Voltar

Por Alexandre Monteiro

Especialistas ao redor do mundo sabem o quanto a história de Portugal é rica e poderosa. Porém, apenas os viajantes mais experientes entendem completamente o apelo deste maravilhoso destino de viagem. Esse pequeno guia de Lisboa para iniciantes pode ajudar a explicar por que este lugar deve estar no topo da lista de cidades a visitar.

Turistas com menos experiência podem não pensar em Portugal como um destino obrigatório logo de cara. Entretanto, “veteranos” que tiveram experiências nesse majestoso país garantem que, assim que voltam de uma viagem para lá, começam a planejar a próxima. É um destino para se voltar muitas vezes.

Mas o que faz de Lisboa um local tão atrativo para turistas e aventureiros? A resposta reside nas suas sete colinas, suas áreas históricas e em seus pontos turísticos. Com tudo o que remete ao mundo antigo e uma das mais impressionantes arquiteturas do mundo, a cidade é um verdadeiro paraíso fotográfico.

Assim que chegar a Lisboa, seu olhar será atraído para o céu azul e para os telhados laranjinhas. Mas o que é bacana mesmo é que os turistas sentem-se capturados pela atmosfera histórica e cultural da cidade muito mais rapidamente do que esperam.

Lisboa é lar de alguns dos museus mais culturalmente ricos do mundo. Viajantes irão encontrar o que há de mais inovador em arte contemporânea no Museu Coleção Berardo. Outras instituições como o Museu Nacional dos Coches oferece um panorama sobre a mágica história monárquica de Portugal.

portugal-lisbon-porto-ocean-seaside-history

É também onde ficam alguns dos mais bonitos pontos preservados historicamente pela Unesco, como o Mosteiro dos Jerónimos e as exuberantes ruínas do Convento do Carmo. A maioria dessas áreas históricas fica no distrito de Belém.

Quem não é necessariamente interessado em história não ficará desapontando, é bom lembrar. Em Lisboa, a culinária também é um ponto forte, com alguns dos mais deliciosos pratos de frutos do mar que irão satisfazer até o mais exigente dos paladares. Amantes de gastronomia irão ter de se dividir entre apreciar a culinária portuguesa ou a italiana, também muito presente nos restaurantes da região. Prove, é claro, pratos à base de bacalhau e sardinha, típicos da cultura portuguesa.

No entanto, de todas as opções que Lisboa oferece em termos de comida, as “padarias” são o ponto forte, entre iguarias doces e salgadas. As mais emblemáticas são os Pastéis de Belém – descrições não são necessárias, apenas vá até lá e prove! Com uma pitada de canela, outra de açúcar e uma xícara de café, forma-se a combinação perfeita para um lanche da tarde.

Por fim, uma viagem a Lisboa não necessariamente significa ter um itinerário fixo. Caminhadas pela cidade já são suficientes para satisfazer qualquer turista. A arquitetura magnífica, o clima ameno e a arte urbana dramática será suficiente para convencer qualquer pessoa que esta é uma das cidades mais bonitas do mundo.

Turistas de primeira viagem vão se ver planejando voltar a Portugal assim que possível. Com ótima gastronomia, paisagens incríveis e atmosfera agradável, Lisboa com certeza é um destino de viagem memorável.

 

Imagem: Visual Hunt