Voltar

Por Alexandre Monteiro

Praia é sinônimo de sol, canga, sal no corpo, protetor solar… enfim, combina com o verão, certo? A resposta é: nem sempre! É claro que, no Brasil, estamos na estação mais quente do ano, mas se você pretende viajar para o hemisfério norte saiba que ainda assim pode visitar praias que são consideradas ainda mais bonitas durante o inverno.

Desde as paisagens dramáticas e as fontes termais naturais até ondas altíssimas para surfar e a maravilhosa aurora boreal, essas praias de inverno entregam ao turista experiências únicas. Então, esqueça os chinelos de dedo, coloque na mala as botas de neve e deixe para lá a ideia de que areia e mar só combinam com o verão. Veja 6 dicas de praias que são mais bonitas no inverno:

Praia de Black Sand – Islândia

black-sand-beach-iceland

Esta praia oferece uma vista linda não importa em que época do ano você decidir visitar. Com suas falésias cobertas de musgo e suas colunas de basalto, a beleza intensa deste local só cresce durante o inverno. Vá ver as enormes ondas do oceano e a neve branquinha que cai por cima da areia preta – é um cenário único! Vai parecer que você está no meio de uma fotografia em preto e branco. A hospedagem na cidade de Vik é a melhor opção, pois fica perto da praia e você ainda terá um período de calmaria, diferente da capital da Islândia, Reykjavik. Além de tudo, o inverno é o período mais apropriado para você testemunhar a aurora boreal e toda sua glória.

Praia de Mavericks – EUA

2010_mavericks_competition

Se está procurando por um inverno bem agitado, vá para esta praia na baía de Half Moon, a menos de uma hora de carro de San Francisco. É lá, na Califórnia, que acontece uma das maiores competições anuais de surfe, conhecida como “Titãs de Marericks”. Devido à formação natural da praia, o clima do inverno favorece ondas altas que são perfeitas para surfistas que gostam de adrenalina. Se não planeja surfar, ainda vale a pena apreciar a vista do alto dos mirantes, onde você pode assistir aos surfistas se divertindo.

Shikine-jima – Japão

jinata_onsen-1

Apanhe uma balsa de Tóquio até a ilha de Shikine-jima para conhecer esta linda e isolada praia em uma parte pouco conhecida do Japão. A ilha, vulcanicamente formada, é famosa por uma bela fonte termal natural que pode ser aproveitada enquanto se aprecia as fantásticas vistas do local. Há três fontes termais que são ao ar livre e abertas ao público. As águas são bem quentes até mesmo no inverno, então certifique-se de testar a temperatura antes de pular nelas.

Tofino – Canadá

storm_watching_6886313888

Em vez de esperar por céu azulzinho e clima ensolarado, uma viagem para Tofino durante o inverno fará você cruzar os dedos pela “tempestade perfeita”. Planeje-se para visitar esta pequena cidade da Colúmbia Britânica entre novembro e fevereiro para se juntar ao time de “observadores” de tempestades. A localização de Tofino, na costa oeste da ilha de Vancouver, faz dela o ponto perfeito para assistir às famosas tormentas da região, que provocam altas ondas no mar e ventos fortíssimos e atraindo turistas todos os anos.

Ilhas Lofoten – Noruega

4948154971_58a8524b59_b

Viaje para o norte do círculo ártico e você vai encontrar uma praia onde o dia é curto, mas bonito. A paisagem combina fiordes e montanhas com longas faixas de areia, como a praia de Haukland, por exemplo. Apesar de apenas os mais corajosos conseguirem colocar os pezinhos na água, esta é uma praia que pode ser apreciada por todos, uma vez que de lá também é possível ver a aurora boreal. Outras praias marcantes e fotogênicas da ilha são Myrland e Uttakleiv. A maioria é frequentada por grupos turísticos, então tente chegar cedo para ver a neve fresca e conhecer o paraíso em sua versão mais intocada.

Praia de Hot Water – Nova Zelândia

hot-water-beach-1581506_1280

Neste lugar, você vai achar fontes termais para mantê-lo aquecido durante o inverno – mas terá de procurá-las por conta própria, escavando na areia. Visitantes são atraídos para esta praia devido à sua atividade geotermal, que é única no mundo. Abaixo da areia estão fontes de água fresca cuja temperatura aumenta em função das atividades vulcânicas que ocorrem ainda mais ao fundo da superfície. Isso torna a Hot Water um dos únicos lugares do planeta em que é possível deitar na areia mesmo em uma temperatura abaixo de 15ºC.


Fonte: SmarterTravel
Imagens: Google Images Common