FOB e CIF: quais as diferenças e quando usar?

frete fob-e-frete cif-

Ao se adquirir um produto pela internet ou outros canais de venda, há quem prefira recebê-lo no conforto de sua casa. Já outras pessoas, por diversos motivos, contratam transportadoras de sua confiança para realizar o serviço de frete.

Duas modalidades de frete que entram nessas categorias mencionadas acima são o frete FOB e o frete CIF. Entre essas, você sabe qual a melhor opção para você?

Preparamos este texto para falar um pouco mais sobre as modalidades de frete FOB e CIF. Quer saber mais sobre o assunto? Siga com a leitura!

O que são as modalidades de frete FOB e CIF?

Antes de tudo, é necessário diferenciar o conceito de cada uma das siglas. Afinal de contas, o que é FOB e CIF

O frete FOB é uma sigla inglesa, que vem de Free On Board. Em tradução livre, significa “livre a bordo”. Nesta modalidade de frete, quem compra a mercadoria, portanto, seu destinatário, que tem responsabilidade pela mercadoria. 

Ao se contratar o frete FOB, a empresa vendedora não tem responsabilidade pelo envio da mercadoria. 

O frete CIF, por sua vez, é um termo em inglês, que vem de Cost, Insurance and Freight. Este termo significa “custo, seguro e frete”. Nesta modalidade referida, o transporte da mercadoria é responsabilidade de quem manda, ou seja, do remetente. 

Isso desobriga o comprador a ter qualquer responsabilidade sobre o envio até o recebimento da mercadoria.

Quais são as diferenças entre FOB e CIF?

Em suma, a diferença entre as modalidades de frete é na forma com a qual o serviço é prestado. Para além do preço cobrado, deve ser levado em conta quem assume a responsabilidade pelo produto. 

No frete FOB, a responsabilidade do embarcador termina quando ele despacha a mercadoria. A partir daí, assume a transportadora ou serviço de frete escolhido pelo comprador. 

Já no frete CIF, a responsabilidade é total da transportadora. Desde os custos operacionais, passando por transporte da mercadoria, até que a entrega se efetive.

Em que situações cada modalidade deve ser usada?

Agora você já exatamente o que são as modalidades de frente FOB e CIF e quais são as suas diferenças. Deste modo, fica mais fácil entender as situações que dão ensejo a sua utilização.

As diferenças entre FOB e CIF fazem com que cada modalidade seja mais comum em determinadas circunstâncias. 

O frete FOB, organizado pelo destinatário do produto, é utilizado com mais frequência em cargas de alto valor, quando o custo do frete é alto. É bastante benéfico em transações B2B, de empresas para empresas. Afinal de contas, a maioria das grandes indústrias possuem seus próprios sistemas de transporte.

O frete CIF, por outro lado, é muito comum na venda online, chamada de e-commerce. Nesta modalidade, o cliente realiza o pagamento pela mercadoria e frete, de uma só vez, sendo uma forma prática de contratar os serviços de entrega. O CIF favorece a entrega em massa de produtos, o que, feita através do FOB, seria demasiadamente custosa.

Saber quais situações são mais propícias para utilização do frete FOB ou CIF é algo essencial. Afinal de contas, é preciso conhecer as duas modalidades para saber a que melhor atende às suas necessidades.Gostou de saber mais sobre os fretes FOB e CIF? Se você curtiu nosso conteúdo, não deixe de seguir o Melhor Câmbio no Facebook e Instagram; estamos também no Twitter e no YouTube!

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

Cada vez mais pessoas apostam em investir seu dinheiro para render mais. É, sem dúvidas, a melhor opção para não deixar que seu capital desvalorize com o tempo. Uma...

Cada vez mais pessoas apostam em investir seu dinheiro para render mais. É, sem dúvidas, a melhor opção para não deixar que seu capital desvalorize com o tempo. Uma...

Você já se viu em uma situação na qual era necessário enviar dinheiro para o exterior? Isso é algo que, quando acontece, acaba deixando as pessoas em dúvida e...

Há muitos conceitos importantes no mercado. A empresa deve compreendê-los para fazer bom uso e melhorar seus lucros. Por exemplo, o termo “margem” é bastante comum: margem de lucro,...

pt_BRPortuguese