Voltar

Por Alexandre Monteiro

Quer sair da sua zona de conforto? Desafie a si próprio com as sugestões de aventuras que listaremos a seguir. Seja admirando a vida selvagem e paisagens dramáticas em Galápagos ou fazendo trilhas com famílias nômades em Marrocos, há várias opções de viagens exuberantes e transformadoras para você.

Se quer expandir seus limites neste ano, não deixe de conferir essas dicas. O turismo de aventura está sempre em alta, mas viagens ainda mais desafiadoras também têm se mostrado uma nova tendência. E o melhor: não exigem habilidades especiais nem preparo físico.

Embarque num pequeno grupo turístico para Galápagos

Quer explorar as Ilhas Galápagos? O arquipélago isolado está em várias listas de desejo dos viajantes, mas em vez de ver as ilhas como parte de um grande grupo turístico, junte-se a equipes menores (até 10 pessoas) a bordo de pequenos barcos que vão levá-lo a uma imersão na cultura, história e, é claro, a vida selvagem, em uma jornada memorável. Há uma empresa que faz isso, a Wilderness Travel. Eles oferecem uma viagem de 10 dias com oportunidades de andar de caiaque, trilhas e mergulhos. Durante a visita, procure os pássaros chamados atobás dos pés vermelhos, que fazem seu ninho na ilha de Genovesa, assim como os leões marinhos que se jogam e brincam na costa. Não esqueça de ficar de olho nas tartarugas gigantes, tanto nas praias quanto na estação de Charles Darwin.

Saia do roteiro com uma família nômade em Marrocos

Para uma experiência transformadora, trilhe a cordilheira do Atlas, em Marrocos, com uma família nômade. Durante a viagem, você pode dormir num acampamento e acordar cedo para participar das tarefas diárias, como cuidar dos rebanhos nas fazendas, assar pães e interagir com os nativos fora da rota tradicional do País. Expedições imersivas oferecidas pela empresa Intrepid Travel trocam ônibus turísticos e hotéis de quatro estrelas por hospedagens rústicas, incluindo caminhadas de quatro a cinco horas com os verdadeiros nômades. Para muitos, abrir mão das “regalias” como ar condicionado e bons lençóis é uma ótima maneira de sair da zona de conforto, livre de celulares e televisões.

Aproveite a peculiaridade de Cuba enquanto é tempo

Cuba e Estados Unidos já não têm mais restrições diplomáticas, mas a falta de infraestrutura para turismo, como poucos hotéis e opções de transporte público limitadas, desafia os viajantes a escapar da sua rotina para abraçar experiências culturais enriquecedoras. É o período perfeito para agendar sua visita a Cuba, antes que fique tomada de lojas de suvenires e restaurantes fast-food. A empresa Retailer Beekman 1802 oferece uma viagem de uma semana onde os turistas ficam em pequenas acomodações, com café da manhã. Durante a viagem, você poderá ter jantares cubanos tradicionais, desbravar a capital Havana e até participar de aulas de culinária cubana (já pensou voltar sabendo fazer o melhor “mojito” do mundo?). O pacote inclui ainda uma contrapartida dos viajantes, em que eles se engajam em um dia de serviço comunitário.

2633868173_8f905a81f4_b

 

Ponha os pés na Antártica

A Antártica está mais acessível do que nunca, mesmo que leve alguns dias para chegar lá de barco, partindo do ponto mais ao sul da Argentina. Mas, mais do que nunca, a jornada é a própria aventura. Aqueles que querem visitar o mais intacto continente do mundo vai querer reservar lugar nesta expedição, no cruzeiro Zodíaco, com a operadora Peregrine Adventures. A companhia oferece uma viagem de 11 dias e facilita essa experiência única na vida, durante a qual você poderá ver de perto a vida selvagem, como colônias de pinguins, baleias, leões marinhos e pássaros nativos.

Veja gorilas em seu habitat natural na África

Está pensando em uma viagem baseada no turismo ecológico e na conservação ambiental? A empresa Volcanoes Safari oferece uma caminhada junto a gorilas e chimpanzés em Ruanda e Uganda, na África, habitat natural desses primatas. As expedições podem durar de 4 a 12 dias, que incluem incursões nas florestas para ver de perto animais ameaçados de extinção. A visita ainda tem um “plus”. Depois de conhecer as florestas, você aprende e se envolve ainda mais com a comunidade local, por meio de visitas a hospitais e orfanatos.

Explore as ruínas antigas do Oriente Médio

Para muitos, viajar ao Oriente Médio é uma exuberante experiência, que expande os horizontes de qualquer um. Há várias maneiras de explorar com segurança as ruínas da Antiguidade, visitar lugares considerados patrimônios mundiais pela Unesco e acampar no deserto. A operadora de turismo Spice Road Travel oferece visitas guiadas diárias e semanais à Jordânia e Omã. E se a cidade perdida de Petra está na sua lista desde que você viu Indiana Jones em 1989, explorá-la também faz parte de aventura. Aproveite para testar dois meios de transporte únicos da região: os camelos e os balões.


Imagens: VisualHunt
Fonte: US News