A gente entende. Uma das partes mais difíceis sobre viajar é a barreira da língua. Mas isso não significa que você tem que inventar frases ou apelar para a velha e boa mímica para conseguir se comunicar. Aqui estão seis aplicativos para colocar para cima as suas habilidades, tanto para quem busca aprender o básico ou para quem quer se tornar um poliglota.
Duolingo: Parece um cartaz inspirado de propaganda de escola infantil, mas a aprendizagem pode mesmo ser divertida. Este aplicativo gratuito ensina línguas como um jogo. A cada vez que você completa uma lição, você ganha pontos – e bônus se gabaritar! Você pode, então, comparar seu progresso com o de seus amigos e tentar bater novos recordes. Há várias “metas” que você pode bater por dia, dos níveis “casual” ao “insano”. No Brasil, o app tem cursos de inglês, espanhol, francês e alemão.
Busuu: Praticar uma língua com alguém que é fluente pode ser assustador. Este aplicativo é uma comunidade internacional de 40 milhões de falantes nativos que atuam como treinadores e mentores. As lições para iniciantes incluem flashcards para aprender novas palavras, enquanto lições intermediárias e avançadas envolvem a escrita, por meio de perguntas e respostas e, claro, pela conversação com um voluntário de verdade (não é um robô!)
Pilot: Isto não é exatamente um aplicativo, mas um dispositivo prestes a ser lançado – provavelmente no ano que vem. O Pilot é um fone de ouvido inteligente cuja tecnologia reconhece a voz e traduz a conversa em tempo real, para que você não se preocupe com a falta de comunicação. Seu interlocutor fala e você ouve o que ele disse na sua língua nativa, por meio do fone. Quase uma ficção científica.
Foto: VisualHunt
Memrise: Cada um tem a maneira com a qual aprende melhor. Para algumas pessoas, a prática não é tão efetiva quanto a memorização. Quem tem a visão aguçada vai adorar este aplicativo, que ensina frases formais e coloquiais através de uma espécie de “jogo da memória”. O Memrise é colaborativo, ou seja, os próprios usuários podem contribuir para novas categorias de jogos, que usam figuras e muito humor para ensinar um novo vocabulário.
Mindsnacks: Gosta de quebra-cabeças? Este app é para você. A velha brincadeira do puzzle é o ponto de partida para o aluno se tornar proficiente, associando a imagem à palavra. E não, não é apenas para crianças. Escolha entre os sete idiomas diferentes e comece a jogar. Quanto mais você vencer os quebra-cabeças, mais difíceis ficarão os próximos níveis.
Pimsleur Course Manager: Este programa é baseado no áudio. Você ouve determinada frase e concentra-se em repeti-la. É ideal para quem quer fazer bom uso do seu tempo de deslocamento ou quer treinar enquanto pratica atividades diárias, como lavar louça, arrumar a casa e até mesmo na academia. No transporte público, coloque um fone de ouvido, mas não dê bola para os olhares estranhos quando você começar a “falar sozinho”.
–
Imagem: VisualHunt