O passo a passo para importar produtos dos EUA

importar-produtos-eua

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um pouco mais de lucro. Entre os mercados mais populares para esse tipo de atividade está o da China.

Porém, atualmente, há outras boas opções, já que a internet contribui ainda mais para o processo de globalização. Assim, os Estados Unidos têm reforçado sua posição de país muito procurado para fazer importações — seja para comprar produtos para consumo pessoal, seja para revenda.

Você quer apostar nessa ideia? Quer saber como fazer? Neste post, vamos mostrar um passo a passo para importar produtos dos EUA com segurança, dentro da legalidade. Confira!

A instabilidade do mercado nacional

O mercado nacional recebe influência de vários fatores, incluindo políticos, financeiros e tributários. Consequentemente, há períodos frequentes de crises e instabilidades que sempre tornam mais altos os custos para os empreendedores.

Nessa situação, é normal encontrarmos dificuldades para atingir um nível de solidez e de reconhecimento no mercado, por causa dos custos altos, para apostar em produtos de qualidade boa e em estratégias que atraiam e fidelizem os clientes.

Por isso, muitos empreendedores procuram alternativas que sejam vantajosas, ou seja, que aumentem os lucros e diminuam os custos. É nesse sentido que importar produtos dos EUA é uma solução viável.

As vantagens de importar produtos dos EUA

O mercado internacional é rico em ofertas atraentes e modernas, que são desejáveis para qualquer empreendedor. Entre os países, os Estados Unidos se destacam por ser sede de muitas empresas que fabricam e vendem mercadorias muito demandadas pela população mundial.

As vantagens em importar produtos dos EUA ultrapassam a economia na compra e podem favorecer o negócio, ganhando as preferências dos clientes. Dessa forma, é possível conseguir estabilidade e mais visibilidade. Trata-se de uma solução para empresas e microempreendedores, sejam MEIs ou mesmo pessoas físicas.

Podemos destacar as vantagens abaixo em importar produtos dos EUA:

·         melhoria da margem de lucro;

·         marcas reconhecidas no mundo todo e de boa qualidade;

·         produtos exclusivos;

·         muita versatilidade;

·         mais chances para aumentar o potencial competitivo;

·         mais chances para se destacar diante da concorrência;

·         tecnologia de ponta.

O passo a passo para importar produtos dos EUA

Para importar produtos dos EUA, é preciso fazer uma análise prévia para não ser vítima de prejuízos. Ainda que aparente ser um processo complicado, a tecnologia deixou as coisas menos difíceis e, dessa forma, o processo de importação se tornou mais acessível. Veja, no passo a passo a seguir, como realizar importação dos EUA:

1. Realize uma pesquisa de mercado

O passo inicial para importar produtos dos EUA é fazer uma pesquisa minuciosa do mercado norte-americano e de que forma ele pode suprir as suas necessidades.

Conforme o ramo em que você atua e os produtos que deseja comprar, faça uma análise dos preços e das variações do mercado. Para conquistar mais segurança, é preciso pesquisar como o preço das mercadorias mudam ao longo do tempo.

Para realizar um bom planejamento, procure por itens que custem mais caro no Brasil quando comparados aos preços praticados nos Estados Unidos.

2. Selecione os fornecedores

É fundamental selecionar os fornecedores para obter confiabilidade e boas condições de negócio. Não basta encontrar os preços menores. Antes de efetivar alguma compra, avalie critérios como:

·         comentários/avaliações;

·         garantias e pós-venda;

·         formas de contato oferecidas (e-mail, WhatsApp, redes sociais, plataformas pessoais, marketplaces);

·         elaboração de contratos para grandes compras;

·         comparação de valores para fretes.

3. Providencie a habilitação de importador

Depois de escolher o fornecedor mais adequado (ou os fornecedores mais adequados), é necessário tirar a habilitação de importador no Radar da Receita Federal.

Antes de iniciar as atividades de importação, é preciso ir à Receita Federal com a documentação necessária e pedir a habilitação conforme o tipo de negócio.

Depois de habilitado, o importador terá acesso ao Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior). Esse sistema integra as atividades de todos os órgãos gestores que trabalham fiscalizando o comércio internacional, incluindo o câmbio.

Essa integração ajuda no monitoramento, na orientação e no controle das fases que envolvem o processo de importação/exportação.

4. Considere o frete mais adequado

Um bom planejamento financeiro precisa considerar a escolha do frete mais adequado. O melhor frete é importante para a redução de custos e para que sejam oferecidas mercadorias econômicas e de boa qualidade aos clientes.

Alguns fornecedores disponibilizam código para rastrear a carga, o que permite que o cliente acompanhe todo o trajeto dos itens. Isso é relevante para conferir mais segurança e atuar com mais agilidade se vier a acontecer algum transtorno.

Existem diversas modalidades de frete. O que custa mais caro, e se trata também de um dos mais usados, é o courier, modalidade que realiza entregas rápidas, em até sete dias. Além dessa modalidade, existem outras:

4.1 Priority Mail International

Essa modalidade também é muito aproveitada. Ela disponibiliza código de rastreamento, sendo que, em algumas situações, é livre de tributação.

Outro diferencial é o preço mais competitivo. Mas o período de entrega costuma variar entre 20 a 40 dias.

4.2 First Class Mail International

Também é uma modalidade acessível com prazo médio de entrega de 30 dias. Mas pode se estender até 60 dias. Uma limitação da First Class Mail International é que ela não oferece opção de rastreamento.

4.3 FedEx

Essa modalidade é bastante ágil: a mercadoria pode chegar no prazo de sete dias. Por outro lado, incide uma taxa muito alta, mais elevada que a taxa de desembaraço aduaneiro. O sistema de rastreamento oferecido pelo FedEx é muito bom.

4.4 DHL Global Mail

É uma modalidade muito recorrente quando se trata do envio de pacotes grandes. Existem regras que condicionam o rastreamento da encomenda.

Para ter direito ao rastreamento, o peso mínimo da compra é de 2,04 quilos. É possível escolher entre Globo Mail Standard ou Priority. O prazo de entrega varia entre sete e 20 dias.

4.5 Outras modalidades de frete

Além das modalidades citadas, existem as seguintes opções de frete:

·         Airmail Economy;

·         International Airmail;

·         TNT Express;

·         UPS Express;

·         USPS flat rate box e Flat rate envelop;

·         USPS Priority mail;

·         USPS Express mail.

5. Tenha despachantes ou agentes de carga

Ter o suporte de despachantes ou agentes de carga contribui para as operações logísticas, envolvendo desde a saída da mercadoria, passando pelos processos aduaneiros e alcançando a chegada ao Brasil.

Para contratar despachantes/agentes de carga, pesquise por empresas de confiança e realize cotações para identificar as melhores condições. A fim de evitar prejuízos e transtornos, o suporte aos trâmites legais do processo é da máxima relevância — especialmente, se for a primeira importação.

6. Providencie os documentos e as licenças necessárias

A importação passa por regulamentação das autoridades de alfândega do Brasil e dos Estados Unidos, ou seja, para evitar atrasos na entrega e outros problemas, é preciso usar documentos e licenças.

Algumas mercadorias precisam de licenças para que sejam importadas dentro da lei. Assim, recomenda-se entrar no site da Receita Federal, que disponibiliza um simulador para saber se determinada mercadoria precisa ou não de licença.

Entre os produtos que precisam de certificação, estão:

·         produtos feitos de pele de animal;

·         bebidas alcoólicas;

·         lã.

Há também produtos que necessitam cumprir as exigências de alguns órgãos norte-americanos, como as inspeções para animais vivos, alimentos, plantas, inseticidas, bebidas, cosméticos e drogas. Certos produtos que exigem licenciamento são animais, remédios, plantas e tabaco. Vale lembrar que cada produto tem um código de NCM, o qual indica, entre outras coisas, se a mercadoria terá ou não anuências.

7. Faça o acompanhamento da operação

Ainda que o processo ofereça segurança e o importador conte com toda a documentação necessária, podem ocorrer situações inesperadas. É necessário, nesses casos, agir com rapidez e, assim, evitar que o problema se agrave.

Depois de escolher os produtos e concluir a compra, atente para o processo de importação, acompanhe cada fase com atenção. O monitoramento deve ser contínuo para ter certeza que os prazos serão sempre respeitados.

8. Tome os cuidados necessários

Para importar produtos dos EUA, é necessário tomar alguns cuidados. Além do planejamento financeiro, deve-se pesquisar antecipadamente e avaliar o que pode interferir no processo. Não se pode esquecer que tanto o governo brasileiro como o norte-americano são muito rigorosos.

Vejamos alguns pontos a que todo importador deve atentar:

8.1 Produtos proibidos

Algumas mercadorias nos Estados Unidos não são permitidas para a exportação. É importante evitar a compra desses produtos para evitar problemas. São produtos considerados ilegais:

·         derivados de mamíferos do mar;

·         narcóticos e drogas;

·         frutos-do-mar derivados de outras nações;

·         produtos que se relacionem com grupos terroristas e trabalho escravo;

·         itens feitos de maneira a violar os direitos da propriedade intelectual.

8.2 Documentos necessários

Outro ponto que precisa de consideração é a documentação. Os documentos certos são fundamentais para assegurar um processo legal, desimpedido.

Como a importação engloba aspectos jurídicos de dois países, é preciso avaliar o que cada um exige no que se refere à documentação.

Seguindo esse passo a passo, você consegue importar produtos dos EUA dentro da legalidade. É importante seguir a legislação para comprar e receber em segurança as mercadorias. Afinal de contas, se algum problema acontecer e você tiver prejuízos, o resultado não será aquele esperado. Se a importação se apresentar problemática e prejudicial do ponto de vista financeiro, realmente não será vantajosa.

O que achou do nosso post? Pensa em importar produtos dos EUA? Já costuma comprar mercadorias de outros países? Aproveite e compartilhe este post nas redes sociais para que outros leitores acompanhem o passo a passo necessário para realizar uma importação segura e confiável.

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

Novidades são sempre bem-vindas, não é mesmo? A Skrill é uma plataforma relativamente nova no mercado financeiro do Brasil. E assim como toda carteira digital, há uma gama de...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

Novidades são sempre bem-vindas, não é mesmo? A Skrill é uma plataforma relativamente nova no mercado financeiro do Brasil. E assim como toda carteira digital, há uma gama de...