Você pode se hospedar em qualquer lugar do mundo, seja num hostel, pousada, resort, hotel de luxo ou até mesmo na cabine de um navio, em pleno alto-mar. Em todos eles existe a chance de encontrar os bedbugs (insetos de cama no inglês), em colchões e estofados.
Eles são quase imperceptíveis, mas você pode ficar de olho e tomar cuidado para não trazê-lo junto para casa na sua mala. Uma vez que ele é encontrado, a higienização do ambiente e de objetos precisa ser imediata.
Como ele é
Esse bichinho marrom viajante é o pesadelo dos turistas. Eles não diferem país, temperatura regional, nem classe social. Eles se espalham em qualquer lugar e podem sobreviver até um ano sem se alimentar.
O parasita consome sangue de animais e humanos e tem o tamanho de uma semente de maçã. Quando estão alimentados, adquirem um tom avermelhado. Ele não voa, mas se move com rapidez pelo chão, parede e teto.
Mesmo que você não o veja na sua cama, pode ser picado por ele. Geralmente atacam de noite, enquanto você dorme e leva de 3 a 10 minutos sugando o sangue.
Onde o inseto fica
A picada pode ser em qualquer parte do corpo e se confunde facilmente com uma alergia. São pontinhos avermelhados na pele. E o jeito de diferenciar se é alergia ou não é tentar encontrar o bedbug:
– deixe sua mala no banheiro, porque lá é mais difícil de o inseto se esconder entre os azulejos. Evite aqueles suportes de bagagem, porque ele pode ficar ali, vindo da mala de outro viajante;
– mais do que procurar pelo bedbug, encontrar pistas da passagem dele já indicam que esteja por ali, como pontinhos escuros e de sangue do excremento deles. Observe também restos da troca do exoesqueleto;
– inspecione lençóis e fronhas e depois puxe os lençóis e protetores até chegar ao colchão. Se quiser, pode usar a ajuda da lanterna do seu celular. Confira nas quinas, nas paredes da cama box e também na cabeceira. A região perto das camas são locais onde eles têm maior facilidade de se esconderem para sugar o sangue de noite;
– observe o mobiliário do quarto, sofás e poltronas e até atrás de quadros nas paredes, onde eles também costumam se espreitar.
Encontrei um begbug, e agora?
Se encontrar o inseto ou qualquer evidência dele, coloque seus pertences no banheiro e converse com seu camareiro e a gerência do hotel.
O procedimento é que você seja transferido de quarto, um que não divida a parede com o que estiver infectado. Isso porque o bedbug pode atravessar os quartos. Todas as cortinas, mantas, lençóis e colchas são lavados com produtos especiais para eliminar o inseto. O ambiente deve ser desinfetado, do chão ao teto.
Pelo procedimento, os estabelecimentos também lavam a sua roupa para garantir que você não leve esse inseto junto quando for embora. Funciona como um pedido de desculpas também.
Não leve o inseto com você
– encontrando ou não, você pode evitar qualquer tipo de contato. Não deixe roupas em cima da cama, nem sofás, muito menos pelo chão;
– para evitar que o bedbug se espalhe pela sua casa, lave todas as suas roupas com água quente;
– passe aspirador dentro das suas malas;
– coloque o saco do aspirador dentro de um saco plástico para que ele não invada a sua casa. Depois jogue fora.
Foto: Dean Hochman via Visual Hunt / CC BY
Fonte: Smarter Travel e WebMD