Você conhece os Ted Talks? São uma série de conferências realizadas em todo o mundo – principalmente na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia – cujo objetivo é a disseminação de boas ideias. São palestras curtas, de no máximo 18 minutos e que têm no compartilhamento online sua maior força.
Os temas são bem variados, mas o assunto viagem frequentemente está lá para nos fazer lembrar que sair da zona de conforto é um desafio a ser cumprido.
Pense no seguinte: é seu primeiro dia de trabalho pós-férias e sua cabeça ainda está na praia, na montanha ou seja lá onde você passou seu período de descanso. Mal voltou à ativa e já está planejando e contando os dias até a sua próxima aventura? Normal. Talvez você tenha seguido um fotógrafo de viagens no Instagram ou lido o blog de um escritor especializado em turismo e pensado: “Este é meu emprego dos sonhos. Eu deveria estar fazendo isso”.
Separamos nove “TEDs” que vão fazer você pensar em largar tudo no escritório e encontrar uma carreira que lhe permita viajar o tempo todo. Quem sabe é o empurrãozinho que faltava para a sua felicidade.
A glimpse of life on the road (ou “Um vislumbre de vida na estrada”): A jovem fotojornalista norte-americana Kitra Cahana foi criada no Canadá e na Suécia, mas sempre sonhou em fugir de casa e viver como uma nômade, livre pelas estradas. Esse espírito jamais a deixou. Hoje adulta e autoproclamada “à toa”, ela documenta nômades modernos em suas “casas” – ônibus, estacionamentos, trailers, kombis – e nos dá um vislumbre dessa cultura à margem da sociedade. Seu TED inspira qualquer um que tem o desejo de viajar.
Unseen footage, untamed nature (ou “Imagens invisíveis, natureza selvagem”): A cineasta Karen Bass compartilha algumas imagens de tirar o fôlego, vídeos que filmou para a BBC e para a National Geographic. Vão de um magnífico céu estrelado nos Andes até o movimento da língua de um morcego raro do Equador, que se alimenta de um jeito muito singular. A palestra vai motivá-lo a explorar os cantos mais distantes do mundo – e, quem sabe, até descobrir alguma espécie nova de animal ou planta.
Deep travel – conecting on the road and in life (ou “Viagem profunda – conectando a estrada e a vida”): A premiada jornalista Judith Fein contribuiu para mais de 100 publicações e sabe muito sobre a mudança de vida que uma viagem pode proporcionar a alguém. Ela é autora do livro “A vida é uma viagem: A mágica transformadora de viajar” e sua palestra motiva o espectador não só a viajar, mas a desafiar a si mesmo para não ser apenas um turista, mas também um embaixador que se pergunta e também encontra respostas. “Uma viagem é uma via de mão dupla”, diz ela.
Foto: Stuck in Customs via Visual hunt / CC BY-NC-SA
Why I’m rowing across the Pacific (ou “Por que estou remando pelo Pacífico”): Se está procurando uma mulher durona e inspiradora, achou: chama-se Roz Savage. Ela deixou um emprego promissor como consultora de gestão para se tornar uma remadora dos mares. É a primeira mulher a remar sozinha pelos três oceanos – Atlântico, Índico e Pacífico. E ela tem uma missão, além de “apenas” remar: ajudou a aumentar a consciência das populações pelas quais passa sobre a poluição dos mares por plásticos, as mudanças climáticas e a vida mais ecológica. Ouvindo sua conversa, é difícil não seguir seu exemplo.
Travel writing and global chance (ou “Escrever sobre viagens e a chance global”): Se já pensou por algum segundo em abandonar tudo e se tornar um escritor especializado em viagens, essa conversa é para você. A escritora Lavinia Spalding, com premiadas publicações na área de gastronomia e viagens, diz que qualquer um que viaja pode se tornar um escritor. Para ela, todos nós podemos – e devemos – compartilhar as nossas histórias pessoais, porque são essas histórias, às vezes sobre estranhos, que fazem as pessoas se preocuparem e ajudarem a impulsionar uma mudança real na ação global. Spalding desafia o público não apenas a viajar, mas a “encontrar alguém incrível e escrever um conto sobre essa pessoa.”
Making a career while traveling (ou “Fazendo carreira enquanto viaja”): Antes advogada de uma grande corporação, Piya Bose deixou seu trabalho para seguir sua paixão por viagens, tornando-se uma escritora e pesquisadora do tema em tempo integral. Ela começou a empresa “Girls on the go”, que planeja viagens para mulheres, ajudando-as a tomar coragem para despertar seu espírito aventureiro e explorar destinos exóticos.
The world’s oldest living things (ou “As coisas vivas mais antigas do mundo”): Se um arbusto composto de milhares de minúsculos ramos não é exatamente um atrativo que lhe inspire a viajar, então assista Rachel Sussmann discutir sobre os mais antigos seres vivos que ela viu, estudou e fotografou pelo mundo. Algumas de suas aventuras incluem ser deixada em um remoto fiorde na Groenlândia e um profundo mergulho em Tobago para estudar corais-cérebros. Suas experiências vão encorajar o espectador a descobrir a vida inesperada e estranha que existe na Terra, ao nosso redor.
How to travel the world with almost no money (ou “Como viajar o mundo com quase nenhum dinheiro”): Se a falta de dinheiro tem sido sempre a sua desculpa para não viajar, não será mais. Depois de perder o emprego de corretor em função da crise econômica, Tomislov Perko começou a viajar pelo mundo. O detalhe: fez isso com quase nenhum dinheiro. Se você está pensando que é bom demais para ser verdade, então siga suas dicas. Enquanto trabalhou em um barco para ter transporte de graça ou dormiu em sofás pela plataforma Couchsurfing, ele acumulou experiências e sabe todos os truques para explorar o mundo com orçamento apertado. Após essa conversa, a falta de dinheiro dinheiro vai deixar de impedi-lo de seguir seus sonhos turísticos.
The value of travel (ou “O valor de viajar”): Nesta divertida e perspicaz palestra, Rick Steves explica que “o medo é para as pessoas que não saem muito de casa”. Falando sobre suas viagens, do Afeganistão a El Salvador, da Índia à Dinamarca, ele conta o valor de aprender coisas através das viagens e a necessidade humana de compreender culturas diferentes. Assista e ficará convencido de que todo mundo tem algo para ensinar e prepare as malas para abraçar sem receios a sua próxima aventura.
–
Imagem: VisualHunt
Fonte: Forbes e Ted Talks