14 hábitos para mudar e economizar durante a viagem

plane-airport-airplane-sky

Quando estamos planejando férias ou feriado, todos temos a ideia do que vai ser o descanso perfeito. Seja pegando sol na praia ou fazendo uma viagem mais urbana, os turistas têm algo em comum: gastar mais do que realmente é necessário.

Fazer pequenas mudanças nos seus hábitos pode fazer uma grande diferença. Para ajudar, preparamos essa lista de coisas que fazem você gastar muito durante uma viagem e algumas dicas para economizar dinheiro – quem sabe, assim, você possa até ficar mais tempo no seu destino? Confira:

Você sempre viaja no sábado. Viajar durante um fim de semana pode ser mais conveniente, mas é bem mais caro. Se você está planejando uma saidinha rápida ou um longo feriadão, dá para economizar bastante se você comprar passagens aéreas para o meio da semana. Da próxima vez que você checar as opções de voo, veja o quanto pode pagar a menos se viajar entre segunda e quinta, em comparação com sextas e sábados.

Você leva para o exterior seu cartão de crédito habitual. É bom levar um cartão de crédito com você durante as férias. Ele é uma forma fácil e segura de carregar dinheiro e podem ser realmente úteis em uma emergência. Mas levar aquele que você usa todo dia pode não ser a melhor opção. A maioria dos cartões de crédito impõe taxas extras e cobranças por transações internacionais, o que significa que podem sair muito caro. Para evitar isso, busque um cartão que ofereça um bom acordo sobre gastos no exterior. Não esqueça de avisar seu banco que está viajando para fora – eles também podem oferecer bons serviços de descontos no câmbio e no seguro-viagem.

Você troca dinheiro no aeroporto. É sempre uma boa ideia ter algum dinheiro “vivo” quando viaja, especialmente se planeja pegar táxis ou dar algum tipo de gorjeta. Porém, você não terá a melhor taxa de câmbio se esperar chegar até o aeroporto para trocar seu dinheiro. Para economizar, pesquise a melhor cotação e pegue seu dinheiro antes de viajar.

Você só pesquisa por voos diretos. Definitivamente, voos diretos são a maneira mais rápida e conveniente de viajar, mas pode custar muito mais. Se está buscando uma opção barata, você pode economizar bastante se procurar voos com escalas ou conexões. Em vez de enxergar isso como algo ruim, aproveite a parada, se ela for longa, para conhecer um pouco da cidade que você não visitaria em outra circunstância. Se for curta, o lado bom é que uma partezinha do dinheiro que você poupar pode ser usada em algumas compras nas lojas duty-free dos aeroportos.

Você come fora em todas as refeições. Ir a restaurantes durante feriado ou férias podem custar uma pequena fortuna, especialmente se você está viajando com toda a família. Em vez de pagar caro por três refeições ao dia, tente optar por acomodações que incluem café da manhã no preço da diária: aproveitá-lo ao máximo vai fazer você se sentir satisfeito durante boa parte do dia. Outra dica é: em vez de pagar cafés, águas e snacks caros nas lanchonetes, compre no supermercado e leve na mochila. Mas se não quiser abrir mão de comer fora, prefira o almoço do que o jantar, pois ao meio-dia os menus são mais em conta.

tourists-waiting-for-tram-on-city-street

Você compra bilhetes individuais de trem e ônibus. Visitar uma cidade com bom transporte público é ótimo para apreciar paisagens e especial para quem está com o orçamento apertado. Mas à maioria de nós não ocorre perguntar ao motorista ou ao operador do trem como economizar ainda mais. Em vez de comprar bilhetes individuais, pesquise para verificar se não há opções diárias ou semanais. Isso pode ajudá-lo a poupar dinheiro e evitar perder tempo ao comprar passagens a cada vez que você precisar se deslocar.  Não esqueça que se você for estudante, idoso ou tiver alguma necessidade especial, há ainda mais descontos disponíveis.

Você viaja durante a alta temporada. Sim, a gente sabe que é tentador marcar uma viagem para o período de verão, que já está se aproximando. O clima é ótimo e parece que todo mundo está desembarcando em algum lugar legal. Porém, se você não está preso às férias escolares, você pode poupar muita grana viajando fora da alta temporada. Os meses de baixa temporada são sempre mais baratos e mais tranquilos.

Você contrata um novo seguro-viagem a cada viagem. Pagar por um contrato de seguro-viagem que só cobre as datas que você estará fora pode parecer o melhor custo-benefício. Mas se você planeja viajar mais de uma vez por ano, um seguro anual pode sair mais barato.

Você compra comida no aeroporto ou no avião. Comida no aeroporto pode ser muito cara – quem nunca pediu um pão de queijo e um suco e pagou mais de R$ 30? -, portanto leve seus lanchinhos com você. Eles são permitidos, ao contrário das bebidas.

Você não contata sua operadora telefônica antes de viajar. Voltar para casa depois de uma viagem perfeita já dá aquela tristeza, agora imagine se você se deparar com uma longa e inesperada conta de telefone. Isso pode ser facilmente evitado contatando sua operadora telefônica para avisá-los que está viajando para o exterior. É muito fácil esquecer disso em meio a tantos preparativos, mas pode realmente fazer você poupar dinheiro. Algumas operadoras oferecem soluções gratuitas, enquanto outras lhe dão a opção de uma taxa diária ou mensal para fazer ligações, enviar torpedos ou usar o pacote de dados sem uma conta exorbitante ao fim do mês. Se contratar algo assim, não esqueça de cancelar na volta.

Você sempre compra mini-kits de viagem. Ao fazer compras práticas para cada viagem, muitas pessoas compram mini-kits de viagem que vêm com pequenos potinhos para xampu, condicionador, sabonete e outras loções. Isso pode sair bem caro. Em vez disso, compre as garrafinhas vazias reutilizáveis e as encha na véspera de viagem com os produtos de higiene pessoal que você já tem em casa. Assim, você irá levar seu xampu favorito por um custo bem mais baixo. Além disso, não esqueça que a maioria dos hotéis oferece esses produtos gratuitamente, então há coisas que você não precisa nem levar. Aproveite.

Você gasta com mapas e guias de viagem. Comprar guias turísticos e mapas descolados do destino que está visitando é uma ótima ideia, mas normalmente também sai caro. Economize procurando informações na internet e imprimindo os mapas e guias que você gostaria de levar. Você também pode fazer download de vários aplicativos gratuitos de viagem e de geolocalização no seu smartphone, reunindo mapas, rotas e dicas que você pode inclusive acessar offline. Baixe-os antes da viagem, para não gastar seu pacote de dados no exterior – o que também pode custar bastante.

Você compra filtro solar a cada viagem. Se você vai para algum destino de verão, claro que vai precisar levar filtro solar. Antes de sair para comprá-lo na farmácia ou no supermercado, cheque se o que você tem em casa ainda tem condições de uso. O tempo de validade ou de uso após a abertura do produto pode variar de um a dois anos, período pelo qual você pode continuar usando e não precisar comprar um novo (algumas marcas podem ser bem caras). Para ter certeza que seu filtro solar vai durar bastante, guarde-o em um local de preferência fresquinho e escuro.

Você aluga um carro no aeroporto. Do seguro exorbitante até o custo de dispositivos como sistemas de navegação ou cadeirinhas de criança, alugar um carro no aeroporto pode ser uma pequena fortuna. Reservando tudo antes de partir, você pode poupar significativamente.


Fonte: News
Imagens: VisualHunt

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...