Portal sobre Remessas Internacionais, Câmbio e Turismo

Mapas indicam sons e odores pelo mundo

Feche os olhos e imagine um ambiente. Sons de buzina sinalizam moradores atordoados com um trânsito carregado ou passarinhos e leves risadas mostram que por ali é uma área de lazer. As sensações de diferentes lugares são o gancho dos ChattyMaps, mapas interativos que complementam tais impressões a partir do som. O projeto foi desenvolvido por pesquisadores do Good City Life – tradução de “boa vida urbana”, nome bem sugestivo para uma empresa – e que também tem na manga o SmellyMaps: “mapa fedorento”.

Para o funcionamento destes mapas, foram utilizadas a triagem de fotos públicas com dados de localização pela cidade. Elas foram categorizadas pelas “tags”, ou etiquetas com sons que melhor definissem cada via: transporte, natureza, música, construção ou pessoas. Estas informações foram obtidas de sites como Flickr e Twitter e compiladas para traçar a tendência emocional identificada por internautas em cada ambiente, como alegria, ansiedade, confiança, tristeza, surpresa e medo. Em Roma, por exemplo, um trecho da Via Labicana, próxima do Coliseu, revela um som em que pessoas são predominantes por ali. E a emoção que mais se destaca é a alegria, talvez pelos muitos turistas que rondam por ali.

Trecho da Via Labicana (Chattymaps)

Já em Nova Iorque, uma das pontes mais antigas nos Estados Unidos, a Brooklyn Bridge, tem como predominância a circulação de pessoas. Construída em 1883, um dos cartões-postais da cidade liga Mahattan ao Brooklyn. Por enquanto o projeto atende 12 cidades: Londres, Barcelona, Madrid, Nova Iorque, Boston, Chicago, Washington, San Francisco, Seattle, Milão e Roma.

E este é o “retrato” da Brooklyn Bridge (Chattymaps)

Propósito

A justificativa dos pesquisadores para o projeto é estudar a relação entre emoções e sons urbanos. Através das imagens e as tags mais utilizadas que descreviam a emoção das pessoas naquele local, eles puderam mapear a resposta humana de acordo com cada localidade e som. “…medo e raiva foram notados em ruas com sons mecânicos, enquanto alegria foi notada em vias com sons de pessoas e de música”, descreveram os pesquisadores no Royal Society of Open Science journal.

Mapa fedorento

Claro que na região do Zoológico de Barcelona, na Espanha, o odor de animais toma conta do pedaço. Já as emoções variam entre alegria, medo e ansiedade. Será que é o medo de chegar perto de algum tigre? Já a Grand Via de les Cortes Catalanes, uma das principais vias da cidade e a segunda maior do país, com 13 quilômetros de comprimento. Lá, quase 70% do odor é de emissões dos veículos que passam. Apesar do cheiro, causa emoções de ansiedade, confiança e alegria.

O “cheiro” de Barcelona (SmellyMaps)

E em uma região de Londres, o cheiro de resíduos reina com a sensação de nojo. É o que acontece na Hallam Street, uma área residencial. As definições para o mau cheiro inclui lixo, excrementos, vômito e mofo. Mas este é só um pedaço de tantos outros em que o variado aroma da comida preparada em bares e restaurantes e áreas verdes como o Hyde Park e o Regents Park tornam a cidade tão atrativa.

Diversidade de odores na capital inglesa (SmellyMaps)

O Smellymaps tem as mesmas 12 cidades mapeadas que os dos sons. Segundos os desenvolvedores, “o seu nariz é uma grande máquina de dados”. Foram considerados apenas o mau cheiro com a intenção de destacar a variedade de odores presentes em uma cidade. Indiretamente o projeto mostra que, por ter dados obtidos pela avaliação de pessoas sobre os lugares, a sugestão que fica é a de criar soluções para áreas evitadas pelo cheiro ruim.


Imagem: quicksandala/ MorgueFile

 

Sair da versão mobile