Desde que o real voltou a apresentar uma relação mais “saudável” se comparado ao dólar, muita gente começou a fazer planos de viajar para o exterior. Algo que muitos acabam não considerando e que no final pode apresentar um prejuízo desnecessário, contudo, é o gasto com chamadas e outras formas de comunicação via celular, já que a grande maioria dos planos tradicionais não incluem roaming internacional por padrão.
Pensando nisso, o Melhor Plano, site que compara planos de celular, banda larga, TV por assinatura e telefone fixo, elaborou algumas dicas para quem vai viajar ao exterior e quer evitar surpresas na hora da conta, devendo ser sempre levado em consideração o tipo de plano contratado e as opções de pacotes disponíveis para a sua operadora.
1. Conheça os pacotes de roaming internacional da sua operadora
Antes de começar a planejar as formas de economizar com chamadas de voz ou mensagens de texto, é preciso levar em conta quais as opções de pacotes disponibilizados pela sua operadora, decidindo assim se valerá a pena ou não utilizá-la durante a sua viagem. A maioria das operadoras possuem um pacote especial para quem vai viajar para o exterior. Vale a pena verificar os pacotes pois trazem mais comodidade, bastando que você leve o seu celular e use normalmente. Confira os valores atualizados de serviços de roaming internacional disponíveis para clientes da Vivo, Claro, Oi e TIM, incluindo até mesmo pacotes de dados para que você não fique refém de conexões Wi-Fi.
2. Pesquise sobre os cartões SIM internacionais
Além de considerar a aquisição de um chip pré-pago no país em que você estiver visitando, é possível também buscar pelos chamados chips SIM internacionais. Eles são geralmente oferecidos por operadoras virtuais, contando com cobertura global e tarifas muito menores do que temos nas empresas de telecomunicações tradicionais. Alguns exemplos são: OneSimCard, Cellhire, Cellular Abroad, Telestial, porém existem muitos outros que podem ser levados em conta na hora de preparar a sua viagem.
3. Dê preferência à comunicação via aplicativos
Aplicativos de mensagens e chamadas de voz como WhatsApp, Skype, Viber e muitos outros geralmente demandam apenas conexão via internet para funcionarem, o que significa que você poderá economizar os créditos adquiridos nos cartões de recarga para emergências. Além dos pacotes de dados geralmente serem mais baratos do que os de minutos em ligações internacionais, estes aplicativos contam com sistemas de compressão que tornam o consumo ainda menor, sendo possível assim aproveitar seus créditos por muito mais tempo.
4. Controle o uso de dados
Caso você decida seguir a dica de número 4, é importante saber configurar seu smartphone corretamente para que as atualizações em segundo plano não acabem com todos os seus créditos antes mesmo que você possa realizar chamadas ou trocar mensagens com seus amigos e familiares. O principal meio de limitar isto é utilizando o próprio modo de economia de dados presente nos smartphones, bastando ir até o menu de configurações e restringir que os apps indesejados sejam atualizados em segundo plano. Caso queira algo mais extremo, é possível desligar completamente a sincronização de dados do aparelho, fazendo assim com que todos os apps acessem a internet apenas quando forem de fato abertos.
O que achou das dicas? Tem alguma para indicar? Compartilhe com nossos leitores!
–
Imagens: VisualHunt