Como conseguir cidadania portuguesa?

cidadania-portuguesa

O time editorial do Melhor Câmbio, conversou com a Amanda Beltrão, brasileira, residente em Portugal e especialista em processos de obtenção de cidadania portuguesa. Abaixo, ela esclareceu as principais dúvidas que muitos brasileiros tem em relação ao tema.

MC: Quem tem o direito à nacionalidade portuguesa?

Amanda: Segundo a Lei da Nacionalidade Portuguesa, têm direito a nacionalidade portuguesa os filhos de cidadãos portugueses, bem como netos, cônjuges e companheiros destes, e descendentes de judeus sefarditas portugueses, têm direito a requerer a nacionalidade portuguesa.

MC: Quanto custa tirar uma cidadania estrangeira?

Amanda: O custo varia de acordo com a modalidade de aquisição em que o indivíduo se enquadra, seja ela por atribuição (originária) ou seja por aquisição (derivada).

MC: Qual prazo para tirar uma cidadania portuguesa?

Amanda: Em média os processos de nacionalidade portuguesa têm o prazo médio de 2 anos. 

MC: Quais documentos são necessários para tirar uma cidadania portuguesa?

Amanda: O check list vai depender de cada caso. Mas, no geral, os documentos são:

  • Certidão de nascimento do interessado em inteiro teor atualizada e apostilada (a apostila é realizada por cartório);
  • Certidão de nascimento do seu ascendente que é filho do português, em inteiro teor atualizada e apostilada;
  • Certidão Negativa de Antecedentes Criminais do Brasil.

MC: Como conseguir e saber se a pessoa tem direito a nacionalidade portuguesa?

Amanda: A melhor maneira é procurar uma assessoria jurídica especializada na matéria, já é necessário, em muitos casos, proceder com o estudo genealógico para averiguar o direito a nacionalidade estrangeira.

Após o estudo e confirmado o direito, a equipe de especialistas dará entrada no processo e o acompanhará até o encerramento.

MC: Precisa falar o português para o processo de nacionalidade portuguesa?

Amanda: Os indivíduos com, pelo menos, um ascendente de nacionalidade portuguesa originária do 2.º grau na linha reta precisam fazer a prova de conhecimento da língua portuguesa.

MC: Após o processo de nacionalidade portuguesa for deferido, pode-se trabalhar no país?

Amanda: Sim. Na verdade, ainda que você não seja português, você pode trabalhar em Portugal, desde que seja residente legal e tenha autorização do Serviço de Estrangeiro e Asilo.

MC: Quais são os benefícios em ter nacionalidade portuguesa?

Amanda: São inúmeros os benefícios que passamos a citar, a título de exemplo:

  • Livre circulação e residência nos países da União Europeia;
  • Facilidade de trabalho em Portugal e nos países da União Europeia;
  • Dispensa de visto para diversos países, tais como os EUA e o Japão;

MC: Se uma pessoa se casar com um(a) português(a), terá direito à nacionalidade portuguesa? E se o casal viver em união estável?

Amanda: A Lei da Nacionalidade determina que o estrangeiro casado há mais de três anos com nacional português pode adquirir a nacionalidade portuguesa mediante declaração feita na constância do matrimónio.

Quanto a união estável, a Lei exige que, à data da declaração, viva em união estável há mais de três anos com nacional português, sendo necessário o reconhecimento dessa situação perante a justiça.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

Cada vez mais pessoas apostam em investir seu dinheiro para render mais. É, sem dúvidas, a melhor opção para não deixar que seu capital desvalorize com o tempo. Uma...

Cada vez mais pessoas apostam em investir seu dinheiro para render mais. É, sem dúvidas, a melhor opção para não deixar que seu capital desvalorize com o tempo. Uma...

Você já se viu em uma situação na qual era necessário enviar dinheiro para o exterior? Isso é algo que, quando acontece, acaba deixando as pessoas em dúvida e...

Há muitos conceitos importantes no mercado. A empresa deve compreendê-los para fazer bom uso e melhorar seus lucros. Por exemplo, o termo “margem” é bastante comum: margem de lucro,...

pt_BRPortuguese