9 Ted Talks que vão fazer você pensar em largar tudo e se aventurar

hitch-hiker-wearing-hood-on-road-in-forest

Você conhece os Ted Talks? São uma série de conferências realizadas em todo o mundo – principalmente na Europa, nos Estados Unidos e na Ásia – cujo objetivo é a disseminação de boas ideias. São palestras curtas, de no máximo 18 minutos e que têm no compartilhamento online sua maior força.

Os temas são bem variados, mas o assunto viagem frequentemente está lá para nos fazer lembrar que sair da zona de conforto é um desafio a ser cumprido.

Pense no seguinte: é seu primeiro dia de trabalho pós-férias e sua cabeça ainda está na praia, na montanha ou seja lá onde você passou seu período de descanso. Mal voltou à ativa e já está planejando e contando os dias até a sua próxima aventura? Normal. Talvez você tenha seguido um fotógrafo de viagens no Instagram ou lido o blog de um escritor especializado em turismo e pensado: “Este é meu emprego dos sonhos. Eu deveria estar fazendo isso”.

Separamos nove “TEDs” que vão fazer você pensar em largar tudo no escritório e encontrar uma carreira que lhe permita viajar o tempo todo. Quem sabe é o empurrãozinho que faltava para a sua felicidade.

A glimpse of life on the road (ou “Um vislumbre de vida na estrada”): A jovem fotojornalista norte-americana Kitra Cahana foi criada no Canadá e na Suécia, mas sempre sonhou em fugir de casa e viver como uma nômade, livre pelas estradas. Esse espírito jamais a deixou. Hoje adulta e autoproclamada “à toa”, ela documenta nômades modernos em suas “casas” – ônibus, estacionamentos, trailers, kombis – e nos dá um vislumbre dessa cultura à margem da sociedade. Seu TED inspira qualquer um que tem o desejo de viajar.

Unseen footage, untamed nature (ou “Imagens invisíveis, natureza selvagem”): A cineasta Karen Bass compartilha algumas imagens de tirar o fôlego, vídeos que filmou para a BBC e para a National Geographic. Vão de um magnífico céu estrelado nos Andes até o movimento da língua de um morcego raro do Equador, que se alimenta de um jeito muito singular. A palestra vai motivá-lo a explorar os cantos mais distantes do mundo – e, quem sabe, até descobrir alguma espécie nova de animal ou planta.

Deep travel – conecting on the road and in life (ou “Viagem profunda – conectando a estrada e a vida”): A premiada jornalista Judith Fein contribuiu para mais de 100 publicações e sabe muito sobre a mudança de vida que uma viagem pode proporcionar a alguém. Ela é autora do livro “A vida é uma viagem: A mágica transformadora de viajar” e sua palestra motiva o espectador não só a viajar, mas a desafiar a si mesmo para não ser apenas um turista, mas também um embaixador que se pergunta e também encontra respostas. “Uma viagem é uma via de mão dupla”, diz ela. 

3078802485_b665eb38f4_b

Foto: Stuck in Customs via Visual hunt / CC BY-NC-SA

Why I’m rowing across the Pacific (ou “Por que estou remando pelo Pacífico”): Se está procurando uma mulher durona e inspiradora, achou: chama-se Roz Savage. Ela deixou um emprego promissor como consultora de gestão para se tornar uma remadora dos mares. É a primeira mulher a remar sozinha pelos três oceanos – Atlântico, Índico e Pacífico. E ela tem uma missão, além de “apenas” remar: ajudou a aumentar a consciência das populações pelas quais passa sobre a poluição dos mares por plásticos, as mudanças climáticas e a vida mais ecológica. Ouvindo sua conversa, é difícil não seguir seu exemplo.

Travel writing and global chance (ou “Escrever sobre viagens e a chance global”): Se já pensou por algum segundo em abandonar tudo e se tornar um escritor especializado em viagens, essa conversa é para você. A escritora Lavinia Spalding, com premiadas publicações na área de gastronomia e viagens, diz que qualquer um que viaja pode se tornar um escritor. Para ela, todos nós podemos – e devemos – compartilhar as nossas histórias pessoais, porque são essas histórias, às vezes sobre estranhos, que fazem as pessoas se preocuparem e ajudarem a impulsionar uma mudança real na ação global. Spalding desafia o público não apenas a viajar, mas a “encontrar alguém incrível e escrever um conto sobre essa pessoa.”

Making a career while traveling (ou “Fazendo carreira enquanto viaja”): Antes advogada de uma grande corporação, Piya Bose deixou seu trabalho para seguir sua paixão por viagens, tornando-se uma escritora e pesquisadora do tema em tempo integral. Ela começou a empresa “Girls on the go”, que planeja viagens para mulheres, ajudando-as a tomar coragem para despertar seu espírito aventureiro e explorar destinos exóticos.

The world’s oldest living things (ou “As coisas vivas mais antigas do mundo”): Se um arbusto composto de milhares de minúsculos ramos não é exatamente um atrativo que lhe inspire a viajar, então assista Rachel Sussmann discutir sobre os mais antigos seres vivos que ela viu, estudou e fotografou pelo mundo. Algumas de suas aventuras incluem ser deixada em um remoto fiorde na Groenlândia e um profundo mergulho em Tobago para estudar corais-cérebros. Suas experiências vão encorajar o espectador a descobrir a vida inesperada e estranha que existe na Terra, ao nosso redor.

How to travel the world with almost no money (ou “Como viajar o mundo com quase nenhum dinheiro”): Se a falta de dinheiro tem sido sempre a sua desculpa para não viajar, não será mais. Depois de perder o emprego de corretor em função da crise econômica, Tomislov Perko começou a viajar pelo mundo. O detalhe:  fez isso com quase nenhum dinheiro. Se você está pensando que é bom demais para ser verdade, então siga suas dicas. Enquanto trabalhou em um barco para ter transporte de graça ou dormiu em sofás pela plataforma Couchsurfing, ele acumulou experiências e sabe todos os truques para explorar o mundo com orçamento apertado. Após essa conversa, a falta de dinheiro dinheiro vai deixar de impedi-lo de seguir seus sonhos turísticos.

The value of travel (ou “O valor de viajar”):  Nesta divertida e perspicaz palestra, Rick Steves explica que “o medo é para as pessoas que não saem muito de casa”. Falando sobre suas viagens, do Afeganistão a El Salvador, da Índia à Dinamarca, ele conta o valor de aprender coisas através das viagens e a necessidade humana de compreender culturas diferentes. Assista e ficará convencido de que todo mundo tem algo para ensinar e prepare as malas para abraçar sem receios a sua próxima aventura.

Imagem: VisualHunt
Fonte: Forbes e Ted Talks

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...