Portal sobre Remessas Internacionais, Câmbio e Turismo

8 dicas essenciais de quem mais entende de viagem: os comissários de bordo

Para comissários de bordo, que normalmente passam mais de 80 horas por mês nos ares, viajar é praticamente natureza humana. Dessa forma, ninguém melhor para dar dicas e compartilhar truques do que aqueles que detêm amplo conhecimento no assunto.

Veja 8 coisas que podem fazer sua experiência de viagem mais fácil e agradável:

Para ter um serviço mais atencioso de seus comissários de bordo, sente mais pro fundo do avião. A maioria dos passageiros tende a escolher assentos mais para a frente, para que possam desembarcar primeiro e ter uma chance maior de escolher sua opção preferida de refeição, aeromoças e aeromoços dizem que o contrário é mais interessante. O motivo é simples: eles evitam atender aos pedidos de quem está à frente, porque agradar a um pode causar um efeito-cascata e todos os demais pedirem. “Isso pode causar um problema, uma vez que as aeronaves às vezes não têm extra vodca, travesseiros, fones de ouvido, pasta de dentes…”, diz um comissário. Isso também pode atrapalhar o horário de pouso, pois desvia do serviço que já está programado. Para quem está no fundo, no entanto, é mais fácil de entregar em alguns segundos aquela segunda garrafinha de vinho.

Para passar suas roupas de forma mais rápida, use sua chapinha. Quando você está com pressa e não tem tempo ou estrutura para passar roupas na tábua, é a melhor opção, diz uma comissário com 30 anos de exeperiência.

Para dormir em lençóis limpos, preste atenção em como eles estão dobrados no quarto de hotel. Se não tiverem as marquinhas de que estavam dobrados, é porque alguém dormiu neles recentemente, segundo uma aeromoça com 19 anos de voos.

Para manter o quarto de hotel escuro, prenda as duas folhas da cortina, no meio, com um clipe ou algo parecido. Assim, de acordo com um comissário que está na profissão há 15 anos, a luz não entra no cômodo.

Para evitar problemas no ouvido, evite viajar se está com um forte resfriado. Isso pode prejudicar seus tímpanos e você pode até perder temporariamente sua audição. “Aconteceu comigo uma vez. Não consegui escutar nada direito por uma semana, além de doer muito”, recomenda outro comissário.

Para combater o jet lag, você deve implementar um ritual na hora de dormir. Pare de usar seus eletrônicos uma hora antes de ir deitar, tome uma xícara de chá e leia um pouco. “Normalmente isso funciona, mas se mesmo assim não consigo dormir depois de uma hora, eu levanto, faço outra coisa e então tento de novo”, diz uma aeromoça.

Para fazer malas mais leves, ligue para seu hotel, antes da viagem, e certifique-se que o local oferece itens como secador de cabelo e outras coisas que você pode dispensar de levar na bagagem. Para otimizar espaço, a técnica mais utilizada pelos comissários é a de enrolar as peças de roupa, em vez de dobrá-las.

Para nunca perder o café da manhã gratuito, cheque com o hotel se você pode ter algum lanchinho caso não possa estar presente no horário estabelecido para a refeição. Às vezes, pode ser só um pedaço de fruta, uma garrafa de água ou fatias de queijo. “Mas isso já salvou meu estômago muitas vezes”, comenta um comissário.


Imagens: VisualHunt
Fonte: Business Insider

 

 

Sair da versão mobile