Voltar

Por Alexandre Monteiro

Você chegou a algum lugar novo e está prontíssimo para explorar essa novo destino, mas não tem a mais vaga ideia de por onde começar. Aí é onde entra seu esperto smartphone. Há vários aplicativos legais que podem ajudá-lo a descobrir pontos espetaculares por toda a cidade. Aqui estão 9 dos favoritos para conhecer locais alternativos, que normalmente não constam nos guias de viagem.

Spotted by local
Ninguém conhece uma cidade como os moradores locais – pelo menos esta é a ideia por trás deste aplicativo. O app apresenta sugestões computadas por nativos escolhidos especialmente para mapear os lugares mais bacanas em áreas que você habitualmente ignoraria. Antes restrito a Amsterdã, onde foi lançado, agora o aplicativo está em mais de 66 países ao redor do mundo. Você tem que desembolsar alguns poucos dólares (U$ 3,99) por cada guia, mas vale a pena, pois além de oferecer várias dicas, funciona offline. Gratuito, para Android e iOS.

Run go
Uma das primeiras coisas que você pode querer fazer no seu novo destino é sair para uma corrida, mas encontrar um bom caminho em um lugar completamente novo é um desafio. Este aplicativo reúne o melhor dos apps de ginástica e de viagem para lhe dar um roteiro pelo qual você pode se exercitar e, de quebra, apreciar a vista. Está disponível na maioria das grandes cidades e você pode também fazer o upload de uma rota que tenha achado interessante, para compartilhar com outros usuários. Gratuito, para Android e iOS.

Musement
Este aplicativo quer ser seu perfeito guia de bolso não importa onde você esteja. Cobre vizinhanças, atrações, restaurantes, bares e concertos, em mais de 350 destinos ao redor do mundo, reunindo conteúdo local em 25 das cidades mais visitadas. Há um elemento comercial no app para reservas, mas não é nada puxado. O aplicativo é claro e intuitivo – portanto, muito fácil de navegar. Gratuito, para Android e iOS.

479037731_09bc20477f_b

Meetup
Talvez você  não queira ver nada de pontos turísticos ou lugares recomendados por nativos na cidade em que acabou de chegar, mas apenas fazer novos amigos. Se esse é o caso, este aplicativo vai ajudar. Afinal, você sempre pode perguntar aos novos camaradas sobre a maioria dos locais interessantes para visitar. Este app é essencialmente uma lista dos eventos locais e reuniões de grupos, então você pode navegar pelo aplicativo e encontrar algo que tenha a ver com você e se conectar a mentes semelhantes a sua. Você também pode iniciar seu próprio meet-up. Gratuito, para Android e iOS.

Nearify
Para falar de uma forma simples, este app conecta você a eventos locais nos quais você tem tendência a ter interesse. Você pode navegar entre o que está acontecendo na cidade e também aprender mais sobre ela – talvez até fazer um ou dois novos amigos. Há várias categorias: música, comédia, comida e bebida, então certamente você descobrirá algo legal para fazer, a não ser que esteja no meio do nada. Você também pode receber notificações antecipadas sobre os eventos. Gratuito, para Android e iOS.

Like a local
Este é outro app que busca trazer a você as melhores dicas das pessoas que moram no lugar. É uma das melhores opções no mercado de aplicativos e um dos de navegação mais compreensível. O foco é em coisas divertidas para fazer e ver na cidade. Enquanto há algumas seleções turísticas, existem várias sugestões fora do roteiro dos guias. Guias completos de um destino custam US$ 1,99 cada. Gratuito, para Android e iOS.

 

Instagram
Claro que você já ouviu falar em Instagram, mas já o utilizou como um aplicativo de viagens? Vá na opção “Pesquisar”, abra a aba “Locais” e navegue por todas as fotos – populares ou recentes – que as pessoas estão postando em uma determinada localização. Claro que você verá várias selfies, mas ficará surpreso com surpreendentes paisagens, vistas, bares e restaurantes… Uma ótima fonte de inspiração. Gratuito, para Android e iOS.

Apple Maps
Apesar de evitarmos mencionar os apps de viagem mais tradicionais, vale a pena terminarmos com uma referência aos clássicos aplicativos de mapas. No caso deste, novas ferramentas de “exploração” estão sendo adicionadas à base de dados que já é bem farta. Para iOS 10, o Apple Maps tem um design clean e novos filtros para encontrar locais ao redor mais facilmente. Procure, por exemplo, por “bares”, e receba uma lista dos mais próximos e mais bacanas. Gratuito, para iOS.

Google Maps
Em qualquer versão, este conhecido aplicativo funciona muito bem. Vá no ícone de GPS, clique no link “Explorar” e veja o que está acontecendo na sua vizinhança. O legal deste aplicativo é poder ver que lugares os nativos frequentam, as melhores vistas e a cervejaria mais bacana dependendo dos comentários que outros usuários já deixaram. Isso lhe ajuda a descobrir lugares que, não fosse o app, você não conheceria. Gratuito, para Android e iOS.


Imagens: VisualHunt
Fonte: Field Guide