Voltar

Por Alexandre Monteiro

Não importa qual feriado você celebra e onde você está comemorando com seus amigos ou sua família. Pode confiar: a comida nunca falha em fortalecer os laços entre as pessoas. Especialmente no Natal, o espírito solidário e de união se intensifica, e não há nada melhor que reunir seus queridos ao redor de uma mesa repleta de quitutes.

Mas não pense que os pratos típicos do Natal se resumem ao peru, à rabanada, às nozes e ao salpicão. Ao redor do mundo, cada país tem sua culinária específica para esta época do ano. E se o orçamento está apertado para ir até esses lugares e provar “in loco”, a lista abaixo traz links para as receitas, para você tentar se aventurar nos fogões de casa e servir algo de novo no seu jantar natalino deste ano.

Tourtiére (Canadá) – Originária de Quebec, esta torta de carne franco-canandense é tradicionalmente servida no Natal. A massa de manteiga é recheada de batatas, cebola e picadinho de carne apimentada, mas você pode incrementar com outros ingredientes e temperos. A carne é o ponto alto deste prato e pode variar de acordo com a região: em Montreal, é feita de porco, enquanto na região costeira se usa peixe. Veja como fazer.

Sarmale (Romênia) – Este é um prato feito de carne de porco picadinha, arroz e ervas enrolados em folhas de repolho. Pode ser servido como o prato principal da ceia de Natal, junto a acompanhamentos como polenta e pimenta. A receita completa está aqui.

Tentação de Jansson (Suécia) – Batizada assim em função de um famoso cantor de ópera sueco no início do século 20, este é um prato clássico do Natal no País, feito de tiras de batatas gratinadas com cebolas, anchova e creme de leite. Faça em casa seguindo esta receita.

Bibingka (Filipinas) – Esta espécie de bolo feito com farinha de arroz é servida sobre uma folha de bananeira – prato típico das Filipinas principalmente durante as festas de fim de ano. É um bolo esponjoso e amanteigado coberto de açúcar, queijo ou côco – mas às vezes as receitas ousam e incluem outros ingredientes menos usuais, como abacaxi. Veja aqui como fazer.

4452988943_77ace9cd25_b

Buche de Noel (França) – Este delicioso rocambole de chocolate é uma sobremesa típica do natal francês e seu formato faz referência a uma tradição antiga de queimar toras de madeira para simbolizar um novo começo no ano que está por vir. Depois, esse costume foi substituído por assar um bolo. Ofereça para seus amigos seguindo esta receita.

Melomakarona (Grécia) – Na Grécia, este biscoito é uma tradição durante o Natal, podendo ser servido com calda de mel ou cravo em pó. Pode ser recheado com nozes picadas e ter toques de canela e sabores cítricos. Veja como fazer essa guloseima para sua família.

4626240836_81fc917e1e_b

Pudim de Natal (Reino Unido) – Este é uma das mais icônicas tradições inglesas dos feriados de fim de ano. Cada um tem uma receita especial deste pudim, mas, normalmente, esta gelatinosa sobremesa é feita de frutas secas, com crocância garantida das nozes e amêndoas picadinhas. Se quer levar a cultura britânica realmente a sério, coloque uma moeda na mistura de um dos pudins e avise seus convidados (para que ninguém quebre um dente) que quem achar será o sortudo do próximo ano. Siga esta receita.

16078355726_dd1d18e7bc_c

Panettone (Itália) – Originado em Milão, o panetone já é um clássico também no Brasil. É um pão doce assado com frutas cristalizadas que se popularizou em todo o mundo graças aos imigrantes italianos. Normalmente comprado pronto nos supermercados, saiba que você também pode tentar fazer em casa.

Kransekake (Dinamarca e Noruega) – Esses dois países compartilham a tradição de, na época das festas, comerem esta guloseima feita basicamente de amêndoas, açúcar e ovo, em formato de árvore de Natal, com várias camadas. Veja como fazer.

2501678631_291841eac0_b


Fonte: SmarterTravel
Imagens: VisualHunt