Estamos finalmente dando adeus a mais um ano e às resoluções que fizemos no início dele. Assim como olhamos para trás e refletimos sobre quais delas alcançamos – se é que alcançamos-, é tempo também de pensar em novas metas para um novo ciclo que se inicia.
A tradição diz que o ano novo é como uma folha em branco que podemos preencher com melhores escolhas que as do ano anterior, estabelecendo novos objetivos para a carreira, a família, a conta bancária e o próprio desenvolvimento pessoal. Se está pensando em quais áreas você deve priorizar para elevar seu espírito, então viajar deve ser uma delas – e essas resoluções vão motivá-lo não apenas a formulá-las mas a levá-las até o fim.
Não dê mais desculpas furadas – “Esse é meu ano de viajar”. Essa foi sua resolução número no ano que passou. Embora nunca seja tarde para torná-la realidade, já é tempo de parar de procrastinar. Portanto escreva em letras garrafais: “eu juro que, neste ano que se inicia, eu realmente vou viajar!”. Você vai começar a viajar se ainda não conseguiu ou vai viajar mais se este já é um hábito. Seja qual for a razão pela qual não vai dar para viajar este ano, seja o orçamento apertado ou a rotina ocupada de trabalho, acredite que você pode reverter isso e se programe para cumprir a resolução.
Conheça a cidade onde mora – Nossa casa é o berço de tudo. Dessa forma, enquanto a maioria das pessoas desejam viajar o mundo, pouco sabemos das redondezas da cidade onde vivemos, como seus parques naturais e destinos bacanas no entorno. Conheça bem sua cidade natal primeiro, explore as belezas locais que você ainda não conhece e só então procure ampliar seus objetivos de destinos turísticos.
Aposte na espontaneidade – Você tem cumprido o mesmo itinerário toda vez que viaja? Mesmo modo de transporte, mesmo quarto de hotel e quase a mesma experiência? Tente novas aventuras! Se você sempre se locomove de avião, experimente uma viagem de carro. Se opta sempre pela mesma rede de hotéis, que tal pensar em alternativas como pequenas pousadas ou AirBnb? Dobre seu mapa e siga o roteiro do seu coração.
Invista – Abra uma conta poupança para guardar dinheiro para suas viagens e faça deste um ano com mais controle financeiro. Assim, sua próxima aventura será maravilhosa, uma vez que investir em viagens é investir em você mesmo.
Viaje com responsabilidade – Às vezes, viajamos apenas por viajar, sem pensar nos efeitos que os destinos causam em nós. Tire um momento para refletir sobre a proposta de sua viagem, para mergulhar em cada momento das férias. Proponha-se a ficar mais tempo no destino e aproveitar tudo que ele tem para oferecer, inclusive períodos de descanso.