Um destino irresistível para quem ama cultura, arquitetura, artes e história, Madrid, a charmosa capital da Espanha, é uma cidade com várias facetas. Para quem gosta de arte, vai se deliciar com três dos museus mais importantes de todo o mundo na mesma cidade. Se você gosta da história que o destino carrega, prepare-se para sentir Madrid contar sua história em todos os cantos, não importa se é numa visita pelo Palácio Real ou mesmo durante uma caminhada pelas ruas. Caminhar, inclusive, é uma atividade altamente recomendada para quem vai visitar Madrid: isso é algo que os locais fazem o tempo inteiro. Caminhar, sentar em alguma cafeteria e observar o movimento é uma atividade tipicamente madrilenha. E se engana quem pensa que há muito perigo à noite: Madrid é uma das cidades mais agitadas durante a noite em toda a Europa. Mesmo que não seja uma cidade cheia de atrações turísticas como as capitais dos países vizinhos, é uma cidade viva dia e noite e cheia de energia. Pronto para saber o que fazer em Madrid? Então confira as dicas do Melhor Câmbio:
Gran Via
Lembra que a gente disse que a melhor forma de conhecer Madrid é caminhando, certo? Então comece seu roteiro com bastante disposição para conhecer a Gran Vía, a principal avenida de Madrid – e que faz jus ao nome! Reserve um dia inteiro para conhecer o endereço de cabo a rabo. São muitas lojas uma do ladinho da outra, e muitas pertencentes a grifes e marcas famosas. Prato cheio para quem quer fazer umas compras! Caminhe sem pressa, vá observando os prédios e sua arquitetura, almoce em algum dos restaurantes (há opções para todos os preços) e já siga seu caminho. Durante o dia, a avenida é repleta de gente e está sempre muito animada. Já durante a noite, a pedida é curtir as peças de teatro ou assistir a um show em uma das casas da “Broadway Madrilena”. Mas compre os ingressos pelo menos com um dia de antecedência: é muito difícil conseguir lugares na hora dos espetáculos!
Plaza Mayor
Escondida no meio de tantos prédios históricos, a Plaza Mayor é considerada uma das praças mais bonitas de toda a Espanha. Apesar de cercada pela cidade, a praça é bem grande e um dos principais símbolos de Madrid. Erguida no século XV, já foi palco de manifestações, procissões e até touradas, partidas de futebol e condenações de criminosos. Hoje, os moradores locais visitam o local para passear, fazer um piquenique, tomar um café e bater um papo. A arquitetura com pedras é um atrativo, além das lojas e restaurantes que ficam localizados nas extremidades da praça. Também é lá que começam alguns tours gratuitos, pois a Plaza Mayor é o local perfeito para o início do seu passeio por Madrid.
Este é o maior palácio real de toda a Europa! Apesar de ser uma das residências oficiais do Rei da Espanha, Juan Carlos, o local só é usado para grandes eventos e para receber premiações e autoridades. Boa notícia para quem está de passeio por ali, porque a visitação é aberta ao público! Por dentro do palácio, muitos salões, pinturas, esculturas, obras de arte, muitos detalhes… Sem contar os mais de mil quartos! Se você quiser conhecer mais sobre a história de cada canto do palácio, o audioguia ajuda bastante. Além do passeio, também é possível ver coleções de roupas que a realeza usava na Idade Média, armas e muito mais. Nas primeiras terças de cada mês, a troca da Guarda Real é imperdível.
Inaugurado durante a década de 1940, o estádio do Real Madrid tem espaço para mais de 80 mil pessoas. O passeio é imperdível para quem gosta de futebol: afinal, estamos falando de um dos times mais importantes de toda a história do esporte, além de ser a segunda maior torcida de toda a Espanha! Durante o tour guiado, que custa cerca de 16 euros, você pode conhecer toda a história do clube, sentar no banco dos reservas, visitar os vestiários, chegar bem próximo ao campo, conhecer os troféus e muito mais.
Parque del Buen Retiro
Depois de tanta caminhada por Madrid, chegou a hora de descansar na área verde mais importante da cidade: o Parque del Buen Retiro, que tem cerca de 118 hectares. Inaugurado em 1630, só permitia o acesso da realeza nos primeiros duzentos anos de funcionamento. Durante um período, foi usado até como acampamento das tropas do Rei Napoleão, quando este tomou a cidade de Madrid. Depois deste período, o parque foi aberto ao público em geral, que aproveita muito o local até hoje para caminhar, assistir aos músicos de rua que se apresentam por lá, praticar esportes, curtir o final da tarde e muito mais. O Parque tem duas áreas principais: a cúpula de vidro, que sempre está com alguma exposição à mostra, e o monumento ao Rei Alexandre XII, que fica bem em frente ao lago, onde você também pode alugar um barco para passear.
Um dos museus mais importantes de todo o mundo, o Museo del Prado tem um acervo permanente de mais de 15 mil obras de arte, 1500 quadros e a maior coleção de pinturas espanholas no mundo! Entre elas, estão autores como El Greco, Goya e Velázquez. O museu todo é muito grande e para conhecer tudo você levaria pelo menos uns três dias. Por isso, foque no acervo permanente e nos quadros principais. Se puder visitar durante a semana, melhor ainda – o museu enche muito nos fins de semana!
Puerta del Alcalá
Assim como Barcelona, Paris e Milão têm seus arcos de entrada da cidade, Madrid conta com a Puerta del Alcalá, construída em 1778 como um portal de boas vindas para quem chegasse à cidade. Localizado na Praça da Independência, o momumento consiste em duas portas gigantes. A iluminação que a Puerta del Alcalá recebe faz com que o lugar fique ainda mais bonito e majestoso.
Puerta del Sol
O coração da cidade de Madrid está nessa praça, onde fica a estátua de um urso que tenta pegar os frutos de uma árvore. Turistas e locais passam por lá todos os dias, porque não é apenas um ponto turístico, mas uma região central por onde você vai passar para visitar a maioria das atrações na cidade. O quilômetro zero das estradas espanholas fica lá! Como essa região é a mais central e melhor localizada, muita gente tenta se hospedar por ali pra ficar perto de tudo.
Para continuar planejando sua viagem a terras espanholas, acesse a ferramenta Euro Hoje do Melhor Câmbio. Por ali, você pode acompanhar o histórico da cotação da moeda, ver quanto custa a compra do euro em várias cidades do Brasil e, assim, planejar a compra das suas notas com antecedência!
Referências: Melhores Destinos | Fui Viajar, Não Sei Quando Volto | 360 Meridianos
Imagens: Visualhunt