É tempo de férias e por mais que o dinheiro não esteja sobrando, a vontade de pegar a estrada é grande. Empresas do trade turístico divulgaram os lugares mais procurados para visitar em 2016. O site Tripadvisor realiza uma pesquisa independente, feita pela Ipsos, que define as tendências de viagens para o novo ano. De acordo com a Trip Barometer, vivenciar uma nova experiência será o fator decisivo – para 69% dos entrevistados – na escolha do próximo destino. Soma-se entre os fatores a cultura do país e ofertas para garantir o melhor preço.
Outra eleição do site é a Traveller’s Choice, que definiu os 52 destinos com melhor conjunto de avaliações e interesses ao longo dos anos. Um algoritmo acompanha os dados que um destino recebe sobre acomodações, restaurantes e atrações. Confira os destinos melhor avaliados:
Tulum, México
Além do sítio arqueológico, Tulum também tem como atrativos os bangalôs estilosos próximos da praia, a apenas dois quilômetros de distância da cidade.
Cartagena, Colômbia
Praças, igrejas, museus e lojas podem ser visitadas no interior da “cidade murada”, característica que tornou Cartagena Patrimônio Mundial da Unesco.
Porto, Portugal
Junto às margens do rio Douro, a cidade é o coração industrial no norte do país. A costa do Porto é formada por uma floresta de pinheiros.
Gatlinburg, EUA
Por ser porta de entrada para o Great Smoky Mountains National Park e também por ter o teleférico mais longo do país, a cidade pode acomodar 35 mil hóspedes por noite.
Moscou, Rússia
Além da arquitetura exótica do Kremlin, a cidade real, na Praça Vermelha, Moscou se caracteriza por grandes conjuntos comerciais e festas que atravessam a madrugada.
Brighton, Inglaterra
É um dos pontos mais atrativos no litoral do país por mais de 200 anos. Mesmo com arquiterua monárquica, é moderna com seus cafés e lojas de especialidades.
Nova Deli, Índia
A cidade reúne a mistura e discrepância de realidades no país. História, luxo, espiritualidade, culinária e mistério dispersas entre a pobreza, superpopulação e poluição.
Banff, Canadá
Berço do primeiro parque nacional do país, a cidade é formada por geleiras, lagos, vales e picos de montanhas cobertas de neves.
Lima, Peru
De frente para o mar, a cidade possui referências ao período colonial, culinária sofisticada e atividades noturnas.
Bangkok, Tailândia
Cheia de tijolos em suas construções, Bangkok traz um leque de opções: bares com vista para o horizonte, hotéis de luxo, spas, shoppings e entre outros passeios turísticos.
Nacional
Em seu estudo, as empresas Airbnb, Click Bus e Survey Monkey identificaram que cada brasileiro pretende gastar até R$ 1 mil para viajar nestas férias. A maior preferência será por destinos nacionais, dado acentuado pelo Ministério do Turismo, que divulgou que a curva foi invertida e que mais de 50% dos turistas a visitarem destinos pelo país são brasileiros. O ônibus será o transporte mais utilizado nesta temporada, escolha feita por 61,5% dos entrevistados. Outros 39,6% por carro e 26% por avião.
Entre os turistas estrangeiros, os norte-americanos devem continuar a ser o país que mais envia viajantes ao Brasil. Em 2015, seis das dez principais cidades internacionais que mandaram habitantes ao país são dos Estados Unidos. Segundo o grupo Expedia, que também realizou estudo sobre tendências de viagens, os americanos querem aproveitar o verão brasileiro. A Cidade do México também está entre os locais que mais enviam turistas ao Brasil. A cada trimestres são adicionados de 10% a 15% de assentos a mais de lá para cá. O site Skyscanner também listou destinos nacionais em sua pesquisa anual, registrando o aumento da procura nos últimos anos. De acordo com pesquisas do grupo Expedia e do site Skyscanner, os destinos nacionais mais procurados são:
Porto Alegre (Rio Grande do Sul)
Natal (Rio Grande do Norte)
Rio de Janeiro (Rio de Janeiro)
Salvador (Bahia)
Foz do Iguaçu (Paraná)
Bonito (Mato Grosso do Sul)
Fernando de Noronha (Pernambuco)
Florianópolis (Santa Catarina)
Balneário Camboriú (Santa Catarina)
Porto Seguro (Bahia)
Ilhéus (Bahia)
Imagem: Creative Commons/ dave.see
Fonte: Fodor’s Travel