Ao contrário do que muita gente pensa, não é só viajando de avião que se consegue acumular milhas aéreas. Existem várias formas de fazer isso com atividades comuns do dia a dia, algo que se tornou possível graças a várias parcerias entre as empresas de milhagem e os serviços que você usa cotidianamente.
Se você se organizar e se dedicar, é possível acumular até 3 mil milhas por mês. E é só vantagem, porque as milhas vêm com atividades que você já faz todo o dia sem ter “nada” em troca, como compras no supermercado e estacionamento do carro.
O mercado de milhas no Brasil é bem mais atrasado do que o americano, oor exemplo, onde as pessoas ganham milhas de forma muito mais prática. Mas essa realidade vem evoluindo em nosso País. Para começar, temos quatro grandes programas de milhagem, os das maiores companhias aéreas brasileiras: Avianca (Amigo), Azul (Tudo Azul), Gol (Smiles) e Latam (Multiplus).
Vale a pena pesquisar todos os seus parceiros e conhecer suas particularidades e política de resgate de pontos. Em períodos promocionais, dá para comprar bilhetes aéreos por 2 mil a 5 mil milhas o trecho.
Mas se quiser turbinar seu acúmulo de milhas, confira essas dicas:
Use o cartão de crédito: Essa já é uma fórmula conhecida para ganhar milhas. Ao pagar a fatura do cartão, você acumula pontos no programa de fidelidade do seu banco e isso pode ser transferido para as principais operadoras de milhas, inclusive internacionais. Os que dão mais milhas exigem renda maior, por isso cobram uma taxa mais alta de anuidade, mas para quem usa muito o cartão de crédito e viaja bastante, pode ser vantajoso.
Faça compras online: Várias lojas virtuais têm parcerias com os programas de milhagens e as compras podem render milhas extras, além das acumuladas no cartão de crédito. Veja nos sites dos programas de fidelidade quais estabelecimentos comerciais estão credenciados e opte por elas quando precisar comprar alguma coisa. Na Netshoes, por exemplo, um tênis de R$ 139 pode render 27 milhas adicionais, graças à parceria com a Multiplus, da Latam. É pouquinho, mas de grão em grão…
Vá ao supermercado: Atividade super cotidiana, a ida ao supermercado que é tão penosa para alguns pode ter um incentivo extra se você puder acumular milhas. Veja os supermercados credenciados a cada companhia aérea e pergunte se o cartão fidelidade do próprio estabelecimento reverte os pontos para programas de milhagem.
Foto: Visual hunt
Abasteça seu veículo: Alguns postos de gasolina têm programa de fidelidade e também permitem converter os pontos em milhas nas operadoras. Nos postos Ipiranga, por exemplo, o programa Km de vantagens permite esse acúmulo e faz até pacotes promocionais de transferenciade pontos.
Hospede-se em hotéis: Sempre que precisar de hospedagem, em viagens a trabalho ou em férias, opte por hotéis que tenham programa de fidelidade ou que sejam parceiros das companhias de milhagem. Na rede Accor, a cada diária você acumula pontos que depois são convertidos em milhas.
Faça “reviews” no TripAdvisor: Escolha lugares que você já conheceu e escreva reviews em sites de dicas de turismo como o TripAdvisor e Kekanto. A cada review, você acumula de 5 a 10 pontos. Se tiver paciência para fazer 150 reviews, já são 1.500 pontos, por exemplo. No Kekanto, é exigido no mínimo 100 pontos para transferi-los ao Multiplus.
Chame táxi pelo EasyTaxi: O aplicativo também tem parceria com a Multiplus. A cada corrida é possível acumular pontos. Se pagar com dinheiro ou cartão, são 5 pontos, mas se usar o sistema de pagamento do próprio app, você acumula 20!
Pratique esportes: Se está precisando de um bom empurrão para começar a se exercitar, saiba que uma start-up brasileira chamada Mova Mais transforma dados das suas atividades físicas, como os quilômetros percorridos na corrida ou no ciclismo, em milhas aéreas.
Invista seu dinheiro: Ao fazer seu dinheiro render em algum investimento financeiro também pode lhe render milhas a cada transação. Procure nos programas de milhagem as corretoras parceiras.
Coloque seu veículo no estacionamento: Grandes redes de estacionamento, principalmente as que ficam perto dos aeroportos, são parceiras de programas de milhagem e fazem você acumular pontos de acordo com o valor final pago. Escolha essas se precisar deixar seu veículo.
Procure por mais serviços parceiros: Os programas de milhas incluem convênios até com petshops, farmácias, locadoras de carros e agências de viagem.
-Imagem: VisualHunt