Especialistas dizem que você deve iniciar as crianças, o mais cedo possível, no mundo do turismo. Acreditar firmemente que os pequenos devem ser formados para ser grandes viajantes. Por natureza, crianças são exploradoras, então não deve ser tão difícil, certo? Veja algumas dicas para se sair melhor nesta empreitada.
Dê de presente um globo e um atlas:
O primeiro passo para que crianças sintam vontade de desbravar o mundo é deixá-los saber o que existe por aí a ser explorado. Um globo pode ser um brinquedo divertido para o imaginário delas: girá-lo e ver onde seu dedo para. Junto a um atlas de linguagem infantil, como os da National Geographic, será a receita perfeita para atiçar a curiosidade dos seus filhos. Além disso, é uma forma bem legal de aproximar pais e filhos. Vocês podem passar horas aprendendo juntos sobre países, culturas, idiomas, tradições…
Conte suas histórias de viagem:
Crianças adoram histórias, especialmente as que o protagonista é alguém que elas conhecem. Você, por exemplo. Não deixe de contar sobre suas viagens, aventuras, curiosidades e emoções. Tente fazer uma narrativa divertida para chamar ainda mais a atenção dos pequenos. Mostre-lhes fotos e conte a história por trás de cada uma delas.
Cerque-as de amigos viajantes:
Como seu desenvolvimento e sua personalidade ainda estão em formação, a criança é muito influenciável pelo que está a seu redor. Aproveite essa prerrogativa e cerque seus filhos de amigos que gostem de viajar. A ideia de que se aventurar faz parte da rotina será introjetada mais facilmente se seu filho estiver exposto a essas histórias e irá inspirá-lo a, mais tarde, ter confiança para fazer um intercâmbio e até mesmo viajar sozinho.
Ensine-os a enfrentar problemas:
Muito da forma com que uma criança encara o mundo está incorporada em sua personalidade, mas habilidades como a resiliência e a capacidade de se adaptar podem, sim, ser ensinadas – até porque são as principais características de um bom viajante. Quando algo vai mal em casa, encoraje-os a respirar fundo e resolver os problemas. Para viajantes, saber se virar em situações desafiadoras é fundamental. Por isso, se ensinar seus filhos logo cedo sobre isso, eles terão, quando crescerem, tudo o que é necessário para lidar com os imprevistos de uma viagem, como um atraso inesperado do voo ou a dificuldade de achar vaga em um hotel.
Fomente a curiosidade delas:
Os melhores viajantes são pessoas curiosas. No seu cotidiano, descobrir novas coisas com seus filhos vai criar a base que eles precisam para explorar o mundo – ainda enquanto crianças e até mesmo mais tarde. Essa técnica tem um efeito de equipe. Alimentando a curiosidade dos seus filhos, você também aguçará a sua. Como um avião tão pesado consegue decolar? Por que os vulcões têm diferentes formatos? Por que o céu é azul?
Ajude-os a confiar no instinto:
Ajudar as crianças a se conectar com seus instintos, assim como a tarefa básica de aprender a ler, irá facilitar a transformação deles em grandes viajantes. Ambas atividades exigem o processamento de várias pistas até traduzir em um sentimento ou em uma palavra, respectivamente. Confiar no instinto pode evitar situações perigosas e, ao mesmo tempo, levá-los a descobertas emocionantes e a belas surpresas.
Use a regra do sete:
Em função de todas as coisas importantes que estão em desenvolvimento no cérebro das crianças, elas muitas vezes não são os juízes mais confiáveis de seus gostos e desgostos, principalmente depois da primeira tentativa. Há uma teoria que diz que os pequenos precisam provar um alimento pelo menos sete vezes até terem certeza se gostam ou não gostam. Use esta regra para ajudá-las a aprender a fazer novas tentativas e isso irá incentivá-los a abraçar o desconhecimento de uma viagem.
Leve-os junto nas viagens:
Viajar com crianças pode ser bem desafiador, mas não abra mão de oferecer-lhes essa experiência. Uma vez que eles têm idade para andar e falar, eles terão idade suficiente para lembrar das férias. Portanto, leve-os junto em suas aventuras, mesmo que sejam apenas passeios de fim de semana. Vale também viajar de carro em uma estrada bonita ou, claro, uma épica viagem internacional de férias. Estar fora de casa faz com que os pequenos analisem o mundo a partir de novos ângulos. É normal se ele não se adaptar de primeira – crianças levam de dois a três dias para “aquecer” a animação de viajar. No primeiro dia, ele pode chorar e pedir para ir para casa, mas na noite seguinte pode estar suplicando ficar no novo destino para sempre.
–
Imagem: VisualHunt
Fonte: SmarterTravel