10 destinos para comemorar a virada do ano

Foto_destaque_anonovo_Pixabay_Unsplash - REDUZIDA

Nada como uma celebração para adentrar o novo ano com o pé direito. Ao redor do mundo, diferentes culturas marcam a mudança do calendário de acordo com suas crenças e tradições. E a melhor lembrança que uma viagem pode proporcionar é a vivência de momentos especiais junto aos habitantes do local que se visita e demais turistas. Confira a seguir dez destinos, dos mais óbvios aos mais distintos, para comemorar o Ano Novo.

1. Londres

Se sua maior expectativa é ver o relógio badalar a meia-noite e o início de um novo ano, o famoso relógio do Big Ben, na capital londrina, está à altura para tamanha celebração. O nome na verdade é atribuído ao sino de 13 toneladas. Ele compõe a torre, a Elizabeth Tower, onde fica o relógio de Westminster, nome dado ao palácio do qual faz parte, onde fica o Parlamento Britânico. O Big Ben acabou virando sinônimo para a torre, o relógio e o sino, ou seja, um dos cartões-postais da cidade.  Marcada pela pontualidade do relógio, a virada do ano reúne mais de 250 mil pessoas pelas ruas e também nas pontes ao longo do rio Tâmisa, a fim de ver o show de luzes e de fogos junto à London-Eye, a roda-gigante. É perto dali que a guia de turismo, Iara Vital, pretende passar a virada do ano. Ela faz intercâmbio na cidade há 11 meses e escolheu um restaurante para ir naquela região.

A graça aqui é ver a queima de fogos perto da London-Eye

, comenta. O estabelecimento escolhido serve jantar e champagne para brindar e, após a virada, vira uma festa, opção para fugir do frio e da chuva. Os fogos também são disparados de jangadas dispostas pelo rio. Depois da meia-noite há muitas festas e as ruas são tomadas por desfiles de artistas fantasiados, bandas marciais e dos cavalos da rainha Elizabeth II. Para assistir aos shows há cobrança de ingressos em muitas áreas. Os melhores pontos com uma boa vista são as regiões de Victoria Embankment e o South Bank. (Foto: Creative Commons/gwire)

Foto_Iceland_CC_Mathias Schussler

 2. Reykjavik

Longe das praias e do calor, passar o Ano Novo em Reykjavik, capital da Islândia, é participar de uma celebração mais local sob intenso frio. O último dia do ano tem apenas quatro horas da luz do sol. A capital mais ao norte no planeta começa a festa com fogueiras comunitárias, que simbolizam a queima de problemas do ano anterior. Ao redor delas, pessoas cantam e tocam instrumentos. Em alguns pontos pode-se ver fogos de artifício, porém o show oficial ocorre à meia-noite. Para tal, os moradores se concentram em alguns locais para terem melhor vista, como do Perlan, prédio de arquitetura singular onde funciona o restaurante de mesmo nome, a igreja luterana de Hallgrímur e a igreja Landakotskirkja (ou Basílica do Cristo Rei). Depois da virada, as atrações são bares e casas noturnas. Para quem deseja não só passar o Ano Novo como também avistar a aurora boreal deve se hospedar em hotéis mais afastados, onde há maior chance e menor interferência de luzes urbanas. Também pode-se fazer um cruzeiro para avistar os fogos de outro ponto. Há pacotes que oferecem o cruzeiro e a hospedagem afastada. (Foto: Creative Commons/ Matthias Schüssler)

Foto_New_York_CC_Anthony Quintano

 3. Nova Iorque

Pode parecer mais do que óbvio listar a cidade para a virada do ano. Mas se ela não fosse tão procurada por um milhão de turistas do mundo todo, não justificaria a magia que ela tem pela emocionante contagem regressiva. Antes da virada, cantores e bandas famosas se apresentam na praça Times Square. E é do alto do prédio One Times Square que se concentra a principal atração do Ano Novo. A ball drop é um conjunto de pequenos painéis de cristal triangulares com luzes de LED usado para a festividade desde 1907. A bola iluminada desce 43 metros durante a contagem regressiva de 60 segundos. Quem quiser ver os fogos de artifício por um outro ângulo pode fazer um dos cruzeiros que saem do New York Harbor, o porto da cidade, com direito a jantar, dj e open bar. (Foto: Creative Commons/ Anthony Quintano)

Foto_HongKong_CC_Colin Tsoi4. Hong Kong

Já imaginou comemorar o Ano Novo em um shopping? É este o local que tornou conhecida a virada do ano em Hong Kong em grande estilo. Os shows de fogos de artifício têm se aprimorado a cada ano, deixando qualquer espectador de queixo caído com o dragão pirotécnico cruzando o céu para finalizar o espetáculo. O nome onde se concentra a festa remete à tradicional comemoração de Nova Iorque: é o shopping Hong Kong’s Times Square, que também tem a sua réplica da ball drop. Claro, é uma homenagem à uma das maiores festividades do mundo. Para avistar o show de fogos, há terraços no telhado dos prédios, festas em barcos ou na própria Avenida das Estrelas, em Tsim Tsa Shui. Trata-se de uma “calçada da fama”, onde está a estátua do ator e artista marcial Bruce Lee. (Foto: Creative Commons/ Colin Tsoi)

Foto_Bangkok_CC_Pietro Motta5. Bangkok

A capital e cidade mais populosa da Tailândia também festeja o Ano Novo dentro de um shopping. Mas não é qualquer um, é o sexto maior shopping center do mundo, o CentralWorld shopping complex. Também há opções de festejar a data a bordo de um cruzeiro ou mesmo em um restaurante, como o Sirocco. Localizado na Tower Club, ele fica no 63º andar do prédio onde fica o Hotel Lebua e oferece culinária Mediterrânea, além da vista privilegiada das festas. Antes da virada, a praça principal tem concerto ao vivo, show de luzes e telões com projeção de celebridades ao redor do mundo. Depois da meia-noite, há muitas casas noturnas para quem deseja comemorar madrugada adentro. (Foto: Creative Commons/ Pietro Motta)

Foto_Edimburg_CC_Jenni Douglas7. Edimburgo

Capital da Escócia, no Reino Unido, Edimburgo celebra a virada do ano em uma festa que dura três dias. Tudo começa com uma solene procissão com tochas de luzes ao longo da cidade e termina com fogos de artifício. A noite da virada é marcada por festas de rua, concertos a céu aberto e pelo Kelidh, uma festividade céltica tradicional. As 4.5 toneladas de fogos de artifício explodem ao fundo do Castelo de Edimburgo. E no primeiro dia do ano há competições de trenós com cães no Holyrood Park, pessoas pulando nas águas geladas do rio Forth e o Scot:Lands, um evento com apresentações musicais e festivais de arte. (Foto: Creative Commons/ Jenni Douglas)

Foto_Jost Van Dyke_CC_bvi40926. Jost Van Dyke

É no meio do Caribe que a festa de Ano Novo na verdade se chama “Noite do ano velho”. Jost Van Dyke pertence às Ilhas Virgens Britânicas e possui cerca de 300 habitantes. Entre as atividades na ilha estão visitar antigos moinhos de açúcar cobertos por vegetação, percorrer trilhas que cruzam a ilha, conhecer a East End, a formação natural de uma jacuzzi, além de observar baleias e golfinhos. Dias antes da virada vão chegando turistas em yatches, taxiboats ou ferryboat vindos de ilhas vizinhas. Um dos points da noite é o bar Foxy’s Tamarind, com música ao vivo, comidas e bebidas ao longo de dois dias de festa. (Foto: Creative Commons/ bvi4092)

Foto_CapeTown_CC_Derek Keats8. Cidade do Cabo

A virada do ano na capital legislativa da África do Sul dura três dias. É no Victoria & Albert Waterfront (ou V&A Waterfront) que se concentram as principais atrações turísticas da cidade, como a Table Mountain, aquela montanha com topo reto, assemelhando a uma mesa. No V&A há concerto musical e show pirotécnico. Nos primeiros dois dias do ano, turistas e locais vão curtir as praias. Os desfiles do Cape Town Minstrel Carnival é formado por cerca de dez mil artistas que cantam e dançam pelas ruas, uma tradição que remete ao tráfico de escravos do século 19. (Foto: Creative Commons/ Derek Keats)

Foto_Rio de Janeiro_CC_Mike Vondran9. Rio de Janeiro

Não se trata de qualquer lugar da cidade carioca, mas sim de onde se pode avistar um dos melhores shows de fogos de artifício do mundo: na praia de Copacabana. É a maior festa de Ano Novo do planeta, segundo a Fodor’s Travel, onde dois milhões de pessoas se amontoam ao longo da faixa de areia. É lá também que está o palco para embalar a noite, com apresentações musicais. Cada um a seu estilo, muitos vestem branco para trazer sorte e lançam flores às águas para Iemanjá, a rainha do mar. A festa atrai turistas do mundo todo para apreciar a virada do ano na cidade envolvida pela natureza, seja pelas praias ou pelos morros. Quem quiser ver os fogos e apreciar a festa de outro lugar, pode escolher pelos cruzeiros que se posicionam desde o início da noite em frente à praia a fim de garantir o melhor lugar na virada. (Foto: Creative Commons/ Mike Vondran)

Foto_Sydney_CC_Hai Linh Truong10. Sydney

Se você tem pressa para ver o novo ano chegar sem deixar de apreciar um espetáculo deve ir a Sidney, na Austrália. Pela sua localização geográfica, ela é a primeira cidade grande a marcar meia-noite no mundo. A virada por lá também é característica por ter dois shows pirotécnicos: um às 21h e outro na mudança do calendário. A vista da festa é deslumbrante, pois acontece entre os cartões-postais da cidade: o Sydney Opera House e o Sydney Harbour Bridge. Mais de um milhão de pessoas assistem aos fogos, acrobacias aéreas e a uma cerimônia de fumo dos aborígenes para limpar maus espíritos. (Foto: Creative Commons/ Hai Linh Truong)


Imagem: Pixabay/ Unsplash
Fonte: Fodor’s Travel

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...