Enquanto a maioria das lojas de museu oferecem os suvenires clássicos, como lápis, ímãs e pôsteres, outras várias também dispõem em suas prateleiras de itens super originais e até mesmo difíceis de encontrar em outros lugares. Além do mais, esse tipo de “terapia consumista” – coisa boa levar uma lembrança de um museu legal que você visitou naquelas férias inesquecíveis! – também tem um efeito filantrópico: as vendas compõem uma parte da renda que mantém a instituição.
Além disso, como várias lojinhas oferecem descontos, é uma boa maneira de comprar suvenires originais e bacanas – além de uns presentinhos para algum amigo ou familiar. Veja as seis melhores lojas de museu no mundo segundo o site de turismo Condé Nest Traveler – todas elas nos Estados Unidos:
Museum of Arts and Design, Nova York
A loja deste museu é especializada em artesanato. Há uma ampla oferta de cachecóis, cerâmicas e objetos para a casa – tudo com curadoria cuidadosa. Uma excepcional seleção de jóias, assinadas por descolados designers, também podem ser adquiridas por lá, em especial colares e pulseiras – verdadeiras esculturas.
National Portrait Gallery, Londres
A famosa Trafalgar Square, em Londres, é lar da National Portrait Gallery (NPG). Apesar de a Britain’s National Gallery ser mais popular, a NPG é muito mais divertida. Você ficará mergulhado em literatura, história, ciência… muito mais do que as chamadas Belas Artes. A loja não é diferente. Você vai poder escolher entre uma infinidade de cartões postais dos retratos mais bonitos da galeria, seja para levar para casa ou para enviar pelo correio aos amigos que estão longe.
Brooklyn Museum, Nova York
Nas prateleiras espalhadas pela loja deste museu, o bairro mais populoso de Nova York está representado por meio de ímãs, toalhas, jóias e outros objetos que fazem referência a coisas típicas do Brooklyn, como a famosa ponte de quase 2km que leva até Manhattan. Há também outras peças de inspiração egípcia e africana, que representam itens exclusivos do acervo do museu.
The Broad, Los Angeles
O mais novo museu de Los Angeles, que reúne trabalhos de arte pós-guerra e contemporânea, tem uma pequena mas maravilhosa loja próxima ao saguão. A maioria dos itens disponíveis à venda foi feita em parceria com os próprios artistas, incluindo pôsteres e esculturas vindas direto de seus ateliês. Livros e catálogos, relativamente baratos, completam a lista.
Art Institute of Chicago, Chicago
O segundo maior museu de arte dos Estados Unidos renovou recentemente sua coleção de obras impressionistas e pós-impressionistas, todas elas representadas na lojinha. Leve pelúcias, guarda-chuvas, agendas e outros objetos com estampas de famosos trabalhos, como “Paris Street, Rainy Day”, do pintor Gustave Caillebotte.
Metropolitan Museum of Art, Nova York
A loja deste museu é um dos melhores lugares de Nova York para procurar por livros de arte. Durante as festas de fim de ano, oferece uma grande seleção de objetos, cartões e calendários temáticos de Natal. Também há jóias inspiradas em plantas que crescem no jardim dos Cloisters (parte do museu que trata sobre a Europa da Idade Média), cachecóis inspirados em estampas das obras de arte e relógios com design que também remetem ao acervo do museu.
–
Fonte: CNTraveler
Imagem: Google Images