Com mais de 6,5 milhões de habitantes em toda a região metropolitana, Santiago do Chile é uma capital charmosa e muito moderna. Quem visita a cidade já se encanta antes do avião sequer pousar: a vista da Cordilheira dos Andes é de tirar o fôlego e um dos pontos altos da viagem! Chegando lá, então, o passeio só tem a melhorar: Santiago é uma das capitais mais desenvolvidas de toda a América do Sul e um dos principais destinos dos brasileiros que querem viajar para um lugar com ótimo custo benefício. Também pudera: com uma cidade tão arborizada, transporte público de qualidade e muitos pontos turísticos para visitar, fica dificil resistir a essas férias, que podem ser perfeitas em qualquer época do ano. Quer saber tudo o que fazer em Santiago? Então confira as dicas que o Melhor Câmbio reuniu para você:
Plaza de Armas
Comece o passeio na capital do Chile a partir desse ponto turístico: a Plaza de Armas, coração de Santiago. Assim como a Plaza de Mayo, em Buenos Aires, essa aqui reúne vários edifícios históricos que são símbolo da arquitetura da era colonial, como o prédio dos Correios, a Prefeitura e a Catedral Metropolitana, um dos principais templos católicos do país chileno. Com certeza vale uma visita para conhecer o interior da igreja!
É aqui que fica a sede da presidência do Chile e um dos pontos turísticos que mais atraem visitantes no país inteiro. Uma parada para conhecer o prédio é muito interessante de se fazer, além de assistir à cerimônia da troca de guarda, o que acontece em diferentes dias, mas sempre às 10 horas.
Mercado Central
Imagine um grande mercado municipal que vende tudo o que tem direito: frutas, verduras, legumes, peixes, frutos do mar, carnes, artesanato, restaurantes de todos os tipos… É tudo isso (e mais um pouco) que você encontra no Mercado Central de Santiago! Como o prédio, erguido em 1872, já é consagrado como ponto turístico da cidade, o preço dos restaurantes não é muito barato. Mas vale a pena visitar para comer a centolla, um caranguejo gigante que já se tornou prato tradicional no Mercado. Se você é fã de frutos do mar e peixes em geral, é um passeio imperdível!
Tá aí um museu tipicamente latino. As peças expostas aqui, em um prédio de 1805, dificilmente terão algo parecido em qualquer lugar no mundo! Se você gosta de história e acha legal conhecer o passado de um país e a cultura dos povos que moravam no local há séculos atrás, vai amar o Museu de Arte Pré-Colombiana. Lá existem muitas esculturas curadas por arqueólogos muito experientes, feitas de madeira e de pedra, materiais usados diariamente pelos povos que moravam na América antes da chegada dos europeus. São mais de 2 mil peças indígenas reunidas em um dos museus mais completos e bonitos com essa temática na América do Sul. Tá esperando o que para incluir esse passeio no roteiro?
Cerro San Cristóbal e Parque Metropolitano
Observar a cidade de Santiago lá do alto é uma atividade imperdível para quem visita o destino pela primeira vez. E para fazer isso, o Cerro San Cristóbal, localizado em Bellavista, é perfeito: é um dos pontos mais altos da capital chilena! Lá de cima, ao atingir os 880 metros de altura, dá pra observar os edifícios, a geografia da cidade e, ainda, a cordilheira dos Andes, se a visibilidade permitir. No parque onde o cerro está localizado, você também encontra algumas piscinas públicas e um zoo. Para subir até o cume, dá para pegar uma trilha ou ainda usar o funicular, uma espécie de trem que sobe e desce o morro.
Pertinho do Cerro San Cristóbal, no bairro Providencia, você encontra nada menos do que a famosa casa do poeta chileno Pablo Neruda. Muitos turistas passam despercebidos pelo edifício, mas se você gosta de artes, literatura, poesia e até arquitetura, esse passeio vale muito a pena. A visita, que dura cerca de 40 minutos, conta com um guia de áudio em português mesmo. Lá dentro, você encontra vários objetos usados pelo escritor, que ganhou o Nobel de Literatura em 1971, e conhece a decoração única da casa. Não se esqueça de fazer reserva para não pegar filas nem perder ingresso.
Outra dica imperdível para os amantes de arte! O Museu Nacional de Belas Artes conta com mais de 5 mil peças no seu acervo permanente. Todas elas contam um pouquinho a história da arte no Chile e em outros países, e abrangem períodos diferentes. O edifício fica bem no meio do Parque Florestal, o que torna o passeio ainda mais agradável! Aproveite para dar uma volta e experimentar o sorvete do Empório La Rosa.
Providencia, Las Condes e Bellavista
Três bairros imperdíveis de se conhecer em uma viagem à capital do Chile. O primeiro, Providencia, é um destaque quando o assunto é bares, restaurantes e comércio. Já o Las Condes é um bairro nobre e mais refinado, perfeito para quem quer se perder nas ruas da cidade em uma região tranquila. O Bellavista, por sua vez, é a região mais boêmia da cidade. Se você curte sair à noite e frequentar bares mais agitados, essa é a pedida!
Cerro Santa Lucía
Além do Cerro San Cristóbal, o Cerro Santa Lucía é uma opção para quem quer ver Santiago do alto, de um ângulo diferente. É um dos pontos mais altos da cidade e fica no bairro Lastarria, em meio ao trânsito intenso e de todo o movimento da capital. Lá de cima nem dá pra ouvir o barulho dos veículos: o parque é um grande refúgio arborizado. Cheio de jardins e monumentos, é perfeito para quem quer caminhar tranquilamente. Suba até o topo do cerro para aproveitar a vista da Cordilheira dos Andes no mirante. Se você fizer a subida rapidamente, pode se cansar fácil. Por isso, nossa dica é ir curtindo o passeio aos poucos! Que tal levar alguns lanches e fazer um piquenique no meio do caminho?
Vinícolas chilenas
Se você tem uns dias a mais no país, uma alternativa de passeios próximos a Santiago são as visitas às vinícolas – um grande passeio para quem gosta de vinho chileno, hein? Entre as que ficam mais próximas da capital, a maior é a Concha y Toro, marca famosa entre os brasileiros. Lá, você pode fazer uma visita guiada para conhecer todas as etapas da produção de vinho e ainda degustar algumas bebidas e queijos. Entre fevereiro e março, época da vindima, você também pode conhecer os parreirais de cerca de 100 variedades de uvas. Faça o agendamento antes da visita para não ter nenhuma surpresa ao chegar lá! Além da Concha y Toro, outra opção é a Undurraga, uma vinícola menor que proporciona um passeio mais íntimo. Não importa a vinícola que você escolher, faça a reserva e o trajeto por conta própria. Sai muito mais barato do que comprar o pacote em uma agência de viagem.
Gostou das dicas sobre o que fazer em Santiago? Então já comece a planejar sua viagem para lá. Acesse o Melhor Câmbio e pesquise o valor da cotação do peso chileno na sua cidade.
Referências: Melhores Destinos
Imagens: Visual Hunt