Portal sobre Remessas Internacionais, Câmbio e Turismo

8 animais exuberantes das Ilhas Galápagos

A grande variedade de animais em Galápagos é o que separa uma viagem para lá de qualquer outro tipo de férias, em qualquer outro lugar. Cerca de 80% de suas aves, 97% de seus répteis e mamíferos terrestres, 20% das espécies marinhas e 30% das plantas são somente encontradas somente nesta ilha do oceano Pacífico.

Aqui estão 8 dos mais lindos animais para que você se inspire a finalmente conhecer esse recanto da natureza selvagem.

Patola-de-pés-azuis, atobá-de-pés-vermelhos e nazca

Apesar de “parentes”,  esses três pássaros presentes na fauna de Galápagos são de espécies diferentes, mas todos eles marinhos, ou seja, precisam entrar no oceano para caçar peixes e conseguir se alimentar. Os atobás-de-pés-vermelhos são os mais difíceis de avistar, e estão concentrados principalmente na colônia de Genovesa. Os outros dois, por outro lado, você terá facilidade de localizar, seja voando em colônias próximo à beira do mar ou fazendo ninho no chão de várias pequenas ilhas.

Fragatas

Você encontrará duas espécies de fragatas em Galápagos: a fragata-grande e a fragata-comum, esta última tão linda que, em inglês, seu apelido é Magnífica. Ambas são nativas do arquipélago. Os nomes dessas aves, conhecidas por seus hábitos agressivos (tombar em outro pássaro durante o voo, por exemplo), significam “homens de guerra”. Você já deve ter visto essa ave em alguma fotografia: são aquelas cujo macho tem um saco gular vermelho, que infla quando ele está tentando atrair uma fêmea. Podem ser vistos em qualquer uma das ilhas, mas é a de Seymour Norte que mais abriga colônias desses pássaros.

Tubarões

Tubarões-baleia – peixes enormes que podem chegar a 12m de comprimento – podem ser encontrados durante todo o ano, especialmente nas ilhas de Wolf e Darwin, de maio a dezembro. São considerados os maiores peixes do mundo, mas não são perigosos, alimentando-se principalmente de plâncton. Listados como uma espécie vulnerável à extinção, esses bichos têm sido alvos de diversas pesquisas de biólogos, que querem entender por que tantas fêmeas grávidas chegam às ilhas. Você não deve conseguir localizá-lo em um simples mergulho: é preciso ir bem mais a fundo. As ilhas Galápagos contam ainda com outras 30 diferentes espécies deste animal, como o tubarão-de-pontas-brancas-de-recife (na ilha Isabela é fácil de vê-lo), tubarão-martelo, tubarão-tigre e, claro, tubarão-das-galápagos.

Iguana marinha

Você definitivamente irá encontrar várias iguanas marinhas em uma viagem a Galápagos. Esses animais endêmicos da região estão por todas as ilhas e são as únicas iguanas, em todo o mundo, que vivem na terra, mas precisam do oceano para se alimentar. Não é comum, no entanto, encontrá-las dentro d’água, uma vez que elas não podem ficar muito tempo sob as baixas temperaturas do mar. As iguanas marinhas mudam de cor conforme seu crescimento: recém nascidas são pretas e podem ganhar, à medida que crescem, manchas vermelhas, verdes e cinzas – ou até mesmo se tornarem inteiramente dessas cores. As cores ficam bem mais vivas na época reprodutiva. As mais coloridas ficam na ilha Española e são apelidadas de “iguanas de Natal”. A população total desses animais, que podem viver até os 60 anos, é estimada entre 200 mil e 300 mil.

Flamingos

Com uma população de apenas 350 exemplares, os flamingos de Galápagos são considerados animais ameaçados de extinção por animais exóticos introduzidos à fauna. Você vai encontrá-lo em lagoas de água salgada, como as da ilha Isabela. Como qualquer outra espécie de flamingo, os de Galápagos se alimentam de artêmias. A exuberante cor rosa brilha em meio à paisagem e fica mais forte à medida em que o animal chega à idade adulta.

Caranguejo Grapsus

Um dos animais mais legais de ver em Galápagos é o caranguejo da espécie Grapsus grapsus. Sua cor vermelha contrasta com a areia e as pedras. São bichos muito comuns, que você verá com certeza, em qualquer uma das ilhas.

Leões-marinhos e ursos-do-mar

Ambas as espécies têm populações que ultrapassam os 50 mil exemplares, distribuídos em todas as ilhas. Os leões-marinhos são os animais mais fáceis de encontrar durante uma viagem a Galápagos, já que normalmente estão descansando e brincando nas docas e nas praias. São muito amigáveis, mas você deve respeitar o espaço deles, sob risco de os machos ficarem agressivos. Os ursos-do-mar tendem a ficar em áreas pouco visitadas por humanos e são menores que os leões marinhos. Se estiver com sorte, poderá nadar com eles em alguma atividade de mergulho.

Pinguim-das-Galápagos

Típicos apenas naquela região, esses pinguins são os únicos a viverem em cima ou acima da linha do equador. Você irá encontrá-lo nas águas frias das ilhas do oeste, como Fernandina e Isabela. No total, chegam a 2 mil exemplares e alguns podem ser localizados, em menor quantidade, nas ilhas de Santiago, James, Bartolomé e Floreana. Por causa da população diminuta, são considerados ameaçados de extinção. Prepare-se para a possibilidade de nadar com eles durante um mergulho, mas não espere acompanhá-los: são muito rápidos – nadam e mergulham em uma velocidade incrível!


Imagem: VisualHunt
Fonte: SmarterTravel

Sair da versão mobile