Voltar

Por Alexandre Monteiro

Tem muita gente que acha extremamente necessário contratar uma agência de viagens para ter uma viagem legal, com hotel, passeios, translados e passagens inclusas. Outras pessoas acham que o pacote de viagem sempre vai sair mais caro do que planejar sozinho. É normal bater a dúvida sobre que caminho seguir na hora de planejar a viagem: fechar um pacote ou organizar tudo por conta própria? Isso depende de muitos fatores, como seu perfil, estilo de vida e orçamento. O importante é colocar tudo na ponta do lápis para saber a melhor escolha para a viagem que quer fazer! Confira agora o artigo do Melhor Câmbio para saber se o pacote de viagem vale a pena sempre.

Vantagens de escolher o pacote de viagem

Deixando o quesito preço de lado e pensando só na experiência, comprar um pacote de viagem realmente acaba levando vantagem pela praticidade e pela rapidez em resolver tudo. Com a ajuda de um agente, você monta seu roteiro de forma muito mais fácil, além de receber dicas de quem entende do assunto. Tudo isso sem contar que não precisa ficar um tempão pesquisando preços de passagem ou hospedagem! É só deixar que a agência faça todo o trabalho e aproveitar na hora da viagem.

Porém, é claro que tanta comodidade tem um preço – por isso que comprar pacotes geralmente sai mais caro que planejar sozinho. Mas caso você não tenha muito tempo nem experiência para fazer isso, caso você não saiba nada do idioma do país que quer visitar, ou até se estiver sozinho e quiser uma companhia para viajar, os pacotes são uma ótima opção! Muitos pacotes de viagem oferecem transporte em vans ou ônibus muito bem equipados, o que é bom principalmente para pessoas de terceira idade que querem viajar, por exemplo. Além disso, também oferecem guia turístico e excursões. Pode ser que você dê sorte e encontre uma bela promoção de pacote de viagem. Por isso, é muito importante pesquisar todas as opções.

Se você optar pelo pacote de viagem, é bom ficar de olho nos preços de tudo o que a agência oferecer. Nem sempre a oferta proposta é a mais vantajosa, tanto no preço como na experiência. Nossa dica é: se tiver tempo, faça sempre um teste. Pesquise o valor das mesmas passagens e da mesma hospedagem por conta e veja qual a diferença no valor, caso você comprasse sozinho. Também faça uma estimativa do preço que vai pagar com todos os itens que não estão inclusos no pacote.

pacote de viagem vale a pena

Vantagens de planejar a viagem por conta própria

Organizar a viagem sozinho é a melhor forma de economizar, mas preço não é a única vantagem, não! Pesquisar por conta própria é ótimo para personalizar a viagem do jeito que você quiser. Prefere companhia aérea x? Quer viajar num horário específico? Quer fazer algo muito diferente na viagem ou incluir passeios nada clichês? Andar de transporte público? Quem sabe alugar um apartamento ou experimentar um hostel em vez de ficar em um hotel? Fazer tudo do seu jeito é a melhor forma de deixar a viagem do jeitinho que você imaginou, com tudo o que você deseja, fugindo daqueles passeios chatos e clichês cheios de turistas. Liberdade total para fazer a viagem do jeito que quiser e conhecer o que acha mais importante!

Porém, desse jeito você fica responsável por absolutamente tudo que se refere à viagem, então o trabalho vai ser bem maior. Exige mais tempo para pesquisar e se dedicar à organização da viagem. Prepare-se para ficar muuito tempo lendo blogs, guias, notícias, opções de hospedagem, passeios… Isso sem falar em procurar as experiências de quem já foi pra lá para saber direitinho como tudo funciona. Ufa! É bem cansativo, mas faz com que você curta a viagem e já comece a sonhar desde o planejamento! Caso você prefira fazer tudo sozinho, preste muita atenção em absolutamente todas as pesquisas para não acabar fazendo reservas mais caras do que poderia.

pacote de viagem vale a pena

Que dúvida! E agora, qual escolher?

Para fechar a decisão que fique melhor para você financeiramente, não tem jeito: tem que fazer todas as contas, colocar tudo no papel e simular todos os gastos, tanto no pacote como organizando por conta. E sempre considere o tipo de viagem que você quer ter! Não adianta nada pagar menos e economizar demais se não estiver confortável com isso.

E aqui vai mais uma dica fundamental: o conhecimento só acrescenta! Não é porque você decidiu por uma opção ou outra que você só precise escolher essa opção em todas as viagens que fizer. Inclusive, saber direitinho como funciona tanto o pacote de viagens como organizar por conta é maravilhoso para barganhar! Você nunca mais vai chegar na agência de viagens e aceitar o primeiro pacote oferecido por eles. 😉

Muitos viajantes gostam de fazer “viagens mistas”: ou compram a passagem separada/emitem com milhas e garantem um pacote com hotel e translado, ou compram a excursão para ter um guia ao seu lado e companhia para viajar. Você é quem decide: o importante é saber que você é quem pode deixar sua viagem memorável, totalmente do seu jeito!

E para fazer a melhor escolha, também é importante saber tudo o que está acontecendo no mercado financeiro e saber como está a situação da moeda estrangeira que você quer comprar. Muitas passagens, hospedagens e pacotes de viagens têm seu preço variado de acordo com a cotação do dólar. Por isso também é importante ficar de olho nisso! No Melhor Câmbio você acompanha o histórico e pode se organizar para escolher o melhor período para garantir suas reservas.

Referências: Finanças Femininas | Melhores Destinos | Viaje na Viagem

Imagens: Visualhunt