Portal sobre Remessas Internacionais, Câmbio e Turismo

3 dicas fundamentais para se dar bem na compra de moeda para sua viagem

Tenho um amigo que diz a seguinte frase: “Todo mundo tira férias uma vez por ano e viaja”. Essa é uma verdade, mas não absoluta, afinal existem workaholics e outras pessoas com peculiaridades em seus trabalhos, que passam anos sem exercer esse direito de tirar férias.

Vamos combinar também que nem sempre você precisa de férias para fazer uma viagem. Um final de semana, feriado prolongado ou até mesmo um banco de horas para emendar alguns dias pode ser suficiente.

Se você decidiu viajar pelo Brasil não terá que se “preocupar” em comprar moeda estrangeira, mas se escolheu um destino internacional é essencial que já saia do Brasil com moeda estrangeira nos “bolsos”.

Listamos aqui algumas dicas para você se dar bem na hora de adquirir dólar, euro (as duas moedas mais fortes atualmente) ou qualquer outra moeda estrangeira. Claro, isso depende do seu destino (você não levará dólares ou euros para o Japão, terá que levar a moeda deles que é o iene).

Invista tempo planejando os gastos da viagem

Essa com certeza é a chave do sucesso, portanto, invista algum tempo pesquisando quanto você gastará durante a sua viagem para não comprar pouca e nem muita moeda estrangeira.

Dificilmente você conseguirá fazer a conta exata para que seus dólares ou euros acabem logo após o cafézinho que você vai tomar depois que fizer o check-in da volta no aeroporto, portanto, se você estimou por exemplo que deve gastar US$ 1.000 no destino compre um pouco mais que isso. Talvez 20% a mais seja o suficiente para contratempos ou gastos extras não previstos no planejamento.

Existem sites especializados em viagens que ajudarão vocês a prever os valores gastos na viagem, é o caso do Melhor Embarque que rastreia os melhores preços de passagens aéreas, hotéis, cruzeiros e dá dicas de viagens, como guias do que fazer na cidade, orientações sobre vistos e até pegadinhas comuns para que você não embarque em alguma furada.

Pesquise as melhores datas para comprar a moeda

São raras as viagens internacionais que acontecem do dia para a noite. É muito comum a viagem internacional ser planejada com pelo menos 2 meses de antecedência. Afinal, quanto mais cedo você começa a planejar a viagem, você poupará mais tempo para pesquisar a melhor data para comprar a moeda estrangeira.

Se você é como a maioria dos brasileiros, que só acompanha o valor do dólar e euro pelo Jornal Nacional, vai ter que ir mais “profundo”. Ao fechar uma viagem internacional, você deverá passar a acompanhar estes preço todos os dias. Essa é a melhor maneira de entender o valor atual do câmbio e, a partir da pesquisa que fará em diferentes corretoras, poderá levar vantagem em comprar nos períodos de baixa.

Por este motivo, portais como o melhorcambio.com são tão importantes. Imagina ter que se deslocar de um lugar a outro da cidade ou mesmo ter que comparar as taxas “manualmente”, seja no papel ou no excel. Tomaria um tempo que muitas vezes você não tem.

 

Fique atento às promoções

Sim, é verdade! Existem promoções para compra e venda de moeda estrangeira.

Em muitos casos as promoções são: isenção de IOF ou a possibilidade de comprar a moeda em cartões de travel money ( que considero mais seguro, na minha opinião).

Há também promoções nas taxas, mas essas são mais difíceis de encontrar e dependem exclusivamente da posição do banco.

A última dica, não é exatamente uma dica, mas uma ordem: #aproveite! Afinal, mesmo se você estiver viajando com a grana curta tem que encontrar tempo e atrações para você relaxar e desfrutar da viagem.

 

Texto por Tarik Lemes – Melhor Embarque

Imagem: VisualHunt

Sair da versão mobile