Portal sobre Remessas Internacionais, Câmbio e Turismo

Quando é mais barato reservar hotel?

Erdennebayar/ MorgueFile

Planejamento pode ser sinônimo de muitas palavras quando se fala em viagem: otimização de tempo, dinheiro e garantia de que foi bem aproveitada. Hoje vamos falar sobre economizar em um dos gastos mais importantes de qualquer passeio. A hospedagem, quando reservada com antecedência certa, principalmente da alta temporada, pode trazer resultados significativos para o seu orçamento. Esta foi a base da pesquisa Melhor época para reservar, realizada pelo TripAdvisor, que indica que os ganhos com o planejamento podem render descontos de até 20%.

A pesquisa indica como alta temporada as férias de verão do hemisfério norte, ou seja, nos meses de junho, julho e agosto. O tempo de antecedência para garantir uma reserva mais barata varia entre regiões e cidades. Na maioria dos destinos analisados, as diárias mudam gradualmente ao longo do tempo. O turista mais viajado sabe que dificilmente os preços despencam de uma hora para outra e vice-versa.

A época mais barata para fazer reservas para as férias de verão em hotéis dos Estados Unidos, por exemplo, é de 2 meses antes do começo da temporada. No entanto, os preços não mudam muito durante o ano, havendo a chance de economizar apenas 7% neste período de antecedência. Na Europa, a diferença é mais expressiva, chegando a 23% de economia quando se garante o hotel de 3 a 5 meses de antecedência.

Foto: Stefan in LA/ MorgueFile

A pesquisa analisou as diárias na hotelaria de nove regiões pelo mundo, em um total de 25 cidades, entre abril de 2014 e fevereiro de 2016. E o período em que se consegue comprar mais barato foi identificado quando os preços ficam abaixo da média, principalmente na comparação com o período mais caro. Confira:

1. Estados Unidos – as tarifas são equilibradas durante o ano, mas a hora de economizar até 7% é reservando 2 meses antes.

2. Europa – se quiser economizar no seu passeio pelo verão europeu, o ideal é reservar de 3 a 5 meses antes, já que a diferença deste período para a as diárias na alta temporada é de 23%.

3. Ásia – com três meses de antecedência você encontra 23% de desconto.

4. Caribe – 4 meses é o prazo ideal para ter o melhor preço: 7% mais barato do que no alto verão.

5. América Central – economize 7% fazendo a reserva 3 meses antes.

6. América do Sul – por aqui, as diárias podem ser 20% mais em conta reservando 4 meses antes. Se você prefere esperar, dá para comprar com preço bom algumas semanas antes da data pretendida, nas vendas de última hora.

7. Oriente Médio – o desconto é significativo: 24% com 4 meses de antecedência. Os preços aumentam gradualmente por cerca de um mês antes de baixarem para garantir maior ocupação dos leitos nas semanas seguintes.

8. África – a antecedência é grande: 5 meses, mas a diferença vale a pena, 21% mais em conta. A promoções de última hora acontecem 2 semanas antes do início da temporada.

9. Pacífico Sul – são 5 meses também e a variação chega a 19%.

Gráfico: Chartico

Quando a reserva é mais em conta

 

Veja abaixo a relação das 25 cidades analisadas na pesquisa e quando você deve fazer a reserva para garantir o melhor preço:

Cidade

Desconto

Antecedência da alta temporada

Bangcoc (Tailândia)

16%

3 meses

Barcelona (Espanha)

27%

2 a 7 meses

Pequim (China)

16%

2 a 6 meses

Berlim (Alemanha)

33%

2 a 5 meses

Buenos Aires (Argentina)

19%

1 a 4 meses

Cancun (México)

16%

2 a 4 meses

Cidade do Cabo (África do Sul)

13%

3 meses

Dubai (Emirados Árabes)

40%

2 meses

Dublin (Irlanda)

14%

2 a 5 meses

Hanoi (Vietnã)

16%

3 meses

Istambul (Turquia)

29%

5 meses

Jakarta (Indonésia)

39%

3 meses

Londres (Inglaterra)

18%

3 a 5 meses

Marrakech (Marrocos)

28%

4 meses

Moscou (Rússia)

55%

4 a 7 meses

Mumbai (Índia)

17%

3 meses

Nova Iorque (EUA)

25%

2 a 4 meses

Orlando (EUA)

10%

1 a 4 meses

Paris (França)

32%

4 meses

Praga (República Tcheca)

33%

2 a 5 meses

Rio de Janeiro (Brasil)

11%

3 a 5 meses

Roma (Itália)

32%

3 a 5 meses

Singapura (Singapura)

26%

2 semanas

Sydney (Austrália)

34%

5 meses

Tóquio (Japão)

31%

2 a 5 meses


Imagem: Erdennebayar/ MorgueFile

Fonte: TripAdvisor

 

Sair da versão mobile