Apesar de estar localizada na Califórnia, São Francisco é uma cidade bem diferente de Los Angeles – além de ser considerada uma das melhores qualidades de vida no país, São Francisco tem um ritmo muito mais tranquilo que qualquer outra metrópole americana. E você sente isso no primeiro contato com uma pessoa local – os moradores de lá são extremamente simpáticos, solícitos e tolerantes. Não é à toa que é uma cidade conhecida pelo respeito às diferenças! Desacelere, conheça cada canto da cidade com muita calma e aproveite cada paisagem encantadora. Curioso para saber o que encontrar por lá? Então confira o artigo do Melhor Câmbio e veja o que fazer em São Francisco.
Golden Gate Bridge
O principal cartão postal de São Francisco impressiona tanto pelo seu tamanho como também pela sua beleza. A Golden Gate foi inaugurada no ano de 1937 para ligar a cidade Marin County e já foi considerada a maior ponte de todo o mundo: possui nada menos do que 3 km de comprimento e 200 metros de altura. E para conhecer a ponte bem de perto, não existe passeio melhor do que atravessar tudo de bicicleta! O passeio, que vai de Fisherman’s Wharf a Sausalito, cidade vizinha de São Francisco, é considerado um dos mais populares para quem vai conhecer a cidade. Durante o caminho, você encontra um museu e uma loja de souvenires inspirados na famosa ponte. Se você já conhece São Francisco e quer conhecer um ângulo diferente da Golden Gate, que tal um passeio de barco?
A “Isla de los Alcatraces” se tornou um forte militar no ano de 1859 para proteger a baía de São Francisco durante a Guerra Civil Americana, que durou até 1865. Em 1934, virou um presídio de segurança máxima. Por ser a morada de ninguém menos do que Al Capone, se tornou uma das prisões mais famosas do mundo. Hoje, a ilha abriga um museu e você pode encontrar várias celas preservadas com alguns objetos da época, entre eles o buraco usado para a única fuga realizada pelos presos de lá. Além disso, também vai conhecer os refeitórios, salas de visita, o pátio onde os prisioneiros tomavam sol e muito mais. No áudio guia, depoimentos de prisioneiros e ex-funcionários ajudam a contar como era o dia-a-dia por lá. O fim da visita é ao ar livre em um belo jardim e com uma vista incrível para a baía. Mas não esqueça o casaco porque o vento lá é forte! Para chegar lá, é necessário fazer um passeio de ferryboat que dura em torno de 10 minutos. E o mais importante: é bom garantir seu ingresso com bastante antecedência. A entrada no museu é tão disputada que as vagas esgotam até um mês antes!
Esse é um dos passeios mais “turistões” de São Francisco, mas nem por isso deixa de ser legal. Ao lado da baía, o píer reúne restaurantes, lojas, passeios de barco, shows e um aquário muito legal. Tudo isso com uma vista incrível! No Aquarium of The Bay, por exemplo, você pode fazer um passeio por dentro de um túnel cheio de tubarões, águas-vias, arraias e outras espécies marinhas. Já o 7D Experience é uma mistura de teatro, parque de diversões e cinema. Ao ar livre, as atrações são os artistas circenses e shows de música improvisados ao lado do carrossel. Se o dia estiver sem neblina, a vista vai ser espetacular: de uma vez só você pode contemplar a Golden Gate, a Ilha de Alcatraz e vários barquinhos navegando pelo mar. Imperdível!
Se o Pier 39 é super conhecido pelos turistas, o Ferry Building é um local diferente e pouco visitado por quem vai conhecer a cidade, mas que vale muito a pena! Localizado na Market Street com a Embarcadero, pertinho da baía, o prédio foi inaugurado em 1898 e abrigava um terminal ferroviário até os anos 30. Hoje, é um grande mercado chamado Marketplace, repleto de cafés, restaurantes, lojas e mercadinhos, tudo com produtos fresquinhos vindos da Califórnia. Como o prédio fica ao lado da baía, também dá para comer por lá e aproveitar a vista sem todo o movimento do Pier 39. Para quem gosta de conhecer os lugares que os locais visitam, esse é o passeio ideal!
Chinatown
Toda grande cidade tem a sua Chinatown, mas a comunidade oriental da cidade de São Francisco é a maior do mundo fora da Ásia e a mais antiga dos Estados Unidos (existe desde 1848)! O bairro começa no Dragon Gate, o tradicional portal chinês, na Bush Street com a Grant Ave. A partir dali, são 24 quarteirões com restaurantes, lojas, casas de chá, massagens e vários outros negócios tipicamente orientais. Se você gosta de comida chinesa, não pode deixar de fazer pelo menos uma refeição em um dos restaurantes com cardápios incompreensíveis de lá!
Lombard Street
Quem visita São Francisco não pode deixar de dar aquela passadinha na rua mais conhecida da cidade. Considerada a rua mais sinuosa do mundo, a Lombard Street tem oito curvas para os carros descerem sem derrapar. A pista é de uma mão só e é feita com tijolos vermelhos. De tão estranha e bonita, ficou famosa entre os visitantes! Se você quiser arriscar dirigir por lá, fique atento: a velocidade máxima lá é de apenas 8 km/hora!
The Castro
São Francisco é uma cidade conhecida no mundo todo por ser um dos berços da luta pelos direitos dos homossexuais, a partir dos anos 70. Mais especificamente, tudo isso aconteceu no The Castro, hoje uma das maiores comunidades gay no mundo todo. Foi ali que Harvey Milk, político e ativista, começou a defender a causa LGBT. Ao chegar lá, você vai encontrar bandeiras com as cores do arco-íris pelas ruas, além de restaurantes, lojas e casas com vários símbolos da cultura LGBT. A vida noturna é tão divertida quanto: reserve um tempinho para visitar o Twin Peaks Tavern, o primeiro bar gay de São Francisco. Aproveite também para conhecer o Castro Theatre e o GLBT History Museum.
São Francisco é uma cidade muito divertida e encantadora – definitivamente vale a pena planejar uma viagem para lá! E para começar isso agora mesmo, conte com a ferramenta Dólar Hoje do Melhor Câmbio para acompanhar a cotação do dólar e saber o melhor momento de comprar o dinheiro para a sua viagem.
Referências: Melhores Destinos | Dicas da Califórnia
Imagens: Visualhunt