Atenção: você está prestes a conhecer detalhes curiosos sobre os bastidores de uma viagem de avião. E sabe quem os revelou? Os próprios comissários de bordo, de várias companhias aéreas, em um fórum virtual de perguntas e respostas americano.
A questão era a seguinte: quais são as coisas que os comissários de bordo sabem, mas não vão contar aos passageiros? Os comissários, que voam todos os dias e conhecem bem todos os detalhes e serviços de uma aeronave, contaram vários fatos que você provavelmente não sabia até hoje.
Lemos todo o tópico do fórum e pinçamos algumas dessas curiosidades. Confira:
1 – A água utilizada para fazer café ou chá vem de um tanque de água que fica na base da aeronave. Até aí tudo bem. O problema é que esse tanque não é limpo com muita frequência.
2 – Nos aeroportos, há sempre um ou dois comissários de prontidão para o caso de algum funcionário daquele voo tiver um imprevisto e não puder comparecer. Em stand by, eles ficam de uniforme e com as malas prontas para embarcar.
3 – Algumas companhias oferecem apenas uma opção de refeição, mas se do voo anterior tiverem sobrado “quentinhas” de outro sabor, eles também podem servi-las.
Sim, os cobertores são reutilizados
4 – Não, os cobertores, fones de ouvido e travesseiros distribuídos no avião não são novinhos. Eles são reutilizados
5 – Ao ingerir bebidas alcoólicas num voo, você fica bêbado mais rápido, devido à altitude. E os comissários estão preparados caso você faça uma “ceninha”.
6 – Se você resolver ir ao banheiro antes da decolagem, saiba que pode estar atrasando o voo. O avião não irá levantar voo até que você esteja de volta – e isso pode fazer inclusive com que a aeronave perca o lugar na fila.
7 – No treinamento da equipe, que dura cerca de 10h por dia, 90% é relacionado a segurança e atendimento médico. Um comissário estima que apenas uma hora é usada para ensinar técnicas de relacionamento com o cliente (no caso, o passageiro).
Foto: chinaoffseason via Visualhunt.com / CC BY
8– Passageiros gentis podem receber algumas regalias durante o voo. Se por alguma razão pedirem para você trocar de lugar e você aceitar sem dramas, os comissários estão dispostos a lhe dar tratamento especial (enquanto todos recebem um sanduíche, você pode receber dois, por exemplo).
9 – As refeições dos comissários de bordo são ligeiramente melhores do que as oferecidas aos passageiros. Os funcionários do voo recebem frutas frescas e inteiras, e não picadinhas. Há tipos de sanduíches, sobremesas e bebidas aos quais apenas os comissários têm aceso.
10 – Os comissários sabem lidar com quem, durante o voo, tem uma overdose, uma queimadura, um osso quebrado, um ataque cardíaco e até com quem entra em trabalho de parto e tenha um bebê.
–
Imagem: VisualHunt
Fonte: Quora