

Adultos

Já no noroeste do estado de São Paulo, o município de Olímpia também é beneficiado pelas águas termais. Estas são as grandes atrações do Parque Thermas dos Laranjais que, em 2014, recebeu cerca de 1,9 milhão de turistas, o mais visitado da América Latina e o quarto no mundo, de acordo com o Ministério do Turismo.

Apesar de oferecer brinquedos para toda da família, de crianças a idosos, os atrativos mais radicais divertirão uma família de adultos. Isso porque seus grandes destaques são a Pista de Surf e, a mais recente, Surf Master. Inaugurada em outubro de 2015, a pista meia lua permite que até três pessoas surfem ao mesmo tempo e tem superfície inflável para amortecer as quedas.


Imagens: morgueFile