Os 10 melhores restaurantes do mundo em 2016

3678019717_94e8b7b990_b

Quem é amante do turismo gastronômico, antes de ler qualquer palavra deste post, pode preparar bloquinho e caneta e anotar os nomes, as localizações, os pratos e os preços dos 10 restaurantes considerados, neste ano, os melhores do mundo.

A versão de 2016 da lista patrocinada pela marca de água mineral San Pellegrino consagra a culinária italiana como a grande campeã, dando o título máximo à Osteria Francescana, localizada em Modena. A seleção inclui, ainda, restaurantes de várias partes do mundo e também dá destaque especial à Espanha – único país a ter três restaurantes no top 10.

A Osteria Francescana evoluiu do ano passado, quando ficou em segundo lugar, para cá. É um dos únicos da lista que oferece menu à la carte e tem preço relativamente acessível – uma ótima justificativa para ele ser o primeiro do seu checklist gastronômico! Em segundo lugar, vem o espanhol El Cellar de Can Roca, que era o campeão em 2015 e decaiu uma posição, mas segue valendo a pena experimentar.

Além de Itália e França, a Europa domina a lista com restaurantes na Dinamarca, na França e na Áustria. Há ainda representantes dos Estados Unidos, Peru e Japão.

Ao contrário dos guias Michelin, que selecionam os melhores restaurantes com base na avaliação de inspetores anônimos selecionados, a lista da San Pellegrino é elaborada por um grupo de especialistas formado por um time variado, composto por notáveis chefs, gastrônomos, jornalistas gastronômicos, entre outros especialistas, espalhados por 27 pontos do mundo inteiro. Cada um deles fica responsável por 7 restaurantes – quatro de seu país de origem e três de outras regiões.

Isto é: milhares de dados serão computados antes da eleição dos 50 melhores restaurantes, seleção que, depois, é auditada pela empresa de consultoria global Deloitte.

No top 50, a África entra com apenas um restaurante e não há representantes da Índia, nem do Oriente Médio. Mesmo assim, o top 10, que você vê abaixo, é uma bela meta de “volta ao mundo gastronômica”. Confira:

1. Osteria Francescana

Localização: Modena, Itália

Chef: Massimo Bottura

Posição do ano passado: 2º

Estrelas Michelin: 3

Tipo de comida: Italiana moderna

Como você vai comer: Ao contrário de muitos dos outros restaurantes na lista, você pode escolher a partir de um menu à la carte ou uma opção com preço fixo. Baseando-se em excelentes produtos e carnes, o restaurante apresenta salames e queijos regionais e outras especialidades em sua cozinha, como leite de porco com vinagre balsâmico tradicional de Modena.

Quanto você vai gastar: Menus-degustação a partir de 130 euros.

2. El Cellar de Can Roca

Localização: Girona, Espanha

Chefs: Joan Roca e Jordi Roca

Posição do ano passado na lista: 1º

Estrelas Michelin: 3

Tipo de comida: Espanhola moderna

Como você vai comer: O restaurante é especializado em “culinária estilo livre”, combinando preparações simples e técnicas de gastronomia molecular e apresentações peculiares.

Quanto você vai gastar: Preço fixo de 200 euros

IMG_6134
Eleven Madison Park

Foto: djjewelz via Visual Hunt / CC BY-ND

 

3. Eleven Madison Park

Localização: Nova York, Estados Unidos

Chef: Daniel Humm

Posição do ano passado: 5º

Estrelas Michelin: 3

Tipo de comida: Francesa moderna, com um toque americano

Como você vai comer: O jantar é uma “aventura”, onde você nunca sabe o que você vai conseguir. Não há menu: os clientes descrevem suas preferências e os chefs criam um menu personalizado para você. O serviço é impecável – também neste ano, o restaurante ganhou, ainda, um prêmio de hospitalidade.

Saiba a cotação do dólar hoje.

Quanto você vai gastar: Preço fixo de 225 dólares

4. Central

Localização: Lima, Peru

Chef: Virgilio Martinez e Pia Leon

Posição do ano passado: 4º

Estrelas Michelin: Não há, pois o Guia Michelin não inclui a América do Sul

Tipo de alimento: Peruana de vanguarda

Como você vai comer: O lugar mais se parece um clube de cavalheiros do que o melhor restaurante da América do Sul. Não há nenhum sinal na porta, mas, lá dentro, uma espaçosa sala de jantar é composta de apenas 20 mesas. Você vai comer cerca de 17 tipos de especialidades peruanas, como um maracujá ao molho de Pisco (tradicional bebida do País).

Quanto você vai gastar: Preço fixo de 150 dólares

5. Noma

Localização: Copenhague, Dinamarca

Chef: Rene Redzepi

Posição do ano passado: 3º

Estrelas Michelin: 2

Tipo de alimento: Culinária (principalmente frutos do mar) de inspiração nórdica

Como você vai comer: O restaurante serve uma série de 10 “lanchinhos”, com opções como o leite caramelizado com fígado de bacalhau, e, em seguida, um adicional de 10 pratos, com combinações como couve-flor e pinhão ou pato selvagem, pêra e couve.

Quanto você vai gastar: Preço fixo de 1600 coroas dinamarquesas

6. Mirazur

Localização: Menton, França

Chef: Mauro Colagreco

Posição do ano passado: 11º

Estrelas Michelin: 2

Tipo de alimento: Culinária mediterrânea com foco em vegetais e mariscos

Como você vai comer: O restaurante oferece três menus fixos, com foco em frutos do mar, vegetais ou carnes. Você vai se sentar em uma mesa com vista para a bela Costa Azul. Serão oferecidos quatro pratos ou um menu de degustação de 11 peças. Naturalmente, juntamente com vários divertir bouches e guloseimas especiais.

Quanto você vai gastar: De 55 euros para um almoço durante a semana até 140 euros para o menu-degustação no jantar.

7. Mugaritz

Localização: San Sebastian, Espanha

Chef: Andoni Luis Aduriz e Juan Vargas

Posição do ano passado: 6º

Estrelas Michelin: 2

Tipo de alimento: Espanhol “tecno-emocional” (conceito que significa comida original e criativa com foco em metodologias inovadoras de apresentação)

Como você vai comer: Você vai comer 20 pequenos pratos que podem variar de um sanduíche crocante de queijo apresentado em um livro até creme de “spidercrab”, o maior caranguejo do mundo. A comida tem o objetivo de se apresentar lunática e original – você nunca sabe o que vai provar nesta cozinha experimental.

Quanto você vai gastar: 185 Euros

8. Narisawa

Local: Tóquio, Japão

Chef: Yoshihiro Narisawa e Takahisa Yuyama

Posição do ano passado na lista: 8º

Estrelas Michelin: 2

Tipo de alimento: Cozinha inovadora Satoyama, que reflete a terra e a floresta

Como você vai comer: A comida é servida ao estilo do chef, mudando diariamente, com base em ingredientes e itens sazonais, de modo que “os hóspedes caem sob o feitiço da temporada.” Se destacam pratos de frutos do mar, como marisco, lagostim e ouriço-do-mar.

Quanto você vai gastar: Cerca de15.000 ienes

9. Steirereck

Localização: Viena, Áustria

Chef: Heinz Reitbauer

Posição do ano passado: 15º

Estrelas Michelin: 2

Tipo de alimento: Austríaca moderna

Como você vai comer: O chef se concentra na cozinha supermoderna ao mesmo tempo em que destaca cuidadosamente a culinária local sazonal.

Quanto você vai gastar: Menu-degustação de 152 euros

10. Asador Extebarri

Localização: Axpe Achondo, Espanha

Chef: Victor Arguinzoniz

Posição do ano passado: 13º

Estrelas Michelin: 1

Tipo de alimento: Churrasco espanhol à lenha

Como você vai comer: A ordem do restaurante é servir alimentos absolutamente frescos. O chef produz muçarela de búfala todos os dias a partir de seu próprio rebanho de búfalos e carnes exclusivas produzidas na região basca. O restaurante é conhecido pelo “asador”, a churrasqueira usada para grelhar carnes e camarões sobre o carvão vegetal.

Quanto você vai gastar: Menu-degustação a 135 euros.


Imagem: VisualHunt
Fonte: The World’s 50 Best Restaurants

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...