A expectativa de viajar sozinho dá aquele friozinho na barriga, mas não se preocupe: você não é o único. Cada vez mais pessoas têm pensado em experimentar uma viagem por conta própria, mas falta aquele tantinho de autoconfiança.
Claro que pode ser reconfortante ir para um novo lugar com alguém, se é seu parceiro ou alguém de sua família. Por outro lado, viajar sozinho é uma grande jornada de autodescoberta, mas pode fazer você se sentir vulnerável. Isso é, muitas vezes, o que deixa as pessoas mais nervosas sobre embarcar nesta aventura.
No entanto, como diz o ditado: “se der medo, vai com medo mesmo”. Se desistir, pode perder uma oportunidade fantástica de ver mais do mundo, desfrutando da sua própria companhia. É uma experiência reveladora que constantemente o empurra para fora de sua zona de conforto.
Isso pode ajudá-lo a aprender mais sobre si mesmo do que nunca. Ao mesmo tempo, a viagem vai lhe apresentar a novas pessoas e lugares.
Há aspectos de viajar sozinho que são estranhos e potencialmente perigosos. Mas isso pode ser facilmente evitado se você se preparar de antemão. Para ajudar você a fazer isso, vamos falar de alguns grandes erros que muitos viajantes individuais cometem – e que você deve evitar.
É provável que você tenha, na sua cidade, família e amigos que querem saber tudo sobre suas viagens. Portanto, é bom ficar ligado e atualizar-lhes regularmente. Não só isso pode impedi-lo de se sentir sozinho e desconectado, mas também é benéfico do ponto de vista da segurança.
Infelizmente, muitos viajantes individuais se esquecem disso, causando preocupações a quem ficou em casa. Então lembre-se de informar seus entes queridos de onde você está e onde você pretende ir em seguida. Com tanta tecnologia em nossas mãos, está mais fácil do que nunca fazer isso.
Ao fazer as malas, sempre garanta um papel com anotações dos números de telefone de seus parentes e amigos. Isso pode ser útil se você perder o seu smartphone (ou ficar sem bateria) e ter que usar um telefone público. Você também pode manter todos atualizados com posts nas redes sociais e mensagens de e-mail. Verifique se a sua hospedagem oferece wifi ou se há internet sem fio em outros lugares das redondezas. Isso manterá todo mundo tranquilo – seus familiares e você.
Outra dica é: não evite pessoas. Alguns viajantes individuais encontram dificuldades para se aproximar e iniciar conversas com pessoas novas. Então, às vezes é mais fácil manter-se introvertido e ter pouco contato com os outros. Isso é um erro enorme quando você está viajando sozinho.
Primeiro porque, sozinho, há mais chance de você ser um alvo fácil para os batedores de carteira. Estar sozinho o tempo todo também vai fazer você se sentir solitário, com saudade de casa. Isso pode “empacar” toda a sua viagem.
Não há nada errado em apreciar seu tempo sozinho, apenas certifique-se que não vai ser durante toooodo o período da viagem.
Não importa o quanto isso lhe intimide: faça um esforço para falar com outras pessoas e fazer amizades. Não só por questões de segurança. Juntar-se a outras pessoas pode tornar a sua viagem ainda mais agradável. Outra opção é participar de um passeio guiado. Isso lhe dá uma oportunidade de aprender mais sobre um local e, ao mesmo tempo, interagir com outros viajantes solitários.
Quando você está viajando para lugares novos e emocionantes, pode ser fácil fazer alarde e gastar demais. Tratar a si mesmo com carinho, bancando deliciosas refeições e hotéis de luxo, pode ser uma experiência e tanto – mas só se for feito dentro da razão.
Muitos viajantes individuais não conseguem organizar seu orçamento e podem ficar sem dinheiro rapidamente. Ninguém merece ficar contando moedas se ainda há muitos dias de passeio pela frente.
Assim, estabeleça quanto dinheiro você tem para gastar a cada dia e cumpra esse combinado. Ter um orçamento realista vai ajudar você a aproveitar melhor a viagem. Também é recomendado fazer um “fundo” para emergências – assim você não fica a ver navios se algo chato acontecer, como um roubo ou furto.
Essas dicas e conselhos não são para desencorajá-lo. Pelo contrário! Devem ser levados para que sua viagem seja 100% organizad, segura, simples e livre de estresse, mesmo se for a sua primeira jornada individual.
Quem sabe até lhe dê a confiança necessária para viajar sozinho com mais freqüência?
–
Imagens: VisualHunt