11 coisas sobre Tóquio, a próxima anfitriã das Olimpíadas

japan-tokyo-skyscraper-building-city-urban

Quando uma cidade não pode falar por si, converse com seus moradores. Tóquio, a capital do Japão, é conhecida como um lugar superfrenético e megamoderno, mas as pessoas que vivem lá querem que você saiba que há mais do que isso. Do orgulho dos habitantes locais surgem as infinitas oportunidades de surpresas que você poderá descobrir caso decida visitar a próxima anfitriã dos Jogos Olímpicos (2020). concurso dos habitantes locais, orgulho aterrado sugere a verdadeira profundidade e de Tóquio suas infinitas oportunidades para a descoberta surpreendente. Dos conselhos sobre ficar perdido até esquecer o filme Encontros e desencontros, eis o que os moradores querem que você saiba sobre Tóquio (além de que o primeiro-ministro considera vestir-se de Mario Bros para convidar o mundo à Olimpíada).

Você deve se perder
Ao dar um passeio, não se preocupe demais em manter-se localizado o tempo todo, aconselham os moradores. Ao escolher andar de táxi ou de metrô, os visitantes perdem de conhecer a magia dos bairros e ruelas menores de Tóquio. “As principais ruas têm as mesmas lojas, por exemplo, mas as ruazinhas menores são únicas”, observam os nativos. Nesse emaranhado inebriante de vielas, você pode tropeçar em locais descolados como cafeterias, santuários e lojinhas, conhecendo de verdade a vida diária japonesa, o que dificilmente estará nos guias de turismo.

Esta é, de verdade, uma cidade vertical
Se você presumir que vai encontrar tudo o que precisa no térreo, você vai perder bastante coisa sobre Tóquio. Ao contrário dos edifícios de “uso misto” que existem em várias cidades – onde há estabelecimentos comerciais no térreo e escritórios e residências nos andares superiores -, os prédios de Tóquio costumam usar muitos andares para lojas, cafés, restaurantes e até hotéis. O Conrad Tokyo e os hotéis da rede Andaz Tokyo, por exemplo, oferecem a seus hóspedes, do alto de arranha-céus, vistas estelares da cidade.

Você pode superar a barreira da língua
A barreira da língua pode parecer cruel às vezes, mas a hospitalidade japonesa compensa. Os moradores de Tóquio sempre vão ajudar pessoas que não falam japonês. Claro que isso pode requerer mímicas e Google Tradutor, mas a boa-vontade culturalmente enraizada e a prestatividade aos que pedem ajuda vão fazer você se sentir menos perdido – pelo menos no idioma.

Esqueça o filme Encontros e desencontros
“Antes de me mudar para cá, vi Encontros e desencontros e pensei que havia compreendido um pouco sobre Tóquio. Mas está tudo errado”, disse um local. No filme, os personagens de Bill Murray e Scarlett Johansson cruzam seus caminhos na capital japonesa, onde é mostrado um ritmo frenético e alguns costumes esquisitos que dão a imagem de que, lá, você vai se sentir melancólico e solitário. Se enquadrar a cidade nesses termos, você vai perder o que a torna verdadeiramente especial. Tóquio é um lugar real, com pessoas indo e vindo, falando sobre a vida, com crianças brincando em parques, vovós comem macarrão e as pessoas fazem caminhadas apenas para aproveitar a manhã.

A informação está em toda parte
Ok, você estará em um lugar onde provavelmente não vai conseguir ler a maioria dos sinais, mas a informação em língua inglesa está em toda parte. Os moradores apontam a abundância de postos de informação turística da cidade. A maioria é composta por falantes de inglês e têm panfletos e guias nesse idioma. Esses postos estão na maioria dos locais mais populares, como o Tsukiji Outer Market e o Kitte Center.

16228516431_b803dfb989_c

Foto: Moyan_Brenn via Visual hunt / CC BY

Cuidado com os “falsos” restaurantes
De acordo com um local que dedica sua vida a ajudar os outros a descobrir as alegrias da comida em Tóquio, muitos restaurantes podem ser uma “furada”, como o caso dos que dispõem seus alimentos em potinhos de vidro. Os melhores lugares para comer na cidade sequer são bem sinalizados e, muito frequentemente, não estão no térreo, o que representa um desafio para a maioria dos turistas. Em Tóquio, vale a pena pesquisar antes de escolher onde comer. Você será recompensado (e não passará mal).

Cumprir regras é fundamental
Em Tóquio, pedestres tendem a obedecer as leis de trânsito locais. Faça como um local e use as faixas de segurança, aguardando até que o sinal se abra para você atravessar. A harmonia de uma cidade densa como Tóquio exige um trabalho em equipe, por isso os moradores sempre seguem todas as regras. Seja paciente nas filas, tire os sapatos sempre que houver um aviso que mande e, se for fumante, acenda seu cigarro apenas nas zonas designadas nas ruas.

As coisas estão mudando
Os Jogos Olímpicos de Tóquio estão a quatro anos de distância, mas a cidade e as prefeituras das cidades vizinhas, como Chiba e Saitama, já estão se preparando para um grande fluxo de visitantes. A abundância de acesso público de wi-fi, ferramentas de tradução, aplicativos, guias que falam inglês, entre outras facilidades, fazem parte do plano de tornar a cidade o mais amigável possível. Os próximos anos vão trazer ainda mais hotéis e fazer emergir novos bairros do entorno das ruas “olímpicas”.

Há guias turísticos gratuitos
Se você não fala ou lê japonês, explore a cidade na companhia de alguém que o faz. Os guias turísticos são um recurso incrível para descobrir Tóquio, e nem todos eles são caros. A organização Tokyo Free Guide une viajantes de todo o mundo com moradores que são profundos conhecedores da cidade. São mais de 150 guias, cada um com uma especialidade diferente, mas que mostram os arredores sem nenhum custo, a não ser pagá-los transporte, entradas em locais pagos e refeições. É uma maneira imbatível e acessível para sair com um nativo e aprender sobre Tóquio.

A loja Muji está em todo lugar
A loja Muji é uma das mais famosas e tradicionais no Japão. Se você gostar, saiba que não é preciso encontrar uma das lojas Muji para comprar os produtos da empresa. Em cada loja de conveniência Family Mart – tão onipresente quanto o Starbucks nos Estados Unidos – há um corredor de produtos Muji, incluindo camisetas, cadernos, roupas íntimas e outros itens legais. De quebra, a Family Mart oferece uma imensa diversidade de guloseimas, japonesas ou não.

Tudo começa em Tóquio
Há muito tempo atrás, Quioto era a capital do país. Mas, no Período Edo, o poder se mudou para Tóquio, cujo nome significa “capital do leste”, e a cidade se tornou o centro da vida no Japão. Literalmente. De acordo com os moradores, uma ponte no bairro de Nihonbashi é o ponto a partir do qual a quilometragem é medida no Japão. Tóquio pode parecer moderno, mas os moradores insistem que é realmente o cerne da história no Japão.

Imagem: VisualHunt
Fonte: SmarterTravel

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...