Portal sobre Remessas Internacionais, Câmbio e Turismo

Já experimentou um day-use?

O orçamento está curto, os filhos ou amigos têm compromissos e as horas extras no trabalho têm comprometido qualquer possibilidade de lazer. Em situações como essa, a alternativa é recorrer ao day-use. Trata-se de uma clássica viagem de “bate-volta”, como simplifica o consultor em turismo e diretor da TripWorld Viagens e Turismo, Alexandre Andrietta. Esta é uma opção oferecida por alguns hotéis-fazenda e pousadas no interior ou região litorânea, facilmente acessíveis para quem vai de carro.

“O day-use se caracteriza pela utilização das opções de lazer e entretenimento do hotel ou pousada”, comenta Andrietta. Como o próprio termo já sugere, não há acesso aos quartos, apenas às áreas comuns e aos serviços oferecidos. Você pode utilizar o spa, piscinas, quadras poliesportivas, salas de jogos ou de TV e área para as crianças. Segundo o consultor, há hotéis que oferecem banheiro ou vestiário para este tipo de hóspede.

Esta alternativa é viável a turistas com pouco orçamento ou com pouco tempo para passar a noite. A tarifa costuma ser menor do que uma diária regular, mas pode haver cobranças extras caso seja utilizado algum serviço opcional, como o spa, hidromassagem ou passeios (cavalgada, bike tour). Pode haver limite na oferta de day-use conforme o controle de cada hotel. Por isso, vale entrar em contato para uma pré-reserva, como sugere Andrietta.

Microestadia

Alguns hotéis até incluem a ocupação de apartamentos e oferecem cortesias como o estacionamento ou passar uma camisa. Neste caso, a microestadia em hotéis de grandes metrópoles – geralmente ocupados pelo turismo de negócios – acaba suprindo parte da renda quando os quartos estão desocupados. Foi o que alguns hotéis pelo mundo resolveram fazer em tempos de economia magra.

A ideia é oferecer algumas horas de descanso para quem precisa se preparar para uma reunião ou precisa aguardar o voo noturno. Em Guarulhos, por exemplo, onde fica o maior aeroporto internacional do país, há hotéis na região que oferecem a microestadia.

A modalidade é sugestiva a quem quer fazer sessão de fotos e também para empresas como forma de incentivo ou reconhecimento de equipe de funcionários. A proposta ainda permite despertar o interesse dos próprios moradores da cidade a aproveitarem algumas horas de lazer sem sair dela.

Em São Paulo, as bandeiras Tivoli e Blue Tree, por exemplo, também oferecem day-use. Há sauna, academia, internet, piscina e spa, entre outros serviços, à disposição de qualquer pessoa que queria ser hóspede por um dia. Na internet é possível encontrar páginas exclusivas para este serviço, como o All Day Use (brasileiro), Day Use (vários países, incluindo Brasil), Between9and5 (diversos países) e By Hours (Europa).


Imagem: morgueFile

 

Sair da versão mobile