Pouca coisa é mais desagradável durante uma viagem do que ser roubado. Além da perda em si – de dinheiro e pertences – você terá um desgaste psicológico e perderá um dia inteiro de passeio nas tratativas de registrar a ocorrência junto às autoridades policiais do país que está visitando.
Por isso, todo o cuidado é pouco. Nas cidades do mundo que recebem mais visitantes, principalmente as que têm transporte público muito utilizado por turistas, é preciso atenção redobrada para não ser vítima dos carteiristas, os famosos pickpockets.
A ação dos ladrões de carteira “profissionais” – eles têm várias técnicas para que você não perceba o furto – é tão frequente que em muitos locais há plaquinhas de alerta. Confira algumas dicas para evitar a péssima surpresa.
– Evite andar com a carteira e o celular em bolsos de fácil acesso. Essa dica vale principalmente para os homens, que têm o costume de colocar a carteira no bolso de trás da calça. Uma opção legal é usar pequenas pochetes fininhas, com zíper, para usar por baixo da roupa, carregando dinheiro e cartões.
– Saiba o número IMEI do seu celular. Caso você seja furtado, precisará apresentá-lo aos policiais para fazer o boletim de ocorrência e bloquear o aparelho. Para descobrir, antes de viajar, disque para *#06# do seu celular e anote num papelzinho a sequência numérica que aparecer na tela.
– Manusear a carteira em locais muito cheios também é perigoso. Fora do Brasil, é comum haver caixas eletrônicos no meio da rua, mas, quando for sacar dinheiro, prefira os que ficam no interior do banco. São mais seguros.
Todo o cuidado é pouco
– Não leve muito dinheiro e, se não for precisar dos cartões de crédito ou dos passaportes, deixe-os em um local seguro, como o cofre do hotel. Coloque seu dinheiro em bolsos diferentes. Assim, caso você seja furtado, provavelmente o carteirista não lhe deixe sem nada.
Photo credit: Visualhunt.com / CC BY
– Não demonstre caso você esteja perdido. De cabeça erguida, finja que sabe para onde está indo. Assim que achar uma loja ou outro estabelecimento, entre e se informe.
– Evite andar sozinho em ruas estreitas ou com pouca iluminação. Você ficará vulnerável e se tornará o perfil preferido dos pickpockets.
– Cuidado com as mochilas ou bolsas de alças muito longas. Mantenha a mochila na frente do corpo e segure fortemente. Grude-se também na sua bolsa e opte por usá-la atravessada sobre o peito, pois assim fica mais difícil de os bandidos cortarem as alças com estiletes e facas (sim, esta é uma prática comum)
– As cidades com maior índice de roubos na rua são Madrid, Barcelona (Espanha), Roma (Itália), Paris (França), Atenas (Grécia) e Londres (Inglaterra). Se for visitar esses lugares, fique especialmente atento.
– Se você perceber que está sendo roubado, especialmente se o ladrão estiver armado, não pense duas vezes: jogue suas coisas no chão ou entregue a ele e saia correndo. Sua vida vale mais que seus pertences!
– Caso esteja viajando com crianças, preste ainda mais atenção. Os pais normalmente se distraem ao cuidar dos pequenos e não atentam ao redor, tornando-se vítimas visadas pelos carteiristas.
– Nunca deixe carteiras e objetos de valor no carrinho de bebê, na mesa ou na toalha de piquenique. Dois segundos de desatenção são suficientes para que eles sumam.
–
Imagem: VisualHunt