Para cada companhia, um destino. A escolha de onde comemorar a passagem do ano ou desfrutar das férias costuma ter a cara do verão, incitando a visitar ambientes alegres e festivos e com opções para se refrescar. E a depender de quem irá com você, há lugares mais indicados para melhor aproveitar seus dias de lazer. Confira algumas sugestões:
Em família
O consultor em turismo e diretor da TripWorld Viagens e Turismo, Alexandre Andrietta, afirma que os brasileiros tendem a optar pelo turismo chamado sol e praia. É bem o que o Nordeste oferece e, por isso, é um destino visado nesta época. Algumas famílias com crianças escolhem os resorts, já que há estrutura voltada para os pequenos.
No próprio Nordeste há opções como o Beach Park, no Ceará. Localizado na região metropolitana de Fortaleza, o parque aquático tem 30 anos de atividade e cerca de 20 atrações, além de quatro resorts.A atração mais recente foi inaugurada neste início de dezembro, é o Vaikuntudo, um grande toboágua e é considerado o maior do mundo na categoria tornado.
E para quem gosta do Sul do Brasil, porém não longe de uma praia, há o Costão do Santinho, um resort com 14 vilas de hospedagens e um hotel internacional. Ele fica em Florianópolis, capital de Santa Catarina, e possui piscinas aquecidas, cinema, aula de surf e shows nacionais entre outras atrações. O complexo também disponibiliza especialistas para uma visitação a dois museus arqueológicos mantidos por ele, que possui resquícios de vida pré-histórica no local, com pintura rupestre e esculturas em pedras.
E quem nunca sonhou em conhecer a Disney? Para quem tem filhos sente-se em uma missão de conhecer o mundo da fantasia. Mesmo com a alta do dólar, muitas famílias ainda procuram pacotes para Orlando, nos Estados Unidos, segundo Alexandre. Lá ficam desde o clássico Magic Kingdom ao Mundo Mágico de Harry Potter.
As famílias procuram em função de uma realização pessoal, mas quando conhecem voltam porque o destino é completo
, comenta sobre a diversidade de atrações dos parques de Orlando além das opções de compras em outlets e shoppings.
Com os amigos
Alexandre comenta que o grupo de amigos normalmente é de jovens que buscam pacotes pelo preço ou por um destino que ainda não tenham visitado. A maior procura acaba sendo mais para o Ano Novo do que o Natal e, consequentemente, por praias, de onde podem apreciar os fogos de artifício na virada. “Algo que seja memorável e que renda boas fotos. Contudo, a maioria não procura por destinos tão família.”
As praias de Porto Seguro, na Bahia, são destinos bem badalados, para quem procura descontração e diversão. As opções para curtir o agito da noite e à luz do dia são as praias de Taperapuã e Itacimirim. Há bares e restaurantes na orla, palco para shows, lambaeróbica, prática de esportes e até passeios de banana boat e caiaque. Ao sul da cidade, em Arraial d’Ajuda – distrito de Porto Seguro – fica a praia de Mucugê, que lota no verão. De noite há luaus e raves que varam a madrugada.
É do Rio de Janeiro onde é feito um dos shows de fogos de artifício mais famosos do mundo. Nos quatro quilômetros da praia de Copacabana os turistas se reúnem para ver o espetáculo na virada do ano. Há feira de artesanato na praia de Ipanema, além da pedra do Arpoador, no Leblon, de onde muita gente se emociona vendo o pôr-do-sol. O bairro da Lapa, na região central da cidade é a opção para curtir a noite, com bares e restaurantes para diferentes públicos, que gostam de samba, pagode, forró, MPB e rock.
Somente você
Quem está aberto a desbravar um lugar e não se acanhar em fazer novas amizades, pode ter boas lembranças da experiência de viajar por conta. O consultor de turismo explica que quem procura por integração com outras pessoas busca hospedagens com quartos coletivos, como hostels e pousadas.
Outros viajantes com maior poder aquisitivo podem procurar hotéis também e o comportamento é semelhante ao dos amigos, assim como os destinos
, comenta Andrietta. Já aqueles que querem conhecer a cultura local acabam fazendo amizades ao longo da viagem.
Os públicos são diversos dentro de um cruzeiro marítimo, mas vale pesquisar pelos roteiros temáticos, como os de dança, shows de determinada banda, de beleza, esporte e até o de carnaval. Há roteiros com paradas pelo Brasil, como Ilhabela, Rio de Janeiro e Salvador ou em outros países, como Argentina e Uruguai.
Os que buscam o turismo de experiência podem visitar Ushuaia, na Argentina, ladeada pela Cordilheira dos Andes e banhada pelos oceanos Atlântico e Pacífico. Se algum dia quiser conhecer o fim do mundo, lá poderá tirar uma placa com a indicação, já que a cidade fica no extremo sul do continente americano. Há passeios de teleférico, trem, visitas a museus, ao mirante Glaciar Martial e muitas caminhadas.
Outra opção é mochilar por Machu Picchu, no Peru. A 2.350 metros acima do nível do mar, a antiga cidade inca impressiona pela arquitetura com pedras em um cenário montanhoso. O acesso a uma das novas sete maravilhas do mundo pode ser feita percorrendo a conhecida Trilha Inca ou de trem até a cidade de Cusco.
Imagem: morgueFile/ nazka2002