Voltar

Por Alexandre Monteiro

Não conseguir cair no sono durante uma viagem de avião, além de tornar o trajeto bem mais cansativo, pode comprometer os primeiros dias de seu passeio, especialmente se o voo for longo. Dormir, nem que seja por algumas horinhas, é essencial para combater o jet lag e fazer você começar suas férias com o pé direito. Os jornalistas e editores do site de viagens americano Fodor compartilharam algumas de suas dicas para conseguir driblar o desconforto e tirar pelo menos uma soneca durante a viagem.

Reserve o assento da janela. Evite aquele momento embaraçoso de deixar a cabeça cair de sono ou, pior, acabar dormindo no ombro do seu vizinho de voo. Escolha o assento da janela. Você pode usar o travesseirinho que distribuem no avião ou seu próprio travesseiro de pescoço para acomodá-lo entre sua cabeça e a janela, sem se preocupar em ser acordado quando seus parceiros de viagem precisam ir ao banheiro, por exemplo.

Faça seus rituais de sempre. Se é um voo noturno, se prepare para dormir como se estivesse indo para a cama. Escove os dentes, mude de roupa e evite ficar olhando para telas (de celular, tablet ou até mesmo a do assento à frente ao seu, se isso for disponibilizado pela companhia aérea).

Use suplementos naturais. Alguns suplementos naturais como a melatonina e um chá relaxante podem ajudá-lo a descansar. Também vale a pena fazer uso da aromaterapia, como óleo essencial de lavanda, disponível em spray para que você possa borrifar no seu travesseiro.

Prepare uma trilha sonora. Antes de voar, insira no seu iPod ou baixe no seu Spotify um álbum chamado Music For Airports (Música para aeroportos), do artista Brian Eno. É um som relaxante que vai ajudá-lo a cair no sono.

Não beba café ou bebidas alcoólicas. Fique longe de cafeína e álcool, especialmente álcool, durante o voo, por mais que pareça uma boa opção a ser oferecida pelos comissários de bordo. Essas bebidas não te ajudam a dormir – pelo contrário.

152628412_b9152f1f2e_b

Use travesseiro e cobertor. É essencial sempre viajar com um travesseiro e um cobertor. Há opções infláveis de travesseiros que não vão ocupar quase nenhum espaço em sua bagagem de mão e ainda vão fazer com que você se sinta mais confortável. Um simples cobertor de cotton é uma ótima escolha, porque também são fáceis de levar.

Tape seus olhos. Compre um tapa-olhos para viajar de avião. A escuridão vai ajudá-lo a cair no sono e dormir por mais tempo, especialmente se outros passageiros ao redor abrirem suas janelas ou ligarem a luz de leitura. A máscara também serve como um sinal de “não perturbe”, que vai evitar que vizinhos no voo fiquem puxando assunto e lembrar os comissários de que você não quer ser acordado durante o serviço de refeições.

Leia algo chato. Leve um livro – livro de verdade, de papel, não um e-book – que trate de um assunto que você ache desafiador, ou que seja uma leitura antiga e difícil. Quando o conteúdo denso, em meia hora de concentração seus olhos já vão começar a pesar.

Não escolha assentos próximos a áreas de circulação. Pegue uma parte mais quieta do avião na hora de escolher seu assento. Fique longe dos banheiros, do local de descanso dos comissário ou qualquer lugar onde as pessoas circulam mais.

Bloqueie o som. Um par de tampões de ouvido pode ajudar você a bloquear o som e conseguir dormir com mais facilidade. Outra alternativa: baixe o app White Noise em seu celular e coloque os fones de ouvido. Os sons relaxantes especiais para dormir são considerados por alguns viajantes um verdadeiro milagre.

Leve sua própria água e lanchinhos. Leve alguns lanchinhos saudáveis e água para enfrentar um voo longo. Assim, você pode estabelecer seu próprio horário de sono sem se preocupar em perder o serviço dos comissários. Manter-se hidratado também ajuda com o jet lag.


Imagens: VisualHunt
Fonte: Fodor