Por que você deve evitar viajar para esses países agora

Foto_porque-evitar-viajar-para-esses-países-destaque-via-visualhunt

Não é o tipo de texto que você procura quando quer escolher seu próximo destino. Mas um pouquinho de utilidade pública nunca é demais. Uma coisa é generalizar e outra é ser realista diante das dificuldades que se tem para entrar em um país ou conhecê-lo. Listamos abaixo alguns lugares que, por hora, não são muito recomendáveis de se ir, seja pela situação econômica, política ou social. Antes de mais nada, você precisa entender porque é bom saber um pouquinho da realidade local:

– primeiramente, por segurança. Esse é o fator principal que faz o volume de turistas estrangeiros cair no país;

– por questões financeiras. Você deve saber a quantas anda o câmbio em relação ao real, como também o poder de compra da moeda. Ou seja, quanto realmente ela vale para comprar uma simples garrafa d’água. Além disso, a crise pode chegar a um ponto em que seja inviável “turistar” por lá. Os serviços encarecem e ter acesso a eles com qualidade fica cada vez mais difícil, uma vez que a estrutura do país é desfavorável;

– por problemas de saúde, especialmente por causa do surto de doenças;

– saber mais sobre o lugar demonstra interesse no país que está visitando, não só para tirar selfies mas também para explorar aquela cultura;

– tem assunto para conversar com moradores locais ou ao menos entender o que eles estão falando;

– não cometer gafes fazendo comentários infelizes com habitantes do lugar

 

Foto: via VisualHunt
Foto via VisualHunt

É importante que você entenda que estes são fatores temporários antes de riscar estes destinos de uma vez no mapa. Não é o caso de países como Bélgica e França que, apesar de terem sofrido atentado terrorista, não se tornaram palco de acontecimentos recorrentes.

O cuidado nestes países anda continua, mas estamos falando de lugares em que a segurança dos habitantes, e de você, turista, está em risco até que o governo dos países envolvidos coloquem algumas mudanças em prática. Mas uma coisa é certa: viajante é livre para ir aonde bem entender. Confira a lista dos países não recomendados para se viajar:

Filipinas

A insegurança é mais forte no sul das Filipinas, segundo a orientação do próprio Ministério das Relações Exteriores. Na região de Mindanau, alguns grupos têm surpreendido embarcações para sequestrar estrangeiros e pedir dinheiro do resgate.

Além desse tipo de ocorrência, também têm sido registrados confrontos de forças separatistas contra o governo do país e até aparatos explosivos colocados em locais públicos.

A segurança tem sido reforçada, mas a indicação é de ir para as áreas mais seguras, que são as regiões central, Visayas, e do norte, Luzon. Estas são as áreas em que o arquipélago – formado por mais de 7 mil ilhas – é dividido, somando a região sul, Mindanau.

O país anda um pouco conturbado, ou ao menos são essas as notícias que chegam no Ocidente. A população tem feito diversos protestos contra a corrupção e um dos mais recentes foi contra os baixos salários, feito no dia 1º de maio.

O arquipélago acabou de passar pelas eleições presidenciais, em que Rodrigo Duterte, venceu, segundo a BBC. Ele já foi prefeito por mais de 20 anos e é conhecido por ser do tipo “linha-dura” no combate ao crime.

Países das Américas do Sul e Central

É, já sabemos que o Brasil também está na mira de países “zikados”. A recomendação na imprensa internacional, para quem vem nos visitar, é de cautela e máxima prevenção contra picada do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika. Também sugerem que mulheres grávidas evitem viajar para algumas regiões no Brasil.

O mesmo vale se você for viajar pelas Américas. Tenha atenção aos seguintes países: Bolívia, Chile, Colômbia, El Salvador, Guatemala, Guiana Francesa, Honduras, Ilha de Martinica, México, Panamá, Paraguai, Porto Rico, Suriname e Venezuela. Eles estão listados como territórios que têm áreas de maior transmissão do vírus.

México

Além de ser um dos redutos do Aedes aegypti, o território mexicano enfrenta o combate ao crime organizado. Segundo o governo do vizinho Estados Unidos, que emitiu o alerta recentemente, as zonas turísticas não tiveram nenhuma ocorrência.

Foram registrados homicídios, furtos e sequestros em diferentes áreas do país, como nos estados do México, Oaxaca, Yucatan e Chihuahua, entre outros.

A orientação é que você evite sair das áreas consideradas mais seguras e turísticas. Por exemplo, se viajar de carro ou de ônibus, poderá encontrar pontos de parada na estrada por militares.

A dica é estar atento, evitar lugares mais isolados. Não use mais caros ou chamativos, como joias, relógios e o uso de câmeras.

Venezuela

As tensões entre os partidos de oposição e o sucessor do presidente Hugo Chavez, Nicolas Maduro, tem impactado a economia do país. Medidas do governo resultaram em uma grave escassez de produtos de necessidade primária, como água e itens de higiene.

A inflação tem alcançado índices que quebram qualquer país. Esta desestrutura tem aumentado a violência. Neste cenário, visitar a Venezuela neste momento é presenciar essa fase de tensão e insatisfação dos habitantes.

Além disso, você pode ter dificuldade de acesso a serviços ou ter que pagar preços mais caros.

Tunísia

Militantes de um grupo afiliado ao Estado Islâmico no país atacaram a cidade de Ben Guerdane, em março. O ato causou a morte de 12 pessoas, entre civis e militares.

O problema é que os alvos destes grupos são forças do governo e lugares turísticos. Foi o que aconteceu no ano passado, em ataque a um museu e um hotel na praia.

Evite ir ao sudeste da Tunísia, que fica perto da fronteira com a Líbia. O mesmo para as regiões montanhosas, próximas da fronteira com a Algéria, onde muitos dos grupos militantes se concentram. O estado de alerta no país foi mantido até junho.

Além da Tunísia, Egito, Líbia e Algéria têm sido áreas de atuação do Estado Islâmico, Al Qaeda e outros grupos extremistas.

Turquia

O principal alerta é evitar ir ao sudeste da Turquia, próximo à fronteira com a Síria. Mas, atentados recentes tiveram como alvo regiões populosas, especialmente com grande concentração de turistas, como as cidades de Istambul e Ancara.

O governo do país tem entrado em atrito com grupos curdos, em uma região que há anos luta por independência. Além de atentados, a Turquia enfrenta intervenções como restrições à imprensa e a cidadãos que se coloquem contra o governo.

Evite circular por áreas com muita gente e se hospede em locais onde que você tenha a certeza de que estará seguro.

Países da África

Infelizmente alguns países do continente africano seguem na lista de locais não tão seguros para se visitar. Entre os casos mais recentes, a República Democrática do Congo deverá ter eleições este ano, o que pode provocar maior agitação.

No ano passado, muitos protestos pediram que o presidente Joseph Kabila deixasse o cargo. Viajantes estão sujeitos a serem parados em bloqueios oficiais nas estradas, assim como pagar suborno sob ameaça de atos de violência.

O Quênia enfrenta a atuação de forças extremistas desde 2013, especialmente os vindos da Somália. Alguns ataques já foram feitos em áreas de circulação de turistas, como aeroportos e hotéis.


Imagem: via VisualHunt
Fonte: Ministério das Relações Exteriores, Departamento de Estado dos EUA, About

 

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on pinterest
Share on linkedin
Share on whatsapp

Posts Relacionados

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

É comum, entre os brasileiros, procurar mercadorias em outros países para adquiri-las por um melhor custo-benefício. Algumas pessoas investem em produtos de fora, no sentido de revender com um...

Quando realizamos alguma transação financeira, é comum a cobrança de IOF. Trata-se de um imposto muito conhecido, mas nem sempre bem compreendido pelas pessoas. Como impostos nem sempre são...

Toda empresa deseja melhorar os seus resultados. Mas, afinal de contas, para se manter em um nível competitivo, crescer e gastar menos é necessário escolher a forma correta de...